O que é Firebase e suas principais funções

O que você irá aprender?

    Fala analítico e analítica de plantão, beleza?

    Você sabe o que é firebase e para que serve? No artigo de hoje, vamos falar dessa plataforma e como utilizá-la no seu dia a dia.

    O que é Firebase?

    O Firebase, para começo de conversa, não é uma criação do Google, pois é galera, apesar de ter o nome “Google Firebase”, essa plataforma foi adquirida pelo Google em 2011, sendo uma das plataformas fundamentais no mercado de apps.

    Firebase é um conjunto de serviços de computação em nuvem de back-end e plataformas de desenvolvimento de aplicativos fornecidos pelo Google. Ele hospeda bancos de dados, serviços, autenticação e integração para uma variedade de aplicativos, incluindo Android, iOS, Javascript, Node.js, Java, Unity, PHP e C++.

    Os recursos do Firebase permitem que os desenvolvedores criem aplicativos ricos em recursos sem o trabalho adicional necessário para configurar servidores ou gerenciar infraestruturas. Ao usar o Firebase, os desenvolvedores podem se concentrar no que realmente importa: construir produtos incríveis.

    Oferece hospedagem NoSQL e em tempo real de bancos de dados, conteúdo, autenticação social e notificações, ou serviços, como um servidor de comunicação em tempo real, nada mais é que, a ferramenta para você mensurar o seu app.

    Qual a função do firebase?

    O Firebase é útil para projetos de aplicativos pequenos e grandes. Ele oferece escalabilidade instantânea para lidar com cargas de trabalho inesperadas, monitoramento em tempo real e segurança para proteger o conteúdo dos usuários. Além disso, o Firebase é integrado a outros serviços da Google, como o Google AdMob, o Google Cloud Platform e o Google Ads, para que os desenvolvedores possam obter ainda mais recursos.

    O firebase é dividido em algumas etapas, uma das maiores frentes dessa plataforma, atende quem está em processo de desenvolvimento de aplicativos, porém, também conta com a sua participação analítica. Podemos dizer que ele é dividido em três blocos:

    • 1º bloco: Desenvolvimento de aplicativos
    • 2º bloco: Análise e mensuração de dados
    • 3º bloco: Otimização

    Essa plataforma é “Full stack” , o que permite que o desenvolvedor consiga trabalhar com toda a pilha de desenvolvimento de um projeto para Apps.

    Sendo assim, essa plataforma pode ser utilizada por 3 áreas diferentes em uma empresa, através dessa divisão de blocos.

    Custo benefício do Firebase

    O Firebase é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis que oferece serviços de hospedagem, banco de dados e análise. Ele permite que você crie aplicativos com agilidade e baixo custo. O Firebase tem muitos recursos para ajudar os desenvolvedores a economizar tempo e dinheiro, tornando seu aplicativo mais lucrativo.

    Essa plataformar oferece um plano gratuito, além de uma gama de opções pagas para atender às necessidades de qualquer projeto. Com o plano gratuito, você tem acesso a todos os serviços básicos do Firebase, como armazenamento e autenticação. Você também pode usar o Firebase em seus projetos sem limites de tempo ou assinatura.

    Além disso,vem com um conjunto abrangente de ferramentas para simplificar o processo de desenvolvimento. Os recursos incluem suporte para linguagens Java, JavaScript e Node.js, bem como bibliotecas padrão do Google Cloud Platform para análise, armazenamento e outros serviços. Outros recursos incluem modelagem de dados, hospedagem web e integração com outros sistemas.

    Com tantas ferramentas e serviços disponíveis, é uma ótima opção para quem procura maximizar seu investimento. Com recursos avançados, um plano gratuito flexível e preços competitivos para usuários premium, oferece uma relação custo-benefício excepcional para desenvolvedores de aplicativos móveis.

    Como funciona o Firebase?

    Para criar uma conta no firebase é bem simples, bem similar ao processo de criação de conta do Google Analytics 4. O primeiro passo é criar a sua conta, e gerar o seu ID.

    Após essa pagina inicial, você irá criar o seu projeto, e assim a plataforma irá gerar um SDK para você cadastrar no seu aplicativo e ativar.

    Após esse código, o seu time de Tecnologia precisa implementar essa numeração no seu aplicativo para você ter acesso às informações

    Todo o firebase é construído baseado em eventos, a parte boa, é que os eventos são bem similares ao Google Analytics 4, inclusive, uma das curiosidades do Google Analytics 4, é que várias funcionalidades foram “inspiradas” nas configurações do firebase.

    Principais funções do Firebase?

    • proporcionar uma interação dinâmica dos usuários utilizando o Firebase Authentication;
    • conseguir que nossos aplicativos sejam visualizados e utilizados aplicando a ferramenta compartilhar ou o Dynamic Links;
    • enviar notificações a várias plataformas com o Cloud Messaging;
    • criar análises de resultados com o Analytics.
    • Veja alguns exemplos do que podemos fazer com o Firebase:
    • na hora de implementar funções, podem ser testadas com antecedência em um subconjunto da base de usuários para verificar se funciona e a reação diante dela;
    • comunique-se com seus usuários por In-app messaging — com ele é possível melhorar a experiência do público e fidelizá-lo, além disso, pode guiá-los e convertê-los em clientes potenciais.

    Você sabia que no Métricas Boss prime, nós temos um curso de Firebase? Tenha acesso a um conteúdo elaborado para você dominar essa ferramenta. Confira aqui mais informações.

    Artigos Relacionados

    WhatsApp