O que é Google Analytics cross domain?

O que você irá aprender?

    “Com o acompanhamento de vários domínios, o Google Analytics pode ver sessões em dois sites relacionados (como um site de comércio eletrônico e um site diferente de carrinho de compras) como uma única sessão. Algumas vezes chamamos isso de vinculação de sites”. Fonte: Google.

    Tá bom, mas como o cross domain funciona na vida real?

    De maneira simples vamos usar o seguinte exemplo: Você tem um e-commerce “www.exemplo.com.br”, nesse domínio você tem a navegação do seu site desde a home até ao carrinho. Porém, seu checkout está sendo feito em uma outra url “checkout.exemplo.com.br”, mas no que vai impactar seu Google Analytics?

    Ihh não soube responder?

    Tem que acompanhar mais a Métricas boss ein,😁.

    Agora se você respondeu que vai ser gerada uma nova origem de tráfego e que ela vai sujar seus relatórios de conversão, meus parabéns! Mas, não é só esse o problema, imagina como ficaria seu funil de metas nesse cenário…

    …Seu usuário se sairia do carrinho para o checkout e as informações se perderiam, até porque esse usuário vem de uma nova fonte e cai em uma página de sucesso convertendo automaticamente.

    Implementar isso não é nenhum bicho de sete cabeças, mas você precisará de um desenvolvedor para isso, o próprio google disponibiliza um tutorial de como instalar isso em diversas plataformas. Você pode clicar aqui para ir para o tutorial do google.

    Mas, como eu implemento o google cross domain?

    Primeiro vamos dar uma olhada em como é uma implementação de tag do google-analytics normal:

    Como podemos ver na o momento que criamos o rastreador, passamos nossa UA e marcamos como padrão as configurações de cookies no momento que passamos o parâmetro ‘auto’ na “instância” acabamos de criar.

    Mas, o que pouca gente sabe é que essa função ‘ga’ aceita mais parâmetros e é nela que vamos trabalhar para configurar o cross domain. Dentro dos diversos parâmetros aceitos na criação do nosso reastreador usaremos o ‘allowLinker’, esse parâmetro assim que configurado como ‘true’ permitirá que dentro da sua implementação seja transferido dados entre os domínios configurados. Mas vamos lá vamos ver na prática como ficaria isso:



    Vamos agora ao que mudou da nossa implementação inicial para o que temos agora. Como podemos ver configuramos o parâmetro ‘allowLinker’ para true, mas adicionamos algumas linha não foi? Logo após configurar a transferência dos dados entre os domínios, adicionamos um plugin do próprio Universal Analytics o** ‘linker’** é o plugin que armazenará as informações dos domínios, logo após veremos a execução do método ‘autolink’ contido no plugin ‘linker’ aonde passamos o domínio com o qual compartilharemos os cookies de domínio do google.

    Faz sim, veja como ficará a configuração:

    Bem como podemos ver, basta ter a mesma configuração no domínio secundário a única diferença é na url que nesse momento está definida como a da url pai, no caso ‘exemplo.com.br’.

    Por hoje é só pessoal 😃

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😁.

    Artigos Relacionados

    WhatsApp