O Google Analytics Universal vai acabar, e agora? Ep 100 #Analytics Talks

O que você irá aprender?

    Fala analítico e analítica de plantão, beleza?

    Como você sabe, no dia 1º de julho de 2023, o Google Analytics Universal será desativado, e substituído pelo Google Analytics 4. Mas você sabe quais as principais funcionalidades no Google Analytics 4?

    No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais dúvidas relacionadas ao Google Analytics 4, no bate papo irado no episódio 100 do Analytics Talks, com a Vitoria Comarin, Líder de Google Analytics 4 no Google Brasil.

    O que vai acontecer com as propriedades do Google Analytics Universal quando for desativado?

    Uma das maiores dúvidas dos usuários, é o que vai acontecer com as propriedades do Universal? Segundo a nossa convidada, as propriedades vão deixar de existir após 6 meses. Os dados estarão disponíveis, porém, não serão coletados novos dados. As propriedades não serão excluídas, um dos pontos importantes, é realizar o backup desses dados, mas em janeiro de 2024, nem o acesso às contas de universal nós teremos mais.

    O que é a cardinalidade no Google Analytics 4?

    A cardinalidade é uma função presente no Google Analytics 4, e a sua função é resolver a privacidade de dados dos usuários. Toda dimensão que recebe múltiplos valores, por exemplo, uma dimensão como origem/mídia, ela é uma dimensão de alta cardinalidade, que recebe múltiplos valores, mais de 500 valores diferentes, sendo assim, pode ser aplicados esses limites de dados e quantidades de linhas que podem ser exportadas no relatório explorar.

    Essa funcionalidade, mais uma vez, reafirma a importância do plano de mensuração

    Diferenças entre sessão no Google Analytics Universal e Google Analytics 4

    Uma das principais mudanças sobre as sessões no GA4, é que ela não é mais a métrica principal.

    Atualmente, a métrica principal no Google Analytics 4 é o usuário. A alteração na contabilização da sessão, é a maneira que entendemos o início e o fim de uma sessão.

    No Google Analytics Universal, visualizamos claramente o início e o fim de uma sessão, já no Google Analytics 4, essa sessão é contabilizada apenas quando ocorre o disparo de um evento no início de uma sessão.

    Por exemplo, no Google Analytics Universal, se acessarmos um site para a compra de um produto às 23:58 e finalizarmos essa compra às 00:01 do dia seguinte, será contabilizado duas sessões, pois teoricamente, seriam dois dias. Porém, no Google Analytics 4, isso não ocorre, será contabilizado apenas uma sessão e isso já vai fazer com que os números do GA4 sejam diferentes dos dados do Universal.

    Um dos pontos que não foram alterados, é o ponto de inatividade,de 30 minutos irá contar outra sessão.

    O que é Data Driven Attribution?

    Esse novo modelo de atribuição do Google Analytics 4, realiza um cálculo em cima de todos os pontos de contato com o cliente até a compra, e ele fornece uma pontuação de todas as conversões.

    Além desse modelo, existem outros disponíveis no Google Analytics 4, onde você consegue alterar conforme a sua necessidade. Porém, por padrão, é o modelo de atribuição Data Driven, esse modelo que guia todos os relatórios do GA4 a não ser que você altere o modelo de atribuição padrão.

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações no Google Analytics 4? Confira o episódio completo disponível no canal do Analytics Talks.

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