Web Analytics para Leigos

É muito provável que se você chegou até esse post, já ouviu falar sobre Web Analytics e provavelmente ficou com alguma dúvida ou não encontrou um material mais simples sobre o assunto. E também pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mas por algum motivo veio parar aqui. Então eu vou explicar um pouco o que é Web Analytics para quem não entende ou para quem quer de fato entender o que é.

Vamos começar pelo início:

Para começo de conversa, precisamos ter em mente que, se temos um site e criamos uma estratégia para ele, precisamos mensurar seus resultados para sabermos se a implementação deu certo ou não. Além disso, sabemos que é cada vez mais importante estar sempre aprimorando nossos conhecimentos sobre nossos clientes. E é aí que entra o Web Analytics.

Logo de cara precisamos deixar algo muito claro: WEB ANALYTICS NÃO É A MESMA COISA QUE GOOGLE ANALYTICS! Pode ser que você que já tenha ouvido falar em Web Analytics esteja pensando no momento “Meu Deus! Eu jurava que Web Analytics e Google Analytics eram a mesma coisa”, e o que eu posso dizer é que apesar de você ter confundido os dois, eles estão relacionados, e eu vou explicar a diferença entre eles:

Google Analytic x Web Analytics

Web Analytics: quando falamos de Web Analytics, estamos falando da ciência de estudar os dados gerados no seu site. Esses dados serão interpretados e ajudarão você na tomada de decisões do seu negócio e na criação de novas estratégias.

Google Analytics: o Google Analytics (ou “GA” para os mais íntimos) é a ferramenta utilizada na captação dos dados. Ele irá mostrar os fatos e dados que auxiliarão nas suas próximas decisões. Porém, apesar de ser o mais conhecido, não existe apenas o Google Analytics, mas sim uma grande quantidade de ferramentas que podem ser utilizadas para captação dos dados. Você pode conhecer as outras ferramentas no post “Quais as principais ferramentas ferramentas de web analytics”.

Em outras palavras, podemos dizer que Web Analytics é a ciência, e a sua forma de aplicação é através da ferramentas de Analytics. Numa analogia, é como funcionam o iOS e o Android, que precisam dos aparelhos da Apple ou Samsung para poder funcionar.

Web Analytics no Dia a Dia

No dia a dia, Web Analytics nada mais é do que a interpretação dos dados para ajudar você na tomada de decisões perante o seu site. Para isso, você precisará definir quais as principais Métricas e KPI’s que serão analisados e que mais te ajudarão na hora de elaborar suas estratégias e mensurar os resultados.

Uma explicação rápida para:

Métricas - indicador que ajuda a mensurar o comportamento do usuário no seu site.

KPI’s - indicadores criados a partir das métricas, mensurando resultados de conversões.

Existe uma infinidade de métricas e KPI’s porém as mais comuns são:

  • Sessões - a quantidade de vezes que um usuário ficou engajado com seu site, ou seja, dentro de um período de até 30 minutos o usuário interagiu com o site e não ficou inativo;

  • Taxa de Rejeição - porcentagem de sessões do seu site a uma única página, ou seja, não interagiu com o site, saiu na mesma página que entrou;

  • Taxa de Conversão - porcentagem de sessões que concluíram alguma meta (meta pode ser uma transação, um cadastro etc);

  • ROI - Retorno sobre o Investimento;

  • Custo por Clique - valor final cobrado por um clique (por exemplo clique em um anuncio no Google)



Para ter uma definição mais completa do que são Métricas e KPI’s e não ficar “papando mosca” para decidir o que será importante analisar no seu negócio, veja aqui uma explicação mais completa sobre o assunto.

Você também pode acessar o nosso F.A.Q de Web Analytics e sanar outras dúvidas.

Um exemplo prático de como podemos analisar os dados gerados e melhorar seu desempenho, é um case da Métricas Boss com a 8ps: “Como a 8ps aumentou em 133% a taxa de conversão em sua landing page”. Nele é possível ver como a análise foi importante na hora da tomada de decisão, auxiliando no crescimento do negócio.

Contudo, podemos perceber que Web Analytics possui uma infinidade de possibilidades, só precisamos saber a forma de utilizá-las no nosso dia a dia e no negócio. Para finalizar, vou deixar as palavras do cara que é o maior especialista em Web Analytics, Avinash Kaushik, que resume muito bem o que acabamos de falar aí em cima:

“Web Analytics é a análise dos dados qualitativos e quantitativos de seu site e dos concorrentes, para conduzir uma melhoria contínua na experiência online de seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos resultados que você deseja online e offline”.