3 alertas SENSACIONAIS para criar no Google Analytics

Fala aí analítico e analítica de plantão, belezinha?

Já falamos aqui na Métricas Boss sobre os alertas personalizados, e no post de hoje vamos falar sobre 3 alertas personalizados do Google Analytics que são sensacionais para te ajudar no dia a dia do negócio.

Vale lembrar que o alerta personalizado do GA não é em tempo real e o período mínimo é diário, logo você só conseguirá analisar isso ao nível de dia. Os alertas que vamos falar aqui são alertas que lhe ajudam a identificar possíveis problemas no Analytics e que pode te ajudar a se prevenir de um erro maior.

1- Alertas Automáticos do GA4

Os alertas automáticos do GA4 já salvam e MUITO a vida e na realidade nesses aqui basta você só clicar em criar os alertas selecionados:

insights-automaticos-ga4.png

2 - Tráfego Direto com Anomalia

Temos um artigo completo na MB falando sobre o tráfego direto no Google Analytics e sabemos que um aumento expressivo no GA pode identificar uma falha na implementação do código, ou seja, ele estar ausente de algumas páginas por exemplo e este alerta vai te ajudar a entender se é um fenômeno que tem a ver com suas campanhas de marketing ou se de fato é um problema, e você consegue resolver de forma rápida.

Crie um segmento de acessos da origem direct:

segmento-alerta-ga4.png

Selecione com anomalia, basicamente se alterar muito para baixo ou para cima, você será acionado.

Para criar este alerta basta seguir o print da imagem abaixo:

GA4-ALERTA-TRAFEGO-DIRETO-COM-ANOMALIA.png

3 - Transações por hora igual a 0

Claro que para esse alerta você precisa ter uma noção maior de como funciona o seu ecommerce, se você ainda não tem um volume muito alto, use isso com mais moderação e coloque por exemplo transações igual ou menor ao número que entende ser baixo por hora, ok?

Para fazer esse alerta, você precisa seguir a lógica abaixo:

1 - É importante ressaltar que os alertas por hora só funcionam para sites e não para Apps e por isso precisamos alterar o segmento do alerta:

Google-Analytics4 - alertas-por-hora.png

Toda vez que você for criar um alerta por hora, será necessário alterar o segmento conforme a imagem abaixo:

Segmento-Apenas-Web-GA4.png

Com esse segmento aplicado, vamos para a métrica e condições:

Google-Analytics4-Alerta-real-time-transação-igual-0.png

Se você não for um ecommerce mas também tiver ativado as suas conversões no GA4, basta você alterar a métrica de transação para conversões. É importante ressaltar, que ao alterar para conversões, o GA4 ativará o alerta SEMPRE que alguma conversão configurada estiver nessa condição, ok?

Confira o episódio completo do Dica de Analytics onde expliquei mais sobre esse assunto:

Espero que esse artigo tenha sido útil e tenha te inspirado a criar mais alertas para seu site ou App. Se você criou algum alerta SUPER diferente ou muito importante para seu negócio, marca a MB lá no instagram ;)
Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp