Métricas para redes sociais EP [94] Analytics Talks
O que você irá aprender?
Fala analítico e analítica de plantão, beleza?
No episódio dessa semana do Analytics Talks, recebemos o Lucas Bernardes da Copfy para bater um papo sobre Métricas para Redes Sociais.
Entender a lógica do instagram e métricas é uma grande curiosidade dos profissionais de marketing.
No episódio de hoje, vamos aprender a analisar as métricas em redes sociais, quais ferramentas podemos utilizar na retenção de dados e muito. Vamos conferir?
Como funciona o algoritmo do Instagram?
Um dos principais pontos do algoritmo do instagram é a retenção do usuário no aplicativo, que é o tempo.
Quanto mais o aplicativo mantém o usuário na plataforma, consumindo o conteúdo, ele gera um looping infinito, conforme o esquema abaixo:
**O usuário consome conteúdo → Permanece na plataforma → Mais anúncio é exibido → Não acessa outras redes sociais **
E assim você cria um ciclo de fidelização na plataforma, sem ao menos ter essa real intenção.
No instagram, uma das bases da entrega de conteúdo é o engajamento, que nada mais é que, o conteúdo ser bom e ter conexão com os seus seguidores.
O seu conteúdo precisa estar alinhado com o interesse dos seus seguidores e assim gerar conexão e resultados. Sendo assim, o algoritmo do instagram é o reflexo do interesse do seu usuário. Como analisar métricas em stories do Instagram?
Um dos principais pontos que debatemos no episódio dessa semana, foi como analisar métricas nos stories do instagram.
Segundo o Lucas Bernardes, após a realização de alguns testes de conteúdo, um dos principais pontos a serem analisados, é a interação de resposta dos seguidores nos stories.
Uma boa média de visualização de stories, é no mínimo por volta de 2% do seu número de seguidores em contas comerciais. Por exemplo, se você tem 10.000 seguidores, um bom número de visualizações de stories seria a partir de 200 seguidores.
O ideal para contas pessoais ou de influenciadores, é por volta de 5% a 10% do número de seguidores.
E qual conteúdo devemos realizar para gerar esse engajamento? Conteúdos como caixinha de perguntas, reações e enquetes são considerados uma boa opção para gerar essa interação.
Principais métricas no Instagram
Um dos pontos principais na análise de métricas no instagram é ter metas definidas a serem alcançadas.
Para contas comerciais, precisamos ter atenção ao feed, que é o local onde podemos alcançar mais pessoas e consequentemente gerar mais vendas para o negócio.
Para Lucas Bernardes, uma das principais métricas para analisar são as curtidas. Algumas pessoas rotulam essa métrica como “métrica de vaidade", porém, se as curtidas estão com um bom número, normalmente comentários, envios e salvamentos estão acompanhando esse alcance.
Lembrando que estamos analisando métricas de conteúdos orgânicos, sem impulsionamento em anúncios.
Para um perfil com 10.000 seguidores, uma meta de engajamento analisado através de curtidas, é 2% do número de seguidores em um conteúdo, ou seja, no mínimo, 200 curtidas por post.
Acima de 10.000 seguidores, o número ideal de curtidas é a partir de **1% **dos seguidores, ou seja, 100 curtidas.
Confira o trecho abaixo, onde o Lucas explica mais sobre o assunto:
Ferramentas para analisar métricas em redes sociais
Podemos utilizar os números que a própria Meta disponibiliza na plataforma, no gerenciador de conteúdo.
Porém, para essa análise completa, a melhor maneira é ter metas definidas e a total clareza de quem é o seu público alvo e como gerar essa conexão com ele.
Como já falamos, um dos principais pontos para analisar o resultado do seu conteúdo é curtidas e comentários, e em quanto tempo você levou para atingir a sua meta.
Confira esse trecho onde o Lucas explica mais sobre:
Quer saber mais sobre como analisar métricas nas redes sociais? Confira o episódio completo com vários insights para sua análise e resultado em redes sociais.