Métricas Boss

Como iniciar no Google Analytics

Se você trabalha com excel, muito provavelmente você abre o excel em branco para executar alguma função ali dentro.

Quem trabalha com excel utiliza a ferramenta como meio de processo e não início e fim. O excel é utilizado para obtermos a resposta que queremos, logo, abrimos a ferramenta sabendo o que queremos ali dentro, e aí pensamos em que função utilizar, procv, fazer uma macro entre outras.

Estamos fazendo esse paralelo pois é comum vermos pessoas tendo uma dificuldade ENORME com o Google Analytics e essa dificuldade é justamente por fazer o processo de utilização da ferramenta da forma errada; Não se abre o Google Analytics sem saber o que queremos ali, apenas quando se já tem muita experiência que é possível realizar esse processo, agora se você está começando, este é o processo mais errado possível e que vai te fazer ter dificuldade enormes na ferramenta pois a mesma possui diversos relatórios e uma infinidade de dados. Quando se abre a ferramenta sem saber o que está procurando, esses dados relatórios não farão muito sentido e as informações serão desconexas.

Se você nunca ouviu falar sobre Web Analytics e não sabe qual a diferença entre Web Analytics e Google Analytics nós aconselhamos que você primeira leia um artigo que temos sobre isso clicando aqui. E se você já sabe o que é Web Analytics mas ainda não sabe muito bem o que são dimensões e métricas e, leia e volte para esse artigo depois.

É muito importante saber essa regra básica de dimensões x métricas no GA pois a dica que vamos dar para você iniciar no Google Analytics necessita desse procedimento básico. Cada um dos relatórios do GA que são 4 grandes relatórios que são Público Alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões e cada um deles respondem a uma pergunta.

O início de todo o processo para se trabalhar bem com o Google Analytics é de fato nós criarmos perguntas que queremos que a ferramenta responda e com isso acessarmos os relatórios do GA para obtermos essas respostas e é aí que acessamos esses grandes relatórios.

Cada sub-relatório que existe dentro desses 4 mencionados, possui o nome da dimensão principal que você vai encontrar. Logo, se estamos procurando saber qual cidade possui mais conversão em nosso site, podemos encontrar no relatório de Púbico Alvo > Geográfico > Local. :)

Mas cada um dos 4 grandes relatórios do GA responde a uma pergunta e veremos isso agora.

Relatório de Público Alvo

O relatório de Público Alvo do Google Analytics responde a pergunta “Quem”, quem são os usuários que acessam o nosso site.

Dentro deste relatório nós encontramos os sub-relatórios que são, geográfico, dispositivos, dados demográficos e muito mais.

Se você acessar a ferramenta querendo saber por exemplo, qual é o maior dispositivo por sessão em meu site? Este relatório vai te responder. :)

Relatório de Aquisição

O relatório de Aquisição do Google Analytics responde a pergunta “Como”, como os usuários conheceram ou acessaram o nosso site.

Dentre deste relatório nós encontramos os sub-relatórios de, origem/mídia, campanhas, a integração com o google ads e a integração com o search console.

É neste relatório que você consegue enxergar se as ações que está promovendo nas diversas mídias digitais estão trazendo retorno.

Relatório de Comportamento

Como o nome já diz, nesse relatório conseguimos saber o comportamento das pessoas em nosso site, logo ele responde a pergunta “O quê”, o que as pessoas fizeram em meu site?

Esse relatório possui os sub-relatórios como pesquisa interna, páginas de destino, fluxo de comportamento entre outros.

Logo conseguimos responder a perguntas como, Os usuários utilizaram a busca?, O que eles buscaram?, Qual foi a primeira página que ele acessou no site?

Relatório de Conversões

Esse é o relatório mais óbvio do GA, ele responde a pergunta “Quanto”, quantos downloads de ebooks tivemos?, Quantas conversões?, Quantas vendas?

Aqui temos alguns dos sub-relatórios mais famosos como, funil de metas, conversão assistida, desempenho de vendas entre outros. Agora que você já sabe o processo e qual relatório responde a qual pergunta, o processo precisa ser iniciado como já mencionamos aqui nos 5 passos para transformar dados em decisão de marketing.

Com esse mindset na cabeça seu início com o Google Analytics será muito mais fácil, eficaz e produtivo.


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.