O Que é o Google Analytics 360 Suite?

O que você irá aprender?

    O Google anunciou ontem dia 15/03/16 o Google Analytics 360 Suite, um hub de ferramentas que contém 6 produtos, sendo 4 deles novos e 2 re-lançados.

    Os 6 produtos que estão inclusos no Google Analytics 360 Suite são:

    Google Optimize 360 (beta) – Este produto cria variações dos seu site para tornar novas experiências ao seu público. O Google Optimize 360, permite criar múltiplas variações do seu site, testando essas variações e em seguida escolher a que mais funciona para o seu público. Nada mais é do que o teste a/b que já existe hoje no GA, como o Rafael Cid falou aqui. Mas a grande diferença desse novo produto é que o mesmo não esta mais acoplado ao Google Analytics, ele agora é um produto exclusivo, independente do GA.

    Segundo Brian Cliffton que já pode utilizar esse produto em Junho do ano passado, a ferramenta é muito simples, saindo das limitações e trabalheiras que o “experimentos” tem hoje. Acredito que vá se assemelhar muito a VWO e Optmizely.

    Google Audience Center 360 (beta) – O Google Audience Center 360 nada mais é do que a plataforma de Dados DMP do Google. Essa ferramenta possui integração nativa com o Double Click do Google, mas de uma maneira bem MELHOR que a do Google Analytics, ela permite que você importe dados de outros lugares também e no precisa ser via excel (UFA!).

    O Principal foco é que o Google Audience Center não possui limitações apenas com produtos do Google, ele é aberto para todas as outras plataformas que existem! :)

    Google Data Studio 360 (beta) – Baseada na tecnologia do Google Docs, o Google Data Studio possui integração com dados privados e outras fontes de dados também, permitindo que seja possível criar relatórios e painéis interativos e em tempo real!

    Ele integra os dados de TODOS os produtos do Google Analytics 360 e outras fontes de dados também, basicamente um produto de Dashboard, para bater com Tableu, Cyfe entre outros.

    Google Attribution 360 (beta e antigo Adometry) – O Adometry já uma ferramenta SENSACIONAL, mas poucas pessoas aqui no Brasil conseguiram usar. A ferramenta foi reconstruída do zero e o que ela faz é um trabalho sensacional, para ajudar as equipes de marketing a analisar seus investimentos nos canais de marketing. O Google Attribution 360, analisa os orçamentos e investimentos em marketing ajudando aos analistas identificarem os canais que trazem retorno e onde vale mais a pena aumentar ou alocar se investimento, um trabalho que antes era feito na unha e com planilhas de excel por analistas de marketing.

    Google Analytics 360 – O antigo Google Analytics Premium( ao mencionar isso significa que o GA free não foi descontinuado, UFA né?), além dos recursos extras que possui em comparação ao Google Analytics Free, ele nos próximos 2 meses ganhará mais recursos ainda e será totalmente integrado com os novos produtos.

    Google Tag Manager 360 – Continua sendo o famoso Google Tag Manager, mas essa versão possuirá mais recursos ainda e com o foco principal na API do GTM. Seu principal foco além da API será na otimização do fluxo de trabalho e na precisão dos dados, ou seja, vem coisa boa por aí.

    PS: Todos esses produtos são PREMIUM, ou seja, são recursos pagos do Google Analytics.

    Minha Opinião sobre o Google Analytics 360?

    Ainda não temos muitos detalhes sobre o hub de produtos e sobre a versão de cada um isolada, mas esse é um grande avanço na ferramenta do Google Analytics, e pode ser um avanço em Web Analytics no Brasil!

    Acredito que se as ferramentas do Google Analytics 360 poderem ser contratadas sem ser necessário contratar todo o hub, teremos um progresso imenso no Brasil, pois muitas dessas ferramentas já existem no mercado, mas pouco se falam sobre elas e menor ainda é a quantidade de pessoas que já usou, mas sendo Google e a maioria dos sites usando o GA Free, acredito que teremos um boom!

    Além de não sabermos muitos detalhes e delas serem pagas, ainda não sabemos se algumas dessas informações como o “Experimentos”, o teste a/b do GA será descontinuado por exemplo.

    Vamos aguardar mais informações ao longo dos dias e já estou inscrito para testar essas versões betas!

    Quer se inscrever também? Clica aqui!

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    WhatsApp