Adapte o Google Analytics para o seu negócio!

O que você irá aprender?

    Quando iniciamos um trabalho de auditoria de google analytics, é pouco conhecido que podemos ajustar a ferramenta e alterar as informações que são padrão do GA para o nosso negócio. Você sabia disso?

    Sim! Além de ser possível é ideal que você faça isso e vamos listar nesse post algumas adaptações que o Google Analytics pode ter por cada tipo de negócio, e que fique bem claro, NÃO SÃO GAMBIARRAS e sim conhecendo melhor a ferramenta e adaptando para o seu negócio. :)

    Alteração do Tempo Médio de Sessão

    O tempo padrão para um sessão do GA se tornar uma nova sessão, são 30 minutos de inatividade, ou seja, a cada 30 minutos que o usuário não interage com o site, é gerada uma nova sessão.

    Você sabia que é possível alterar o tempo padrão da sessão no Google Analytics?

    Imagina que você é um site de ensino a distância e mensura a parte logada do usuário, aquela onde ele de fato assiste às aulas. Se o tempo médio de cada vídeo aula sua for de 1hr, teremos um número de sessões totalmente diferente do que de fato foi, correto?

    A cada 30 min de inatividade, será gerada uma nova sessão e com isso em um vídeo de 1hr, o usuário terá se tornado 2 sessões.

    Você pode e DEVE alterar o tempo limite da sessão do usuário nesse caso e listamos aqui um passo a passo detalhado para você poder efetuar essa alteração. :)

    Quero alterar o tempo padrão da sessão no meu Google Analytics

    Google Analytics Cross Domain

    Essa é uma configuração do Google Analytics que lhe permite analisar subdomínios do seu site no mesmo site.

    Mas como Assim?

    Pense no seguinte cenário, você tem um e-commerce “www.exemplo.com.br”, nesse domínio você tem a navegação do seu site desde a home até ao carrinho. Porém, você também tem landing pages cadastradas como subdomínios, como por exemplo, “landingpage.exemplo.com.br” e nessa página o usuário pode acessar o seu site para finalizar a compra.

    Quando você for analisar no GA esse comportamento, vai verificar que teremos muitas sessões vindo através do site “landingpage.exemplo.com.br” mas você faz adwords para essa LD e quer justificar a venda que aconteceu após o usuário ir para o site, saindo da LD. Isso não será possível! :(

    É aí que entra o Cross Domain! :)

    O Cross Domain fará uma configuração em seu site informando ao GA que na realidade um site pertence ao outro. Com essa configuração, você não analisará mais o tráfego vindo da página da landing page, mas sim que foi via adwords e pela campanha xpto.

    Mas não vou ver o que a Landing Page Gerou de Tráfego?

    O ideal é que você veja as informações da Landing Page em uma conta de Google Analytics só dela, e que configure uma meta de clique no botão comprar (ou o botão que gera o fluxo para o site exemplo) para ver quanto de tráfego gerou para o site. :)

    Para ativar o Cross Domain, basta você ler o post da MB aqui

    Lista de Exclusão de Referências

    ssa configuração aqui deveria ser utilizada por TODO MUNDO que utilizar um checkout de terceiros como, Bcash, Pag Seguro e Mercado Pago por exemplo.

    Se os usuários ao comprarem em seu site são direcionados para um desses sites e depois voltam para o seu site, a lista de exclusão de referência lhe ajudará MUITO!

    Existe um grande problema nesse fluxo realizado por esses meios de pagamento. Mostramos abaixo para explicar mais detalhadamente:

    1. Usuário acessa seu site para comprar (Sessão cadastrada);
    2. Preenche as informações e clica no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão perdida);
    3. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
    4. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Nova Sessão).

    Com isso, o seu relatório de origem/mídia aparecerá com as origens assim: bcash/referral, pagseguro/referral, mercado pago/referral e você ainda não entendeu os motivos de isso ser um problema, veja o exemplo abaixo:

    1. Usuário clica no seu anúncio do Google Adwords;
    2. Acessa seu site e o script do Google Analytics captura a Sessão (Sessão capturada);
    3. Preenche as informações e clica no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão perdida) - Neste ponto o Google Anaytics vai interpretar que o usuário não converteu, ou seja, não atribuirá venda para Google Adwords;
    4. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
    5. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Nova Sessão) - Aqui o Google Analytics entenderá que a sessão pertence a um desses checkouts e não atribuirá a venda ao Google Adwords.

    Entendeu a gravidade do problema? Você não conseguirá medir os esforços de suas campanhas de marketing.

    É para isso que serve a lista de exclusão de referências! :)

    A lista de exclusão de referências altera o fluxo que mostramos acima e resolve o problema que vimos.

    Com a exclusão, o fluxo fica da seguinte forma:

    1. Usuário acessa seu site para comprar (Sessão cadastrada);
    2. Preenche as informações e clique no pag seguro, bcash ou mercado pago (Sessão pausada);
    3. Em um desses checkouts, informa o método de pagamento;
    4. Pagamento é aprovado e o usuário retorna para seu site com as informações do pedido (Mesma Sessão).

    E nós temos um post explicando detalhadamente como criar essa lista de exclusão!

    Quero criar a minha lista de exclusão de referências no Google Analytics

    Conclusão

    Percebeu nessas 3 configurações acima como o GA pode ser ajustado para o seu tipo de negócio?

    É muito importante que você saiba isso antes mesmo de começar a analisar os dados da ferramenta, pois ela precisa ser ajustada para o seu negócio e assim você ter dados corretos e idealizados para o seu negócio! :)

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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