Muitos e-commerces pequenos, médios e até grandes possuem o checkout, ou finalização de pagamento em sites terceiros como pagseguro, bcash e mercado pago. Não vamos entrar no detalhe de comparação de cada um deles, apenas vale o toque que a sua conversão aumenta quando o usuário finaliza o pedido dentro do seu site.
Em alguns casos que pegamos aqui na Métricas Boss, ao retirar o checkout de terceiros e incluir no próprio site, a conversão aumenta e isso deve-se ao fato de o usuário não precisar realizar o cadastro em seu site e depois no site do pag seguro, bcash ou mercado pago. Mas, principalmente para quem é pequeno ou médio cliente, estes são uma mão na roda.
Mas esse post não será sobre isso, vamos sim explicar como cadastrar essas formas de pagamento no seu GA da maneira correta.
Para podermos cadastrá-los de forma correta, precisamos entender como funciona esse fluxo.
Este é o fluxo normal dos checkouts, e isso faz com que o Google Analytics perca a sessão do usuário, transformando-o assim em um nova e trazendo esse checkout como uma origem de tráfego.
Ué, mas isso não é bom para eu mensurar as vendas desses checkouts?
**NÃO! ** A pior parte desse fluxo é a perda da sessão do usuário. O fluxo faz com que o Google Analytics interprete como uma nova sessão e por isso aparecem no relatório de origem de tráfego. Entenda no fluxo abaixo como isso é prejudicial:
Neste fluxo, você terá muitos problemas na hora de avaliar suas origens de tráfego x receita e conversão.
Seu relatório aparecerá dessa forma:
A forma de resolver esse problema é configurando uma lista de exclusão de referências no google analytics. A lista de exclusão de referências informa ao GA que esta é a mesma sessão e não uma sessão nova. Dessa maneira o fluxo com a lista de exclusão de referências aplicada fica assim:
O Google Analytics entende que a sessão saiu do site para concluir uma meta ou conversão e voltou. Simples assim! 🙂
Criamos um passo a passo de como criar uma lista de exclusão de referências no GA.
Segue:
3.Informe as origens de tráfego dos 3 checkouts, bcash, pagseguro e mercado pago, um de cada vez;
Com esse passo a passo realizado você não terá mais essas origens aparecendo em seu relatório de aquisição e não terá mais problemas em justificar os investimentos em mídia. 🙂
Espero que esse post seja de grande valia e se gostou deixa um comentário e compartilha a informação.😃
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