Setup Cross Plataforma e Individual na Amplitude


Segunda a Amplitude, frequentemente, eles são questionados se a mesma chave de API (mesmo projeto) deve ser usada para as versões iOS e Android do mesmo aplicativo ou se os dados da web e móveis devem ser unidos. A resposta rápida é que isso depende muito do tipo de aplicativo que você possui e do tipo de análise que deseja fazer.


Em alguns casos, o comportamento de cada plataforma é independente ou diferente, portanto, sua principal prioridade é analisar como cada plataforma (Android, iOS e web) funciona por conta própria. Em outros casos, entender o comportamento de um usuário independentemente da plataforma é a principal prioridade - você sabe que seus usuários podem vir de qualquer plataforma e se preocupa principalmente com as ações de um usuário, e não tanto com a plataforma em que eles executaram a ação.


Para ajudá-lo a decidir se você deve combinar dados de várias plataformas em um único projeto Amplitude ou separá-los, vamos mergulhar mais fundo nos prós e contras de cada opção.


Quando você deve fazer uma instrumentação multiplataforma


1️⃣Você espera um cruzamento frequente de usuários entre as plataformas.

2️⃣ Você deseja analisar o comportamento do usuário em várias plataformas (requer um sistema de ID de usuário) como um foco principal para sua empresa.

3️⃣Você já teve a experiência de usar a mesma chave de API em outro produto de análise.

4️⃣Você leu e entendeu as vantagens de usar as mesmas chaves de API (encontradas abaixo).


Vantagens


**Totais: ** você pode ver os totais em todas as plataformas em uma visualização.


Análise de plataforma cruzada: você pode criar funis / gráficos de retenção que analisam o comportamento do usuário em várias plataformas.


Quando você deve fazer uma instrumentação de plataforma separada


1️⃣Seu aplicativo atua como autônomo em cada plataforma e a análise de crossover do usuário não é importante.


2️⃣Seu foco como empresa é entender como os usuários estão se envolvendo em cada plataforma.


Vantagens


Diferenças de plataforma: mesmo que seu aplicativo tenha as mesmas funções primárias no iOS e Android, existem pequenas diferenças no que diz respeito a como certas ações são rastreadas (por exemplo, pedir permissões) que você deseja separar. Pequenas diferenças nos próprios aplicativos (por exemplo, mostrando diferentes telas de aterrissagem / tutorial) serão melhor gerenciadas se separadas também.


**Ciclos de atualização diferentes: ** mudanças de instrumentação acontecem o tempo todo e é raro que atualizações de aplicativos sejam lançadas no mesmo dia, o que significa que dados e possivelmente novos eventos de uma nova versão em uma determinada plataforma podem ser misturados com dados e eventos antigos na antiga versão, poluindo o painel e tirando o foco das métricas importantes.


Dificuldade em encontrar erros: ter eventos de várias plataformas no mesmo painel torna mais difícil detectar erros e bugs na instrumentação e fazer as correções necessárias.


A web e o celular são MUITO diferentes: as experiências na web e no celular são muito diferentes e os tipos de eventos que você deseja acompanhar serão muito diferentes.


Sempre separe a produção dos dados de teste


Além disso, a Amplitude recomenda a criação de duas chaves de API para cada projeto de produção que você tiver. Uma chave de API deve ser usada para teste / integração e a outra deve ser usada para dados de produção. Manter os dados de teste e produção separados garantirá que os números que você está vendo reflitam com precisão como as pessoas estão usando seu produto. Todo esse processo de integração deve ser feito no projeto de teste antes de colocá-lo em produção.


Esse post foi traduzido de Amplitude - [Traduzido de https://help.amplitude.com/hc/en-us/articles/207108557](Traduzido de https://help.amplitude.com/hc/en-us/articles/207108557)


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube


Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp