3 alertas SENSACIONAIS para criar no Google Analytics
O que você irá aprender?
Fala aí analítico e analítica de plantão, belezinha?
Já falamos aqui na Métricas Boss sobre os alertas personalizados, e no post de hoje vamos falar sobre 3 alertas personalizados do Google Analytics que são sensacionais para te ajudar no dia a dia do negócio.
Vale lembrar que o alerta personalizado do GA não é em tempo real e o período mínimo é diário, logo você só conseguirá analisar isso ao nível de dia. Os alertas que vamos falar aqui são alertas que lhe ajudam a identificar possíveis problemas no Analytics e que pode te ajudar a se prevenir de um erro maior.
1- Alertas Automáticos do GA4
Os alertas automáticos do GA4 já salvam e MUITO a vida e na realidade nesses aqui basta você só clicar em criar os alertas selecionados:
2 - Tráfego Direto com Anomalia
Temos um artigo completo na MB falando sobre o tráfego direto no Google Analytics e sabemos que um aumento expressivo no GA pode identificar uma falha na implementação do código, ou seja, ele estar ausente de algumas páginas por exemplo e este alerta vai te ajudar a entender se é um fenômeno que tem a ver com suas campanhas de marketing ou se de fato é um problema, e você consegue resolver de forma rápida.
Crie um segmento de acessos da origem direct:
Selecione com anomalia, basicamente se alterar muito para baixo ou para cima, você será acionado.
Para criar este alerta basta seguir o print da imagem abaixo:
3 - Transações por hora igual a 0
Claro que para esse alerta você precisa ter uma noção maior de como funciona o seu ecommerce, se você ainda não tem um volume muito alto, use isso com mais moderação e coloque por exemplo transações igual ou menor ao número que entende ser baixo por hora, ok?
Para fazer esse alerta, você precisa seguir a lógica abaixo:
1 - É importante ressaltar que os alertas por hora só funcionam para sites e não para Apps e por isso precisamos alterar o segmento do alerta:
Toda vez que você for criar um alerta por hora, será necessário alterar o segmento conforme a imagem abaixo:
Com esse segmento aplicado, vamos para a métrica e condições:
Se você não for um ecommerce mas também tiver ativado as suas conversões no GA4, basta você alterar a métrica de transação para conversões. É importante ressaltar, que ao alterar para conversões, o GA4 ativará o alerta SEMPRE que alguma conversão configurada estiver nessa condição, ok?
Confira o episódio completo do Dica de Analytics onde expliquei mais sobre esse assunto: