O dicionário definitivo do Google Analytics

O que você irá aprender?


    Se você está aprendendo o Google Analytics, ou ainda tem dúvida sobre o significado dos termos utilizados no GA. Essa é a sua chance de aprender as definições usadas na ferramenta com o Dicionario definitivo do Google Analytics.


    Bora aprender tudo!😎


    Conta


    Sua conta é onde tudo fica dentro do Google Analytics. Pense nela como a pasta de nível superior que você acessa usando seus detalhes de login. Na maioria dos casos, você terá acesso a uma única conta que armazena dados do seu site, mas se estiver gerenciando vários sites que não estão diretamente relacionados, eles devem ser armazenados em contas separadas. Por exemplo, se você gerencia o site da sua empresa e o seu blog pessoal. As contas (e seus ativos) podem ser compartilhados com vários usuários.


    Aquisição


    Você pode entender como as pessoas encontram seu site usando os relatórios de aquisição. Os relatórios apresentam dados com base na origem e na mídia de seus usuários, junto com outras dimensões de aquisição. Existem relatórios dedicados para seu tráfego pago do Google Ads, tráfego orgânico do Google (se você vinculou sua conta do Google Search Console), tráfego de redes sociais e tráfego de tags de campanha personalizadas.


    Usuários ativos


    Os relatórios Tempo real e inicial mostram quantas pessoas estão visualizando conteúdo no seu site no momento. Os dados são processados ​​em poucos segundos nos relatórios em tempo real e você pode visualizar os dados dos 30 minutos anteriores. Já o relatório Usuários ativos (em 'Público') informa o número de usuários únicos que realizaram sessões em seu site em um determinado número de dias.


    Páginas ativas


    Ao visualizar os relatórios em tempo real, o Active Pages mostra as páginas que as pessoas estão visualizando no seu site. Quando alguém navega para outra página ou fecha o navegador, a página que foi mostrada como ativa será removida dos relatórios em Tempo Real.


    Segmento Avançado


    Veja o segmento personalizado .


    Recursos de publicidade


    Para criar listas de remarketing no Google Analytics e coletar dados demográficos e de interesse, você precisa habilitar a opção Recursos de publicidade no Google Analytics. Os recursos de publicidade usam cookies de publicidade de terceiros do Google. Se você ativar os sinais do Google, os recursos de publicidade serão ativados automaticamente. Veja também informações demográficas , interesses e sinais do Google .


    Analytics Intelligence


    O aprendizado de máquina do Google identifica tendências e mudanças em seus dados. Por exemplo, se houver um aumento repentino no tráfego do seu site, isso será destacado pelo Analytics Intelligence. O recurso também permite que você faça perguntas, como 'Qual é a minha melhor página de destino?' para encontrar respostas rapidamente.


    API

    Existem várias APIs (interfaces de programação de aplicativos) que você pode usar para acessar dados do Google Analytics. Eles podem ser usados ​​para acessar seus dados fora da interface do Google Analytics, incluindo no Planilhas Google e em seus próprios aplicativos personalizados. As APIs incluem a API de relatórios principais para acessar dados dos relatórios padrão, a API de relatórios em tempo real para acessar dados ativos, a API de funis multicanal para acessar dados de atribuição, além da API de incorporação, a API de metadados e a API de gerenciamento.


    Propriedade App + Web


    Consulte Google Analytics 4 .


    Conversão Assistida


    Nos relatórios de "Funis multicanais", você encontrará conversões assistidas que mostram os canais que posteriormente levaram a uma conversão. Por exemplo, se um usuário acessou o site pelo Twitter e, posteriormente, pelo Google Ads, o Twitter seria contado como uma 'conversão assistida'. Os relatórios também permitem que você visualize conversões assistidas com base em outras dimensões, incluindo campanha, origem, mídia, página de destino e muito mais.


    Atribuição

    A atribuição permite que você controle como o crédito por uma conversão específica é dado aos canais de marketing que levaram à ação em andamento. O Google Analytics fornece uma variedade de modelos de atribuição nos relatórios de 'Funis multicanais' e 'Atribuição'. A atribuição leva em consideração os canais (e fontes de tráfego) usados ​​em várias sessões de um usuário. Você pode definir a quantidade de dados históricos incluídos nos relatórios usando a janela de lookback. Veja também primeira interação e última interação .


    Audiências


    Você pode configurar públicos-alvo personalizados para ver métricas mais granulares em seus relatórios. Por exemplo, se você está pensando em fazer uma campanha de remarketing, pode criar um público para monitorar o desempenho atual antes de começar a anunciar. Você pode encontrar o relatório de Públicos-alvo em 'Público'.


    Duração média da sessão


    Fornece uma visão de nível superior de quanto tempo os usuários estão gastando em seu site. Por exemplo, se você tivesse dois usuários, um que gastou três minutos em seu site e outro que gastou um minuto, então você teria uma duração média de sessão de dois minutos. O Google Analytics não conta o tempo da última página visualizada durante uma sessão. Isso significa que a duração média da sessão tende a ser menor do que a quantidade real de tempo que as pessoas passam em seu site.


    Bounce


    Uma rejeição é informada quando a sessão de um usuário contém apenas uma única exibição de página. A ideia é que alguém acesse o seu site e saia depois de visualizar apenas uma página.


    Taxa de rejeição


    A taxa de rejeição é a porcentagem de sessões com uma única exibição de página. A taxa de rejeição pode fornecer informações de nível superior sobre o desempenho de seu conteúdo. Por exemplo, se você deseja que as pessoas viajem para visualizar uma página subsequente em seu site, você pode tentar reduzir sua taxa de rejeição. Também é importante aplicar contexto ao analisar a taxa de rejeição, já que algumas páginas entregarão todas as informações que alguém está procurando em uma única página, por exemplo, um localizador de loja ou uma postagem de blog.


    Métrica Calculada


    As métricas calculadas permitem que você crie suas próprias métricas com base nas métricas padrão disponíveis em seus relatórios. Por exemplo, você pode criar sua própria métrica calculada que divide as conclusões de meta pelos usuários para criar uma taxa de conversão de meta do usuário que não é a mesma que a taxa de conversão de meta com base na sessão padrão. Saiba mais sobre métricas calculadas . Veja também métrica .


    Nome da campanha/Campaign Name


    O nome da campanha é uma das quatro dimensões principais (junto com a origem, meio e canal) para relatar e analisar campanhas de marketing. O nome da campanha é fornecido quando você usa um URL codificado de campanha para seu marketing de entrada ou de suas campanhas do Google Ads (quando o Google Ads está vinculado ao Google Analytics).


    Tags de campanha


    O marketing interno pode ser rastreado e relatado pelo Google Analytics usando tags de campanha. Detalhes extras (parâmetros de consulta) são adicionados ao final dos URLs que são incluídos nos relatórios de aquisição. As tags de campanha incluem o nome da campanha, origem, meio, termo e conteúdo. Saiba mais sobre tags de campanha .


    Histórico de Mudanças


    Você pode visualizar as alterações feitas em sua conta, propriedades e visualizações do Google Analytics navegando até 'Admin' e selecionando 'Histórico de alterações'. Você pode ver o endereço de e-mail da pessoa que fez a alteração junto com uma breve descrição. As alterações feitas por pessoas que foram removidas do Google Analytics serão listadas como 'Usuário excluído'.


    Canal/Channel


    Os canais fornecem agrupamentos de nível superior de seu marketing de entrada. Cada canal combina origem e meio para que você possa entender o desempenho geral. Por exemplo, o agrupamento de canais padrão inclui 'Pesquisa orgânica', 'Pesquisa paga', 'Social' e 'E-mail' que combina automaticamente origens e mídias predefinidas. Você também pode configurar seus próprios agrupamentos de canais personalizados.


    ID do Cliente


    O Google Analytics usa um identificador único, chamado 'ID do cliente' para relatar e analisar o comportamento dos indivíduos em seu site. Por padrão, o identificador é atribuído aleatoriamente e é armazenado em um cookie do navegador no dispositivo dos usuários. Veja também o explorador do usuário .


    Análise de Coorte /Cohort Analysis


    O relatório de análise de coorte mostra os usuários segmentados por data. Por exemplo, você pode usar o relatório para ver quando os usuários são adquiridos e quando eles retornam ao seu site.


    Grupo de Conteúdo/Content Group


    Você pode configurar grupos de conteúdo para classificar cada página do seu site em uma categoria específica. Isso permite que você execute relatórios e análises de nível superior em suas páginas com base em suas próprias classificações de conteúdo. Você pode criar grupos de conteúdo modificando seu código de rastreamento, extraindo detalhes de suas páginas ou criando regras.


    Conversão


    Uma conversão é relatada sempre que um usuário conclui uma meta ou faz uma compra durante uma sessão. Cada meta relatará no máximo uma conversão por sessão, enquanto cada transação é relatada. Consulte também conclusão de meta e transação de comércio eletrônico .



    Um cookie é uma informação armazenada no navegador de um site. O Google Analytics usa cookies para identificar os usuários. Se alguém não tiver um cookie existente, um novo cookie será criado e ele aparecerá como um novo usuário em seus relatórios. Se alguém tiver um cookie existente, será relatado como um usuário recorrente e a expiração do cookie será atualizada.


    Análise de Custo


    Depois de enviar dados de publicidade de terceiros (consulte Importação de dados), você pode comparar o desempenho de sua publicidade com base em uma série de métricas, incluindo; taxa de cliques, custo por clique, receita por clique e retorno sobre os gastos com publicidade.


    CPC


    O custo por clique ou CPC pode ser visto nos relatórios de aquisição e normalmente se refere a pessoas que clicam em seu site a partir de anúncios pagos. Isso inclui o tráfego de contas vinculadas do Google Ads e URLs com tags de campanha em que a mídia foi definida como 'cpc' ou 'paga'.


    Dispositivo Cruzado/Content Group


    Os relatórios entre dispositivos fornecem informações sobre as pessoas que estão usando vários dispositivos para visitar seu site. Os relatórios automatizados entre dispositivos exigem que os sinais do Google sejam ativados. Esses relatórios fornecem insights com base em dados agregados e anônimos de pessoas conectadas a suas contas do Google. Você também pode enviar identificadores para o Google Analytics, o que permite que você faça uso dos relatórios entre dispositivos com ID de usuário. Consulte também os sinais do Google e o ID do usuário .


    Dimensão / métrica personalizada


    Além das dimensões e métricas padrão, o Google Analytics pode ser configurado para coletar dados adicionais e disponibilizá-los em seus relatórios. Por exemplo, você pode configurar uma dimensão personalizada para relatar os autores de cada página em seu site, para entender o desempenho com base em quem está criando o conteúdo.


    Segmento Personalizado


    Além dos segmentos padrão (ou sistema), você também pode criar segmentos personalizados para filtrar os dados que estão (ou não) incluídos em seus relatórios. Os segmentos podem ser configurados para se concentrar em seções específicas de seu tráfego com base em usuários e sessões. Por exemplo, você pode criar um segmento personalizado para realizar análises detalhadas em seus clientes de melhor desempenho para entender como eles estão se envolvendo com seu site.


    Importação de Dados


    Você pode importar dados adicionais para o Google Analytics para complementar e estender as dimensões e métricas padrão. Você pode importar uma variedade de dados, incluindo dados de custo de campanhas publicitárias, dados de reembolso para transações de comércio eletrônico, dados do usuário, dados de campanha, dados geográficos, dados de conteúdo, dados de produtos e dados personalizados.


    Fluxo de Dados


    Um fluxo de dados é uma fonte de dados usada para coletar dados para uma propriedade do Google Analytics 4. Os fluxos de dados podem incluir tags do site (código de rastreamento) ou dados de aplicativos. As propriedades do Google Analytics 4 permitem que você configure um ou mais fluxos de dados. Veja também Google Analytics 4 .


    Identidade de relatório padrão


    Para uma propriedade do Google Analytics 4, você pode escolher como o Google Analytics combina sessões para gerar relatórios sobre usuários individuais. O Google Analytics pode usar uma combinação de ID de usuário e ID de cliente ou apenas usar ID de cliente. Consulte também ID de usuário e ID de cliente .


    Retenção de dados


    Para cumprir os regulamentos de privacidade, você pode definir um período de retenção de dados no Google Analytics. Por padrão, os dados que podem identificar indivíduos únicos, como ID do cliente, serão removidos após 26 meses. O período de retenção de dados pode ser definido para 14, 26, 38 ou 50 meses, e você também tem a opção de manter os dados selecionando 'não expirar automaticamente'. Os dados agregados continuarão disponíveis em seus relatórios, mesmo após o período de retenção de dados.


    Demografia


    O Google Analytics pode ser configurado para incluir dados demográficos do usuário, como idade e sexo. Para coletar dados demográficos em seus relatórios, você precisa habilitar os 'Recursos de publicidade' navegando até 'Admin' e, em seguida, 'Informações de rastreamento' e selecionando 'Coleta de dados'.


    Categoria de Dispositivo


    A categoria de dispositivo permite que você visualize o desempenho com base nos diferentes dispositivos que as pessoas estão usando para experimentar seu site. Você pode ver as sessões ocorrendo no desktop (que também inclui laptops), tablet e celular.


    Dimensão


    Um dos dois tipos de dados que o Google Analytics coleta, uma dimensão é um atributo ou característica de seus usuários e suas interações com seu website. As dimensões são normalmente apresentadas como uma linha de informações em seus relatórios. Exemplos de dimensões incluem o caminho da página , que fornece informações sobre as páginas que as pessoas visualizaram e o canal de marketing que fornece informações sobre como as pessoas encontraram seu site. Você encontrará a dimensão apresentada na primeira coluna nos relatórios padrão do Google Analytics. Veja também métrica .


    Direto/Direct


    O tráfego direto inclui pessoas que digitaram o URL do seu site no navegador ou clicaram em um link em um aplicativo de e-mail (que não incluiu tags de campanha). As sessões diretas também incluem outros casos em que o Google Analytics não consegue identificar a origem do clique. O Google Analytics só atribuirá "direto" como último recurso quando uma fonte conhecida for usada, essa fonte será atribuída à sessão.


    Conversão de comércio eletrônico


    Uma conversão de comércio eletrônico ocorre quando alguém compra com sucesso durante uma sessão. O Google Analytics tem uma variedade de dimensões e métricas de comércio eletrônico para informar sobre a atividade de comércio eletrônico de seu site. Veja também transação .


    Enhanced Measurement


    O Google Analytics 4 permite que você rastreie certas ações que ocorrem em seu site automaticamente usando o recurso de 'Medição Avançada'. Além das visualizações de página, você pode rastrear automaticamente as pessoas que estão navegando, clicando em links externos, pesquisando em seu site, assistindo a vídeos incorporados do YouTube e baixando arquivos. Veja também Google Analytics 4


    Entrada


    A primeira página que alguém visualiza durante uma sessão é conhecida como entrada. Você pode ver o número de vezes que uma página foi visualizada pela primeira vez usando a métrica de 'entrada'. Essa métrica é semelhante às sessões, mas pode variar quando vários tipos de hit são enviados ao Google Analytics.


    Evento


    Uma interação (ou atributo) personalizado que é rastreado de seu site para o Google Analytics, por exemplo, rastreando reproduções de um vídeo incorporado. Cada evento pode incluir até três dimensões (o evento 'categoria', 'ação' e 'rótulo' opcional) e uma métrica (o evento opcional 'valor'). Os eventos exigem que a implementação personalizada seja rastreada e, em seguida, relatados nos relatórios padrão de 'Comportamento'. Os eventos também podem ser usados ​​para configurar metas baseadas em eventos.

    Filtro

    Os filtros podem ser aplicados a visualizações de relatórios dentro do Google Analytics para incluir um subconjunto de dados (por exemplo, incluir apenas dados para partes específicas do site) ou excluir um subconjunto de dados (por exemplo, excluindo suas próprias sessões no site) ou para transformar os dados (por exemplo, para modificar o caminho da página relatada para incluir o nome do host).


    Firebase


    Firebase é a plataforma de desenvolvimento de aplicativos do Google. O Firebase inclui vários produtos que podem ser usados ​​para adicionar recursos ao seu aplicativo. Por exemplo, autenticação, armazenamento, mensagens e muito mais. O Firebase também permite coletar dados sobre os usuários do seu aplicativo e enviar dados ao Google Analytics.


    Primeira interação (ou primeiro clique)


    A primeira interação dá crédito por uma conversão para o primeiro método que alguém usou para encontrar seu site. A 'Ferramenta de comparação de modelos' permite que você aplique a primeira interação (e outros modelos de atribuição às suas conversões). É importante saber que há um limite para a quantidade de dados históricos incluídos nos relatórios de atribuição (consulte a janela de lookback ). Haverá também outros impactos nos dados da primeira interação, por exemplo, pessoas limpando seus cookies ou usando vários dispositivos. Veja também atribuição .


    Meta


    As metas são usadas para rastrear as ações desejadas em seu site. Por exemplo, assinando seu boletim informativo por e-mail, enviando uma consulta ou registrando-se como um membro. As metas podem ser configuradas dentro do Google Analytics e podem ser baseadas em pessoas que viajam para uma determinada página (ou páginas), acionando um evento, sessões de uma determinada duração ou visualizando um determinado número de páginas.


    Abandono de Objetivo


    Metas de destino (ou baseadas em página) podem ser configuradas para incluir páginas adicionais que levam a uma conversão (etapas de funil). Se alguém visualizar pelo menos uma das etapas do funil sem converter, será considerado como abandonando a meta e será incluído na métrica de abandono da meta.


    Conclusão de meta


    Quando um usuário converte para uma meta específica durante uma sessão, isso é contado como uma conclusão de meta. Se uma meta for concluída várias vezes durante a sessão de um usuário, ela só será contada como uma única conversão.


    Localização de conclusão de meta


    Essa dimensão informa a página específica em que ocorreu uma conversão para uma meta de destino (ou com base na página). Isso é especialmente útil se você estiver incluindo várias páginas de conversão para uma meta. O local de conclusão da meta também mostrará a página que foi visualizada quando uma meta com base em evento ou engajamento (duração e páginas por sessão) foi acionada.


    Valor da meta


    Um valor opcional em dólares pode ser definido para cada meta no Google Analytics. O valor da meta pode ser usado para relatar um valor real em dólares, um valor calculado ou um valor simbólico para cada conversão. A meta baseada em evento permite que você extraia o 'valor' do evento, os outros tipos de meta usam um valor fixo (ou estático) para cada conversão.


    Google Ads

    A plataforma de publicidade paga do Google, permitindo que você exiba anúncios para pessoas que pesquisam no Google, sites de pesquisa de terceiros (Google Search Partners) e navegando em websites e usando aplicativos móveis (Rede de Display do Google). Confira nosso glossário do Google Ads como referência para suas campanhas pagas.


    Google AdWords

    Veja Google Ads .


    Google Analytics

    Ummm ... Sim, a ferramenta de análise digital do Google que fornece insights sobre o comportamento do usuário em sites e aplicativos móveis.


    Google Analytics 4 (GA4)


    A versão mais recente do Google Analytics (anteriormente chamada de 'propriedades App + Web'). O Google Analytics 4 inclui um novo modelo de dados para coleta flexível de dados, junto com novos relatórios e recursos construídos no aprendizado de máquina do Google. As propriedades do Google Analytics 4 permitem combinar dados de sites e aplicativos em um único conjunto de relatórios. As propriedades do Google Analytics 4 são separadas das propriedades do Universal Analytics e os dados podem ser coletados de tags existentes (se você estiver usando o código de rastreamento gtag.js) ou criando uma nova tag.


    Google Data Studio

    A ferramenta de relatórios e painéis do Google permite que você apresente e visualize dados do Google Analytics, Planilhas Google e outras fontes de dados.


    Google Optimize

    A plataforma do Google para testes A / B, testes multivariáveis ​​e personalização. O Google Optimize permite que você apresente diferentes variações de conteúdo em seu site para aumentar as conversões e melhorar a taxa de conversão.


    Google Signals

    Você pode começar a coletar dados nos relatórios automatizados entre dispositivos ativando os sinais do Google no Google Analytics. Os sinais do Google usam dados agregados e anônimos de pessoas conectadas a suas contas do Google para entender como as pessoas se envolvem com seu site usando vários dispositivos. Veja também cross device .


    Tag global do site (ou gtag.js)

    A tag global do site (ou gtag.js) é a versão atual do código de rastreamento autônomo do Google Analytics. Geralmente, você deseja usar o Gerenciador de tags do Google para implementar o Google Analytics em seu site. No entanto, você tem a opção de usar o código de rastreamento do Google Analytics.


    Gerenciador de tags do Google

    Um sistema para gerenciar a implantação de rastreamento e outras tags em seu site. O Gerenciador de tags do Google permite que as tags sejam testadas em seu site antes de serem implantadas ao vivo e é projetado para reduzir a dependência de TI para gerenciar tags de rastreamento.


    Hit

    É a forma como os dados são enviados ao Google Analytics antes de serem processados ​​em seus relatórios. O tipo de hit mais comum ocorre quando uma página é exibida no seu site. Os hits também são enviados ao Google Analytics para outros tipos de interação, incluindo eventos.


    Inteligência

    Consulte Analytics Intelligence .


    Interesses

    Você pode visualizar as áreas de interesse do seu público ativando 'Recursos de publicidade' (navegue até 'Admin', em seguida, 'Informações de rastreamento' e selecione 'Coleta de dados'). As categorias nos relatórios de interesses se alinham às opções de segmentação de interesses disponíveis no Google Ads.


    Palavra-chave/Keyword

    O Google Analytics fornece detalhes sobre as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar o seu site. O relatório de palavras-chave orgânicas mostra os termos que as pessoas usaram para encontrar o seu site ao clicar em um resultado gratuito de um mecanismo de pesquisa. Muito tráfego de palavras-chave orgânicas é mostrado como "não fornecido", o que significa que a palavra-chave individual foi ocultada pelo mecanismo de pesquisa (consulte também não fornecido ). O relatório de palavras-chave pagas mostra as palavras-chave de contas vinculadas do Google Ads e URLs com tags de campanha usando o parâmetro 'term'.

    Valor vitalício (LTV)

    As métricas de valor da vida útil, incluindo a receita vitalícia por usuário e a receita vitalícia, mostram o valor total com base nos usuários, em vez de sessões.

    Hostname

    A parte do URL do seu site que identifica onde o código de rastreamento do Google Analytics foi carregado. Por exemplo, se alguém visualizou https://www.example.com/contact , o Google Analytics relataria www.example.com como o nome do host. Visualizar os nomes de host no Google Analytics pode ser especialmente útil se você instalou o código de rastreamento em vários domínios (ou subdomínios).

    Landing Page

    A página de entrada é a primeira página visualizada durante uma sessão, ou seja, a página de entrada. Pode ser útil revisar suas páginas de destino para entender as páginas mais populares que as pessoas visualizam enquanto navegam em seu site. Isso pode ser usado para identificar oportunidades em potencial de promoção cruzada ou destaque de outro conteúdo do seu site. Veja também a entrada .

    Última interação (ou último clique)

    Quando um usuário converte em seu site, o último método usado para encontrar seu site é relatado como a última interação que conduz à conversão. A 'Ferramenta de comparação de modelos' permite que você atribua conversões à última interação para entender os canais que são melhores como fechamento (ou conclusão) de conversões. Veja também atribuição .

    Receita local do produto

    A receita do produto na moeda local da transação.

    Janela de lookback

    A janela de lookback permite controlar a quantidade de dados históricos que são incluídos ao usar os relatórios de atribuição. Por exemplo, definir uma janela de lookback de 14 dias incluirá pontos de contato até 14 dias antes da conversão ocorrer. Qualquer ponto de contato fora da janela de lookback não será incluído no relatório. A janela de lookback padrão é de 30 dias, mas pode ser definida entre um e 90 dias. Veja também atribuição .


    Protocolo de Medição

    O Protocolo de avaliação permite que os hits sejam enviados diretamente ao Google Analytics sem a necessidade de usar o código de rastreamento do Google Analytics ou o Gerenciador de tags do Google. Isso pode ser usado para enviar dados de qualquer dispositivo habilitado para Internet para o Google Analytics. Por exemplo, o Protocolo de avaliação pode ser usado para enviar dados de um terminal de ponto de venda em uma loja, um quiosque de autoatendimento ou console de jogos.


    Médio

    O meio é uma das quatro dimensões principais (junto com a origem, a campanha e o canal) para relatar e analisar como as pessoas encontraram seu site. Meio informa como a mensagem foi comunicada. Por exemplo, 'orgânico' para tráfego de pesquisa gratuito, 'cpc' para custo por clique e 'referência' para links de entrada de outros sites.


    Métrica

    Um dos dois tipos de dados que o Google Analytics coleta, uma métrica normalmente é um número, como uma contagem ou uma porcentagem. As métricas são normalmente apresentadas como colunas de dados em seus relatórios. Exemplos de métricas incluem page views , que informa o número total de páginas que foram visualizadas e os usuários que mostram quantas pessoas visualizaram seu site. Veja também dimensão .


    Novo usuário


    Pessoas que visitam seu site pela primeira vez no período selecionado. Como os usuários são baseados no código de rastreamento do Google Analytics e nos cookies do navegador, é importante destacar que as pessoas que limparam seus cookies ou acessaram seu site usando um dispositivo diferente serão relatadas como um novo usuário. Veja também usuário .


    Novo Visitante

    Um pequeno número de relatórios faz referência a visitantes novos e recorrentes. Um novo visitante é informado quando alguém visita seu site pela primeira vez no período selecionado. Se não houver cookies do Google Analytics existentes para um usuário, eles serão relatados como novos. Os usuários podem ser contados como novos e recorrentes se visitarem seu website várias vezes no período. As métricas relatadas para a dimensão 'Tipo de usuário' podem ser diferentes quando uma sessão se estende por dois dias (durante a meia-noite), pois um 'Usuário' será relatado junto com dois 'Novos usuários'. Isso ocorre porque a métrica 'Novos usuários' é calculada com base nas sessões. Veja também visitante recorrente .


    Não fornecido (Not Provided)

    No relatório de palavras-chave orgânicas, não fornecido indica que um mecanismo de pesquisa impediu que a palavra-chave individual fosse relatada. A maioria das palavras-chave orgânicas não fornecidas vem dos resultados de pesquisa do Google, onde qualquer pessoa que realizar uma pesquisa na versão segura do Google (por exemplo, http s : //www.google.com) terá sua palavra-chave orgânica individual retida das ferramentas de análise, incluindo o Google Analytics.


    NOT SET / Não configurado

    Not set pode ser visto em vários relatórios diferentes e indica que uma determinada informação não está disponível no relatório. Por exemplo, no relatório Localização, não definido indica que o Google Analytics não conseguiu determinar a localização geográfica exata de alguém quando acessou seu site. Embora não definido no relatório Origem / mídia, ocorre quando um URL codificado de campanha não foi totalmente construído (por exemplo, se 'fonte' não estiver definida, será exibido como não definido no relatório).


    Orgânico

    Orgânico refere-se a pessoas que clicam em um link gratuito em uma página de resultados de pesquisa. Por exemplo, pessoas que clicam em seu site a partir de um resultado gratuito em uma página de resultados de pesquisa do Google.


    Página

    A página mostra a parte do URL após o nome do seu domínio (caminho) quando alguém visualizou o conteúdo do seu site. Por exemplo, se alguém visualizar https://www.example.com/contact , / contact será relatado como a página dentro dos relatórios de comportamento.


    Valor da página

    Permite que você entenda o impacto das páginas do seu site na geração de valor com base em transações de comércio eletrônico e conversões de meta (onde um valor de meta foi definido). Cada página que levou a uma conversão compartilha o valor gerado pela conversão.


    Páginas por sessão

    Uma métrica de nível superior para o engajamento do usuário que mostra o número médio de visualizações de página em cada sessão.


    Visualização de página/Pageview

    Uma exibição de página é informada quando uma página é visualizada por um usuário em seu site. No relatório de páginas do Google Analytics, por padrão, suas páginas são ordenadas por popularidade com base nas visualizações de página. Isso permite que você veja qual conteúdo está sendo visualizado com mais frequência.


    PII (informações de identificação pessoal)

    De acordo com os Termos de Serviço do Google Analytics, você está impedido de coletar PII (informações de identificação pessoal) em seus relatórios. Isso inclui endereços de e-mail, nomes completos e outros detalhes pessoais. No entanto, de acordo com os Termos de Serviço, você pode coletar IDs que podem ser vinculados a indivíduos fora do Google Analytics.


    Pago

    Veja CPC .


    Porcentagem de novas sessões

    Mostra a porcentagem de sessões de pessoas que não acessaram seu site anteriormente. A métrica é calculada dividindo o número de novos usuários pelo número total de sessões. Por exemplo, se 100 pessoas acessaram seu website pela primeira vez em um total de 200 sessões, a porcentagem de novas sessões seria relatada como 50%. Veja também novo usuário .


    Caminho da página anterior

    O caminho da página anterior é uma dimensão que permite ver a página exibida imediatamente antes de outra página em uma sessão. O caminho da página anterior pode ser útil para revisar os caminhos de navegação que as pessoas estão usando entre páginas individuais em seu site.


    Receita do Produto

    A receita dos itens incluídos em uma transação de comércio eletrônico.


    Propriedade

    As propriedades são criadas em uma conta do Google Analytics. Cada propriedade representa uma instância do ID de rastreamento usado para coletar dados de um site, grupo de sites, um aplicativo móvel ou o Protocolo de Medição. Cada propriedade incluirá dados enviados para o ID de rastreamento associado. Depois que os dados são coletados, eles são processados ​​na visualização de relatórios (ou visualizações) criada na propriedade. Veja também identificação de rastreamento .


    Quantidade

    O número de produtos comprados em uma transação de comércio eletrônico.


    Referência

    Uma referência é relatada quando um usuário clica em seu site a partir de outro site de terceiros. O relatório de referências permite que você veja todos os sites (por domínio) que estão enviando tráfego para você. Você também pode fazer uma busca detalhada no relatório de referências para visualizar o 'Caminho de referência', que permite ver as páginas individuais com links para o seu site.


    ###Expressão regular (ou Regex)

    Um método avançado de correspondência de padrões em strings de texto. As expressões regulares podem ser usadas em vários lugares dentro do Google Analytics, incluindo filtros de visualização, metas, segmentos, filtros de tabela e muito mais. Saiba mais sobre expressões regulares .


    Retorno do visitante

    Um pequeno número de relatórios faz referência ao retorno e aos novos visitantes. Um visitante recorrente é informado quando alguém com cookies existentes do Google Analytics volta ao seu site. Os usuários podem ser contados como novos e recorrentes se visitarem seu website várias vezes no período. Veja também novo visitante .


    Receita

    Receita de vendas informada de transações que foram rastreadas pelo Google Analytics. Os números da receita podem incluir frete e impostos, dependendo do código de acompanhamento de comércio eletrônico que foi implementado.


    Receita por usuário

    A receita total dividida pelo número de usuários mostra o valor médio gerado para cada usuário.


    Amostragem

    Para acelerar o processamento de relatórios, uma parte dos dados é usada para extrapolar (ou estimar) o conjunto completo de dados para o relatório. A amostragem ocorre quando você solicita dados específicos em seus relatórios quando há mais de 500.000 sessões na propriedade para o intervalo de datas selecionado. A maneira mais fácil de reduzir a amostragem é reduzir o intervalo de datas selecionado.


    Consulta de pesquisa

    O termo real que alguém usou em um mecanismo de pesquisa antes de clicar no seu site. Dependendo do relatório, os termos podem ser de anúncios pagos (dentro dos relatórios do Google Ads) ou dos resultados da pesquisa orgânica do Google (dentro dos relatórios do Search Console).

    T


    ermo de pesquisa

    Se o seu site tiver uma função de pesquisa interna, você poderá configurar os relatórios de pesquisa do site para mostrar os termos específicos que as pessoas estão usando ao pesquisar em seu site. Veja também pesquisa de sites .


    Segmento

    Veja o segmento personalizado .


    Autorreferência

    As referências provenientes do seu próprio site são chamadas de 'referências próprias'. Isso pode ocorrer se houver uma página (ou páginas) em seu site que não possui o código de rastreamento do Google Analytics instalado. Por exemplo, se uma página não tiver o código de acompanhamento ou se o seu site abranger vários domínios. Na maioria dos casos, você desejará corrigir o problema de rastreamento para remover (ou reduzir) as referências próprias. Isso ocorre porque uma nova sessão é criada quando alguém clica na página (ou páginas) que está causando a autorreferência.


    Sessão

    Uma única visita ao seu site, consistindo em uma ou mais visualizações de página, juntamente com eventos, transações de comércio eletrônico e outras interações. O tempo limite padrão da sessão é de 30 minutos, o que significa que se alguém ficar inativo em seu site por mais de 30 minutos, uma nova sessão será relatada se essa pessoa realizar outra interação, por exemplo, visualizar outra página. Veja também a duração média da sessão e a porcentagem de novas sessões .


    Configurações da Sessão

    Você pode ajustar o tempo limite padrão da sessão e da campanha navegando até 'Admin' e selecionando 'Informações de rastreamento' e 'Configurações da sessão'. O tempo limite da sessão padrão é de 30 minutos. Este é um padrão do setor, portanto, você só deve alterá-lo se tiver um motivo específico. O tempo limite padrão da campanha é de seis meses. Isso significa que a campanha receberá crédito para sessões diretas subsequentes por seis meses. Se você tem um tempo de espera mais curto ou mais longo para a conversão de suas campanhas, pode ajustar o tempo limite da campanha. Veja também sessão .


    Pesquisa de sites

    O Google Analytics pode ser configurado para rastrear pessoas usando a função de pesquisa interna do seu site. Os relatórios de pesquisa no site permitem que você veja os termos de pesquisa que as pessoas estão usando, pesquisas repetidas, categorias de pesquisa, as páginas a partir das quais as pessoas começam a pesquisar e a porcentagem de sessões que incluíram uma pesquisa. Saiba mais sobre como configurar a pesquisa de sites .


    Metas Inteligentes

    Se não for possível configurar manualmente seus próprios objetivos, você pode usar o aprendizado de máquina do Google para identificar as sessões com maior probabilidade de resultar em uma conversão. Veja também objetivo .


    Social

    Social aparece como um canal de marketing (no agrupamento de canais padrão) nos relatórios de aquisição que inclui automaticamente o tráfego proveniente de mídia social, incluindo Twitter e Facebook. Os relatórios de aquisição também incluem um conjunto dedicado de relatórios sociais para analisar e relatar o desempenho de seu tráfego social de entrada.


    Plugins Sociais

    O Google Analytics pode ser configurado para rastrear pessoas que se envolvem com widgets de compartilhamento social incorporados ao seu site. O relatório de plug-ins sociais permite que você relate as páginas em que as pessoas estão quando usam seus widgets de compartilhamento social, as redes sociais que usam e as ações que realizam.


    Fonte

    A origem é uma das quatro dimensões principais (junto com meio, campanha e canal) para relatar e analisar como as pessoas encontraram seu site. A fonte informa onde a mensagem foi vista. Por exemplo, uma fonte 'google' indicaria que alguém encontrou seu site após realizar uma pesquisa no Google. A origem pode ser usada em combinação com a mídia para obter informações mais granulares, por exemplo, uma fonte de 'google' e uma mídia de 'cpc' seriam informadas para cliques pagos de suas campanhas do Google Ads. Veja também meio .


    Transação

    Uma única compra em seu site relatada dentro do Google Analytics. Cada transação pode incluir um ou mais itens que foram comprados durante a finalização da compra e cada transação é associada a um ID de transação que é enviado ao Google Analytics de seu sistema de comércio eletrônico usando um código especial de acompanhamento de comércio eletrônico. O número de transações, junto com a receita total e a taxa de conversão de comércio eletrônico são geralmente as principais medidas de sucesso para um site de comércio eletrônico. Cada transação de comércio eletrônico pode incluir detalhes sobre o valor total da transação, itens comprados, detalhes de envio e muito mais.


    ID de rastreamento

    Para enviar hits à propriedade apropriada dentro do Google Analytics, um ID de rastreamento é incluído no código de rastreamento (ou tag do Gerenciador de tags do Google). O ID de rastreamento começa com 'UA', seguido por uma série de números, por exemplo, UA-123456-1. O número entre os travessões é um identificador exclusivo da conta do Google Analytics e o número no final identifica uma propriedade na conta. Veja também propriedade .

    Transações por usuário

    O número de transações dividido pelo número de usuários. Essa métrica pode fornecer informações sobre o desempenho do seu site com base nas transações de comércio eletrônico.


    Visualização de página única


    Conta uma página uma vez, mesmo que tenha sido exibida várias vezes em uma única sessão. Por exemplo, se alguém acessou sua página inicial, visualizou a página 'sobre nós' e navegou de volta para sua página inicial, a página inicial teria uma visualização de página exclusiva (embora a página tenha sido visualizada duas vezes durante a sessão).


    URL Builder


    O URL Builder é uma ferramenta fornecida pelo Google que permite adicionar tags de campanha a seus URLs de entrada. É especialmente útil se você está apenas começando a usar tags de campanha, pois fornece uma interface visual. Consulte também tags de campanha e tag UTM .

    User

    Uma pessoa navegando em seu site (tecnicamente, um cookie de navegador exclusivo). Cada usuário pode visitar seu site várias vezes, por exemplo, um usuário pode criar três sessões em seu site, com cada sessão contendo várias visualizações de página. Por padrão, cada cookie de navegador exclusivo será contado como um usuário separado, o que significa que alguém que visita seu site em vários dispositivos (cada um com seu próprio cookie de navegador) significa que mais de um usuário é relatado. O recurso de ID do usuário permite que você rastreie indivíduos únicos que se identificam em vários dispositivos.

    Explorador do usuário

    O relatório do User Explorer permite que você visualize os IDs de cookies que foram criados nos navegadores das pessoas. Isso permite que você veja como as pessoas interagem com seu site em várias sessões.

    Fluxo de usuários/Users Flow

    O relatório Fluxo de usuários é uma representação visual de como os usuários navegam e interagem com o seu site. Por exemplo, você pode ver os caminhos que as pessoas percorrem ao visualizar o conteúdo do seu site depois de pousar.


    ID do usuário


    Um identificador exclusivo usado para combinar sessões de uma pessoa conhecida em seu site. Quando você pode identificar alguém (por exemplo, usando um ID do seu CRM ou outro sistema), você pode enviar um ID para o Google Analytics para habilitar um conjunto especial de relatórios entre dispositivos. Embora isso forneça uma contagem de usuários mais precisa, já que alguém precisa ser identificado (por exemplo, fazendo login em seu site), apenas uma parte de seus usuários será incluída nesses relatórios. Saiba mais sobre o ID do usuário .


    Tempo do usuário


    Você pode relatar intervalos de tempo personalizados com o recurso Tempo do usuário. Isso pode ser usado para relatar o tempo de carregamento de elementos personalizados em seu site, como AJAX, ou para relatar qualquer intervalo personalizado, como o tempo necessário para preencher um formulário de inscrição. Para usar os relatórios, você precisará modificar sua implementação para enviar as velocidades personalizadas do usuário ao Google Analytics.


    Cobertura de ID de usuário/User ID Coverage


    Quando você cria uma vista da propriedade de User ID dedicada no Google Analytics, o relatório de cobertura de User ID fica disponível nas vistas de relatórios padrão. O relatório mostra a porcentagem de usuários associados a um ID em comparação com aqueles que não o fizeram. Veja também ID do usuário .


    Tag UTM

    As tags UTM são os parâmetros de consulta individuais usados ​​para criar um URL com tags de campanha. As marcas UTM incluem utm_name, utm_source, utm_medium, utm_term, utm_content e o menos conhecido utm_id. UTM significa 'Urchin Traffic Monitor' (Urchin foi o precursor do Google Analytics). Veja também tags de campanha .


    View


    Em cada propriedade do Google Analytics, há uma ou mais vistas da propriedade de relatórios que contêm dados do seu site. As visualizações podem conter um conjunto completo de dados do código de rastreamento ou um subconjunto de dados (usando filtros ). Cada visualização de relatório tem seus próprios objetivos e outras configurações.


    Esse artigo foi traduzido de The Ultimate Universal Analytics Glossary- LOVEDATA



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