Quais são os beneficios do Google Tag Manager Server Side


O Tagueamento através do servidor não é nenhuma novidade, ferramentas como Tealium e Segment já traziam esse conceito a algum tempo. Porém, em 2020 o Google pôs em produção o Google Tag Manager Server Side, solução do Google para trazer algumas vantagens em cima do seu irmão mais velho Google Tag Manager Client Side no processo de coleta de dados.


Quais são os benefícios do tagueamento do lado do servidor?


1️⃣ Maior controle que tipo de dados são enviados aos fornecedores


Por padrão quando vamos instalar uma mastertag não nos atentamos a quais recursos estas tags tem dentro do navegador e acima de tudo o quanto de poder damos a nossos parceiros no momento que instalamos esse tipo de tag. Existem uma série de informações adicionais, ou até mesmo uma série de páginas que podem estar sendo abertas no processo de carregamento do seu site através dessas tags de terceiros. Com o GTM Server Side, fica mais clara a comunicação uma vez que a informação que vai ser enviada para o parceiro é facilmente controlada uma vez que utilizada uma tag do Google Analytics para espelhamento.


2️⃣ Reduza o impacto dos Adblockers


As extensões que efetuam o bloqueio de disparos de ferramenta de coleta através da url de requisições realizadas pelo site no qual o navegador está carregando, por exemplo: Um usuário carregou a página e a extensão identificou que a url de uma das requisições foi a "google-analytics.com" e efetua o bloqueio. Dentro do Google Tag Manager Server Side esse bloqueio não aconteceria devido o processo de coleta enviar dados para uma url diferente das urls padrões identificadas por essas extensões.



O Intelligent Tracking Prevention (ITP) é uma coleção de recursos de melhoria de privacidade no navegador Apple Safari (mas também afeta mais navegadores no iOS). Há muitas coisas que são afetadas / limitadas para evitar o rastreamento entre sites, mas o que vou falar agora é a expiração do cookie.


Se o cookie primário (o que significa que pode ser acessado apenas em seu site) for armazenado no navegador de um visitante por JavaScript, esse cookie expirará em 7 dias (em alguns casos, o limite é 24 horas). Mesmo que esse JavaScript seja totalmente personalizado, criado internamente e não esteja relacionado a nenhum fornecedor terceirizado, esse cookie irá expirar em 7 dias (a menos que um visitante continue revisitando seu site e esse cookie continue sendo atualizado).


No momento, esse limite pode ser evitado se o cookie for armazenado no lado do servidor. Em outras palavras, se um servidor (que pode ser acessado por meio de seu domínio) armazena um cookie no navegador de um visitante, sua data de validade é a que você configurou (por exemplo, 2 anos). Observação: a partir de agosto de 2020, os clientes GA padrão não reescrevem os cookies do lado do servidor. Isso significa que a data de expiração do cookie não é prorrogada. Mas, tecnicamente, é possível, com as configurações do GTM do lado do servidor, reescrever cookies e, portanto, estender sua vida útil.


4️⃣ Melhora o processo de carregamento do seu site


Uma vez que todas as requisições são realizadas do lado do servidor, naturalmente acontece uma diminuição proporcional as tags que vão para o lado do servidor. Funciona assim, cada tag que coleta dados para seus próprios servidores executam uma requisição de comunicação com suas plataformas, cada requisição dessa tem um tamanho de acordo com seu tamanho. Usando o Google Tag Manager Server Side a implementação da coleta dos dados é realizado através de uma tag de espelhamento que é disparada no Google Tag Manager Client Side e é replicada dentro do Google Tag Manager Server Side como gatilho para o disparo de outras tags. Quando esse processo ocorre naturalmente acontece uma diminuição da quantidade de requests realizados pelo lado do navegador, tendo em vista que uma unica tag vai gerar requisições no processo de coleta.


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