Mobile Always , mas Desktop First
O que você irá aprender?
Se você trabalha com marketing digital ou ecommerce com certeza já ouviu falar na metodologia Mobile First idealizada pelo Google e que ganha tanta relevância para SEO, mas com certeza eu te desafio a falar qual foi a última vez que você acessou o seu site ou comprou no seu site usando o celular.
Como trabalhamos para o nosso site em computadores, temos o costume de acessar os site da empresa diversas vezes ao dia pelo computador, acessamos tanto que chega a virar paisagem, mas acabamos não acessando com tanta frequência assim o site pelo mobile. rs
Ultimamente no uso pessoal vemos cada vez mais pessoas conseguindo resolver a sua vida pelo mobile, pagando contas, comprando, lendo, assistindo e cada vez mais o mercado fomenta isso, inclusive os acessos mobile de diversos sites que analisamos chega a ser 70/30, 70% mobile mas quando analisamos a conversão, taxa de conversão, receita e transações esses números são totalmente diferentes!
Em hipótese alguma credito isso ao comportamento do consumidor, pois como já vimos em 2018, o mercado de compras pelo mobile movimenta e movimentou muito o mercado, como você pode ver aqui.
Compras feitas pelo celular aumentam e rendem mais de R$ 47 bilhões para e-commerce!
Se seu site não vende tão bem no mobile quanto no desktop, existem vários fatores para isso mas muito provavelmente o problema é SEU SITE! Já pensou de verdade na experiência do seu site no mobile? Ele realmente é bom e o cliente se sente confortável e confiante em comprar??
Olha por exemplo o site da Eventim no Mobile e me diz se é fácil selecionar o ingresso, cadeira e entender sobre a diferença de um pro outro:
Primeiro, você consegue enxergar o que é cada coisa?
Vamos dar zoom então para enxergar?
Dando o zoom temos alguns problemas como por exemplo perder a referência dos outros assentos e em algumas vezes do palco onde é realizada a atração principal.
E sabe o que é o pior de tudo? Ao dar zoom não conseguimos mais andar pela tela, só se removermos o zoom. :(
Jogando a home do site por exemplo no page speed insights, vemos que inclusive a nota dada pela ferramenta é baixíssima:
Ingresso.com:
Mas isso só demonstra como podem ter espaços para melhorar né?
Continuem pensam em mobile first, mas executem essa metodologia. Inclusive ela deveria mudar para Mobile always!
Analise seu site no mobile, identifique os pontos de melhoria quanto a usabilidade e principalmente carregamento e entenda que muitas vezes seu site não possui boa conversão no mobile e a causa não é o usuário e sim SEU SITE!
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄