Os anúncios da WWDC da Apple e o cerco a privacidade
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de plantão!!
Ontem dia 05/06/23 rolou o evento anual da Apple, o WWDC e apesar de todos estarem focando nos óculos, o Vision PRO, outra notícia chamou a atenção dos analíticos e analíticas de plantão!
A versão mais recente do Safari da Apple foi anunciada na WWDC como parte do recém-anunciado macOS Sonoma.
A nova versão do navegador traz novos recursos de privacidade que incluem a capacidade de bloquear a janela do navegador, bloquear rastreadores e remover rastreadores de URL.
Sim, a nova versão removerá as informações de tracking como Utm_source e afins no modo privacidade que basicamente é a aba anônima do Safari.
O Safari agora também pode compartilhar senhas e senhas para grupos usando o iCloud Keychain. A transferência é feita com criptografia de ponta a ponta.
Talvez a maior novidade do Safari seja a capacidade de criar perfis. Agora, quando estiver navegando, você pode proteger suas atividades separadamente para coisas como trabalho e navegação pessoal. O recurso ajudará a evitar que dados e rastreadores se misturem e ajudará você a navegar de forma mais organizada.
Confira o momento do anúncio no WWDC da Apple onde é anunciada essa nova funcionalidade do Safari:
Essa notícia deve mexer com os nossos planejamentos digitais?
Qual a representatividade do navegador Safari no Brasil?
Segundo dados da Stat Counter o Safari possui uma representatividade no mundo de 12,79% e o navegador mais utilizado de forma esmagadora segue sendo o Chrome com 66% de representatividade no mercado.
No Brasil, esse número fica ainda mais diferente, o Safari representa apenas 1,3% do mercado de navegadores sendo o menos usado aqui em nosso país. O primeiro segue sendo o Chrome, mas o Brasil, com 77% do mercado.
Com certeza toda a movimentação da Apple com o Safari é para tornar o navegador mais seguro e rápido e dessa forma promover um crescimento na adoção do navegador em todos os dispositivos Apple e também fora, para que a penetração de mercado seja ainda maior, em outros dispositivos que não são da empresa. Ainda sim, vale lembrar, que estamos falando NO MOMENTO somente do modo de privacidade, que até então, faz MUITO sentido, pq na aba anônima, ninguém quer ser rastreado! hehe
Ainda temos muito pano para a manga e pode ter certeza que aqui na Métricas Boss vamos seguir acompanhando as notícias, tendências e movimentações do mercado.
Dê o play no nosso podcast de dicas
Confira tudo sobre essa novidade no episódio do podcast Dicas de Analytics, realizado pela métricas boss.