As diferenças dos eventos no Google Analytics e GA4

O que você irá aprender?

    Com a atualização para o Google Analytics 4, diversas diferenças estão presentes no dia a dia dos profissionais de Analytics.

    No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais diferenças nos eventos do Google Analytics 4 e Google Analytics Universal.

    Vamos conferir?

    Um dos primeiros pontos que precisamos entender nessas diferenças do Google Analytics Universal e o GA4, é que a implementação dentro do Google Tag Manager também foi alterada.

    Anteriormente no Universal, era instalado uma tag de evento e agora no GA4, passamos a ter uma tag separada.

    Agora essa instalação é separada em dois tipos de tag, que é a tag de configuração que tem a função de enviar um evento de page view automaticamente e a segunda tag, que é a tag de evento e você pode ver toda o guia de eventos recomendados e personalizados aqui.

    A grande diferença que temos dos eventos do GA4 e do Google Universal Analytics é a estrutura. O Google Analytics Universal tinha uma estrutura alinhada, que começava em ter uma categoria, uma ação e um rótulo.Todas essas estruturas ficaram agrupadas nessa categoria.

    Por exemplo, dentro do Google Tag Manager, conseguimos analisar qual é o link mais clicado do menu do seu site, assim você iria criar:

    • categoria=menu
    • ação=clique
    • rótulo=o texto de cada link

    Sendo assim, você conseguiria analisar o componente específico dessa interface. No Google Analytics 4, existe uma diferença conceitual sobre a necessidade de eventos, basicamente agora TUDO é baseado em evento, ou você configura ou terá apenas os dados mais básicos.

    Nesse caso, podemos concluir que, os eventos são analisados com mais atenção, não estamos mais mensurando apenas cliques, e sim, mensurando eventos que de fato marcam a interação do usuário dentro da jornada de compra.

    Event-name e parâmetro no Google Analytics 4

    Essas funções são similares em relação a categoria no Universal. O event name é onde o nome do evento vai ser representado dentro do Google Analytics.

    Qual a diferença entre evento e parâmetro no Google Analytics 4?

    O evento é a ação, já o parâmetro são as informações adicionais que cada um desses eventos possuem.

    Uma das limitações do GA4, é o número de parâmetros que você consegue passar dentro de um evento, de até 25 parâmetros e você pode consultar todos os limites do GA4 aqui.

    Conclusão

    Essas são as maiores diferenças entre o GA4 e o GAU, deixamos de pensar nos eventos como interface, e mais como ações.

    WhatsApp