Por onde começar em Web Analytics? 7 passos para você iniciar na carreira de Web Analytics de uma vez por todas!


Como o maior portal de Analytics da América Latina, recebemos diversas mensagens de pessoas com interesse em ingressar na área mas que não sabem por onde começar. A área de Web Analytics está cada vez mais presente nas empresas e grande parte dos gestores estão mais preocupados em tomar decisões baseadas em dados. Acompanhe aqui as nossas 7 dicas para você que quer iniciar a carreira em Web Analytics!


1. Se especialize na área.


via GIPHY


Parece ser uma dica óbvia, mas apesar de ter muito conteúdo gratuito na internet você precisa dedicar parte do seu tempo em cursos, palestras e consumir muitos conteúdos relacionados à Analytics.


Aqui na Métricas Boss temos diversos conteúdos gratuitos, mas também temos o nosso streaming de Analytics, o Métricas Boss Prime, que possui diversos cursos na área onde você pode ganhar conhecimento e tirar qualquer dúvida com os nossos especialistas. Além disso você pode testar nossa plataforma por 7 dias gratuitos, sem compromisso!


2.Faça networking.


via GIPHY


Muita gente não dá atenção a esse tópico mas temos uma comunidade bem ativa da área de Analytics. É legal você ter um perfil no Linkedin e começar a seguir referências da área e acompanhar os conteúdos.


3. Exercite tudo que aprendeu, o máximo de vezes que conseguir.


via GIPHY


Muitas pessoas fazem cursos de Analytics ou até aprendem algum conteúdo de forma gratuita, mas não praticam aquilo que aprenderam. Conclusão: dois meses depois acabam esquecendo o conteúdo, o que é normal já que não houve a prática. Acesse a conta gratuita do Google Analytics e pratique!


4. Estude Storytelling.


via GIPHY


Um dos grandes problemas que iniciantes na carreira se deparam é como apresentar os relatórios de uma forma que o ouvinte consiga compreender e se manter interessado. Para isso, nossa sugestão é estudar a arte de Storytelling.

Temos um curso de oratória para profissionais de Analytics no Métricas Boss Prime e também sugerimos a leitura de Storytelling com Dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios de Cole Nussbaumer Knaflic


5. Leia mais sobre o assunto.


Existem vários livros que você pode ler para turbinar o seu conhecimento. Além do Storytelling com Dados que falamos no outro tópico recomendamos também: Como Mentir com Estatística de Darrell Huff e Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos de Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling e Ola Rosling.


6. Faça análises com base no método OPC.


Se você não sabe o que é o método OPC nosso vídeo abaixo pode te ajudar! Mas resumidamente é você basear a sua análise em O QUE (o que estou levando de análise), PORQUE (porque isso é importante para o negócio) e COMO (como melhorar) para que você não se perca e também prenda a atenção do expectador.


E também temos esse artigo no nosso blog Não seja printeiro! Aprenda a metodologia OPC



7. Seja proativo.


Se o profissional de Analytics não for proativo ele não vai ter sucesso. Você não precisa esperar que alguém te peça um estudo ou uma análise, faça por si só! Veja o que é possível de ser melhorado no seu site através dos dados e mostre isso para seu gerente ou em um momento de entrevista! Vai ser muito positivo!


Curtiu as dicas? Se você seguir esses 7 passos temos certeza de que você terá sucesso na sua carreira de Web Analytics e irá gritar por aí: - ACHISMO + DADOS assim como nós!😎


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube


50 profissionais de Analytics e Métricas que você precisa acompanhar!
Esse material foi criado com o intuito de contribuir ainda mais na divulgação de conhecimento relacionado a analytics e métricas.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!