Métricas mal compreendidas: visitantes novos x recorrentes
O que você irá aprender?
Por que os visitantes novos + recorrentes somam mais do que o total de usuários? Como posso ter mais novos usuários do que usuários que são “Novos visitantes”? Este artigo sobre métricas entendidas explora o relatório Público alvo > Comportamento> Novos x recorrentes no Google Analytics e porque os números podem ser confusos.
O que é um novo usuário no Google Analytics?
Primeiro, vamos esclarecer como o Google Analytics identifica um “novo usuário”: quando um visitante visualiza seu site, o snippet de rastreamento do Google procura um cookie de rastreamento existente no dispositivo.
Se não houver um cookie de rastreamento, o Google cria um e o considera um novo visitante do seu site. Uma sessão é iniciada e a dimensão Tipo de Usuário é definida como “Novo visitante”. Todos os acessos subsequentes (visualizações de página, eventos, etc.) são registrados com esse rótulo “Novo visitante”.
Se houver um cookie de rastreamento existente no dispositivo, o Google iniciará uma nova sessão com o Tipo de usuário definido como “Visitante recorrente”.
Matemática ruim: nunca some a métrica dos usuários
O primeiro problema que as pessoas encontram é que o número total de Usuários (9.947) é menor do que a soma dos Novos Visitantes e dos Visitantes que Retornam (9.167 + 2.254 = 11.421). Isso ocorre porque é comum que um único usuário visite seu site várias vezes durante o período do relatório. Eles podem ser AMBOS um visitante 'novo' e um visitante 'recorrente' - novos na segunda-feira, mas retornando na terça e quarta-feira.
Nunca some os números do usuário para um total - o total quase nunca será igual. Isso é o mesmo que adicionar números diários e compará-los com um total semanal ou mensal - os usuários podem visitar várias vezes durante esse período e você os contaria várias vezes.
Tracking Quirks: 'Novo visitante' usuários não são iguais a 'novos usuários'
Outra coisa confusa é quando o número de Novos visitantes - Usuários (9.167) é diferente do Novos visitantes - Novos usuários (9.276) no mesmo relatório e na mesma linha. Normalmente, aparece em sites de apelo global e em relatórios de vários dias. Como você pode ter mais novos usuários do que usuários?
Isso é causado por uma peculiaridade do rastreamento do Google Analytics: à meia-noite, todas as sessões ativas são reiniciadas para o novo dia (veja a imagem abaixo). Acho que isso foi feito historicamente para que a contagem das sessões fosse precisa para cada dia. As sessões são compostas por uma série de ocorrências (visualizações de página) e a sessão é contada apenas na primeira visualização de página da sessão - o que facilita os relatórios porque um total rápido de sessões e visualizações de página seria correto.
Isso criava um problema se uma sessão durasse 2 dias, só seria contada no primeiro dia, então eles decidiram reiniciar todas as sessões ativas à meia-noite pensando que seria uma boa solução. Os relatórios eram rápidos e os números muito próximos, porque muito poucas pessoas navegavam na web à meia-noite.
Com o tempo, eles adicionaram a métrica “Novo usuário”, que foi calculada como usuários que tiveram um 'hit' que foi marcado como um “novo visitante”.
Na imagem abaixo, acompanhamos a sessão de um usuário que passa da meia-noite. das 23:59 às 00:06. Se você observar as visualizações de página individuais, verá que as métricas de Sessões e Novos Usuários são recontadas após a meia-noite.
Se você resumir por data, ainda verá 1 sessão, 1 novo usuário e 1 usuário por dia, mas se remover a data e observar todo o período de 2 dias, o Google Analytics mostra que, na verdade, havia apenas 1 usuário; Sessões e novos usuários ainda mostram uma contagem de 2 devido à forma como são medidos.
Tracking Quirks: Sessions podem ser diferentes também
Se você voltar e olhar para o relatório Novos x Recorrentes mais uma vez, você notará que as Sessões para Novos Visitantes (9.229) não correspondem aos números de Novos Usuários (9.276) ou Usuários (9.167). Isso pode acontecer se você rastrear eventos em seu site e é causado pela sutil diferença na forma como os novos usuários e as sessões são contados.
Um novo usuário é contado por um 'hit' após a meia-noite, mas a sessão é contada apenas na primeira 'exibição de página'. Normalmente as sessões incluem ambos, mas se uma sessão tiver exibições de página antes da meia-noite, mas apenas eventos depois da meia-noite, a sessão não será contada no segundo dia, mas o Novo Usuário sim. Esse cenário pode acontecer com mais frequência se você rastrear a rolagem da página ou o tempo na página como eventos.
Qual número você deve usar?
Se você quiser uma contagem do total de usuários, use o total no topo (9.947). Se você deseja o número de novos visitantes ao seu site, use a métrica Usuários na linha Novos visitantes (9.167). A diferença entre novos usuários visitantes e novos usuários (9.167 e 9.276) dá uma ideia de como seu site está ocupado à meia-noite, mas isso é tudo. Você não deve usar os números de novas sessões de visitantes ou novos usuários para fins de relatório.
Fonte Original: https://help.analyticsedge.com/article/misunderstood-metrics-new-vs-returning-visitors/
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😀
Nos siga no Instagram @Metricasboss