Guia definitivo para atualização no GA4

O que você irá aprender?

    Fala Analíticos e Analíticas de plantão, beleza?

    Você sabe que a atualização do Google Analytics 4 está chegando, certo? E cada vez mais, o seu tempo está acabando para realizar essa atualização. Hoje preparei um guia completo para guiar nessa atualização rumo ao GA4. Bora?

    Criei a conta, e agora?

    Para começo de conversa, o termo correto seria criar uma atualização. Não é possível levar os dados do GA para o GA4, por isso não vamos chamar de migração para o GA4 ok? Você irá criar uma propriedade no Google Analytics 4. Essa atualização vai iniciar zerada, o máximo que você vai conseguir fazer é, exportar os seus dados do seu Google Universal para o Google Big Query, e após isso, exportar para o Google Data Studio.

    Limites e filtros aplicados nos relatórios

    Anteriormente no Google Analytics Universal, você só conseguia visualizar um símbolo verde, na barra superior, onde sinalizava se estava amarelo ou vermelho, variando a amostragem aplicado. O que era muito difícil ultrapassar o limite de 10 milhões de hits.

    No Google Analytics 4, existe a alta cardinalidade, quanto mais fácil você identificar o seu usuário através do eventos que você está coletando, mais o Google tem a tendência de aplicar um limite nos dados que vai filtrar os seus relatórios para uma amostragem.

    O GA4 passa a ser mais pautado no comportamento dos usuários no site, do que os dados reais que tínhamos no Google Analytics.

    Um dos primeiros pontos que você precisa avaliar é verificar qual a cor da sinalização no relatório que você está avaliando. É simples, verifique na aba superior a cor que está aparecendo, assim você irá verificar o limite que foi aplicado ao relatório. Ou seja, não será um relatório 100% fidedigno.

    Segundo ponto a ter atenção, quanto mais detalhada é a informação, maior será a alta cardinalidade e quanto mais simples for esse relatório, menor será essa alta cardinalidade.

    Lembrando que, mesmo que você não concorde com essas informações, a atualização para o GA4 é essencial, não teremos escolha de utilizar o GAU apenas.

    GA4, eventos e relatórios

    Um dos pontos mais importantes no GA4, são os eventos. O Google Analytics 4 é 100% baseado em eventos. No GA4 você precisa configurar os eventos, para você medir as informações no seu site. O GA4 só vem com 6 eventos disponíveis, o que não é o suficiente.

    Se você é da área de ecommerce, deve estar sentindo falta do relatório funil de metas. No Universal você precisava criar uma meta de transação, e após isso, você determinava as etapas que eram páginas do seu site.

    No GA4, você tem o relatório explorar, que é baseado em funil. A grande diferença entre os dois, é que o relatório de funil de metas do GA, contabilizava apenas da data que você criou. Já no GA4, a partir do momento que você cria, ele consegue puxar os dados retroativos.

    Por padrão, esse relatório vem configurado com a retenção de dados por apenas 2 meses, ´porém, você consegue alterar para 14 meses.

    Confira aqui o passo a passo para essa configuração.

    Eventos de comércio eletrônico

    Existe uma diferença entre o comércio eletrônico do GA para o GA4. Primeiramente, você não precisa habilitar essa informação no GA4, a partir do momento que você envia o evento de compra, automaticamente, o GA4, os relatórios de monetização e todos os relatórios que você pode explorar nesse evento.

    Existe diferença entre eventos no Google Analytics Universal e Google Analytics 4, um dos pontos é a alteração na sua estrutura. Anteriormente, o evento no GAU era dividido em categoria, ação e rótulo; no GA4, temos a estrutura de nome do evento e parâmetro. Dentro do GA4, passamos a ter eventos pré definidos, que são os que preenchem esses relatórios de monetização. Então, todo evento pré definido de comércio eletrônico, precisa seguir essa configuração para que os relatórios sejam preenchidos corretamente.

    Conclusão

    Espero que esse conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre a atualização no Google Analytics 4. Confira o vídeo completo, onde o Lucian Fialho e Gustavo Esteves aprofundam sobre esse assunto:

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