Segmento Avançado no Google Analytics
O que você irá aprender?
O que são segmentos?
A primeira coisa que precisamos aprender é o que são segmentos. Os segmentos no Google Analytics nada mais são do que um subconjunto de dados do GA.
Esses subconjuntos nada mais são do que as métricas e dimensões que temos na ferramenta. Hoje se você abrir o seu Google Analytics, vai encontrar o segmento “Todos os Usuários”, ou seja, o somatório de todos os subconjuntos de dados dos usuários que acessaram o seu site.
O que são os Segmentos Avançados?
O Google Analytics permite que sejam criados outros tipos de segmentos de clientes que não somente o “Todos os Usuários” e esses segmentos são definidos por Dimensões, como:
- Demográfico;
- Geográfico;
- Origens de Tráfego;
- Dispositivos;
E muito mais!
Benefícios da Segmentação Avançada do Google Analytics:
A Segmentação avançada permite a você dividir todos os dados de visitante do Google Analytics em blocos gerenciáveis.
Selecione um dos segmentos personalizados predefinidos ou crie seu próprio facilmente.
Aplique um segmento a todo o tráfego passado para que você possa mergulhar nos dados e obter informações importantes a fim de melhorar suas campanhas e experiências on-line futuras.
Como criar os Segmentos Avançados?
Por incrível que pareça, criar os segmentos avançados é bem simples e é igual ao processo de criação de uma lista de remarketing, por exemplo.
Vamos criar abaixo 2 segmentos:
- Acesso Mobile COM Conversão;
- Acesso Mobile SEM Conversão;
O intuito desses 2 segmentos é de analisar em todos os relatórios do Google Analytics a diferença entre usuários que convertem e usuários que não convertem através do mobile.
Com a criação desses 2, temos acesso a TODO o relatório do GA filtrado apenas pelos segmentos que criamos.
Segmento Avançado - Acesso Mobile COM Conversão
1 - Clique em Adicionar Segmento:
2 - Clique em Novo Segmento:
Na tela de novo segmento, você pode ver que existe a opção de importar um segmento já pronto. Esses segmentos, só aparecem para você se você tiver criado, caso contrário só aparecerão os segmentos padrões do GA.
3 - Clique em Tecnologia e depois em Categoria do Dispositivo
Em categoria do dispositivo, você vai escrever mobile e depois vai seguir para o passo 4.
4 - Clique em condições na aba da esquerda:
Dentro da área condições, clique na caixa escrito “ação do evento” e procure por transações, e coloque “transações igual a 0” conforme a imagem acima.
Pronto, seu segmento de tráfego mobile sem conversão está criado! :)
Para criar o outro segmento, que é o Mobile com conversão, basta seguir os mesmos passos e nas condições trocar “transações igual ou maior que 0”.
Após a criação do segmento avançado, você poderá comparar os 2 segmentos criados em todos os relatórios, como na imagem abaixo:
Muito bom o comparativo né? Claro que esse segmento que criamos foi apenas 1 teste para poder exemplificar a criação. Pense nas suas dúvidas e no comportamento das pessoas do seu site, crie um segmento específico para o seu negócio e comece a analisar.
E aí, curtiu criar um Segmento Avançado no Google Analytics?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D