Você sabe o que são as fontes de tráfego l.facebook e lm.facebook?
O que você irá aprender?
Conforme podemos ver na imagem acima, o Facebook possui 4 fontes de tráfego para seu site. São elas:
1 - facebook.com/referral - Facebook para desktop e tablets
2 - m.facebook - Facebook para mobiles
3 - l.facebook - Links para Facebook
4 - lm.facebook - Links para Facebook Mobile
Essas origens de l e lm, se referem a links que ainda não passaram no teste do Facebook, onde ele avalia se os links são ou não maliciosos. Esta aprovação do Facebook se chama link shim.
O link shim funciona da seguinte maneira:
“Cada vez que um link é clicado no site, o link shim irá verificar a URL contra nossa própria lista interna de links maliciosos, juntamente com as listas de numerosos parceiros externos, incluindo McAfee, Google, Web of Trust, e Websense. Se detectarmos que um URL é maliciosa, nós vamos mostrar um pop up de informação antes de o navegador solicita a página realmente suspeito.” Fonte: Facebook
Quando o facebook através de link shim identifica algum possível link malicioso, ele exibe o pop up acima.
A rede social informa que realiza esse procedimento para que os computadores das pessoas não sejam infectados co vírus. Segundo o próprio Facebook o link shim tem o intuito de:
1 - Proteger a privacidade do usuário;
2 - Proteger os dados do usuário, como por exemplo saber as páginas, curtidas e compartilhamentos que ele tinha antes de acessar o link e etc.
Fique tranquilo, isso não quer dizer que seu site é considerado Spam pelo Facebook. Como é a maior rede social do mundo, com diversos usuário durante horas na rede social, eles são muito preocupados com o conteúdo das informações dos usuários.
O mais importante é que agora você já sabe que essa é uma fonte oriunda do Facebook. :)
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D