Google Data Studio agora é Looker Studio

O que você irá aprender?

    É o ano de 2022 não para de fazer o profissional de Digital Analytics estudar... IOS 14, IOS 15, API de conversão, GA4, GTM Server Side e agora... Data Studio é Looker Studio.

    Confirma na íntegra a notícia do Google:

    Como consumidores, todos nós nos beneficiamos do acesso sem precedentes a dados em tudo o que fazemos, desde encontrar respostas na web até navegar em uma nova cidade e escolher o melhor lugar para jantar. Mas no trabalho não é tão fácil. Em vez de ter as respostas para as perguntas na ponta dos dedos, obter essas respostas é um projeto de TI caro e, quando as obtemos, elas apenas levantam novas perguntas que você precisa retornar à fila de TI para responder.

    Assim como a missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis, a Looker pretende fazer o mesmo com seus dados de negócios, tornando mais fácil para os usuários obter insights e para você criar aplicativos baseados em insights. Essa visão é nossa estrela norte para inteligência de negócios no Google Cloud, razão pela qual adquirimos a Looker em 2020 e por isso temos grandes planos para os próximos anos.

    Hoje, estamos unificando nossa família de produtos de inteligência de negócios sob o guarda-chuva Looker . Looker é o nome que você ouvirá quando falarmos sobre nossos produtos de business intelligence do Google Cloud, pois reunimos Looker, Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). E a partir de hoje, o Data Studio agora é Looker Studio . Com este conjunto completo de business intelligence empresarial, ajudaremos você a ir além dos painéis e infundir seus fluxos de trabalho e aplicativos com a inteligência necessária para ajudar a tomar decisões orientadas por dados.

    Expandindo o poder e o alcance do Looker

    O Looker Studio ajuda a tornar mais fácil para todos fazerem análises de autoatendimento. Atualmente suporta mais de 800 fontes de dados com um catálogo que ultrapassa os 600 conectores, simplificando a exploração de dados de diferentes fontes com apenas alguns cliques e sem a necessidade de TI. Além das funcionalidades que os clientes já conhecem e adoram, o Looker Studio planeja evoluir para incluir uma interface de usuário completa para trabalhar com dados modelados no Looker.

    Como primeiro passo nesta jornada, temos o prazer de anunciar que o acesso aos modelos de dados Looker do Looker Studio está disponível em versão prévia hoje. Esse recurso permite que os clientes explorem dados confiáveis ​​por meio da camada de modelagem Looker. Pela primeira vez, os clientes podem combinar facilmente análises de autoatendimento de fontes de dados ad-hoc e dados confiáveis ​​que já foram verificados e modelados no Looker.

    Adoramos o que nossos usuários realizaram com o Looker Studio , desde o rastreamento dos votos do Prêmio MVP da NBA e a localização da Estação Espacial Internacional , até a quebra da economia de especiarias de abóbora e da indústria de videogames . Para dar suporte a esses vastos e diversos casos de uso, continuaremos a disponibilizar o Looker Studio sem nenhum custo. Ao mesmo tempo, muitos de nossos clientes exigem recursos focados na empresa para usar o Looker Studio como parte de sua pilha de dados, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos de governança e conformidade. Para atender a essa demanda de clientes, temos o prazer de anunciar a disponibilidade do Looker Studio Pro .

    Os clientes que fizerem upgrade para o Looker Studio Pro obterão novos recursos de gerenciamento empresarial, recursos de colaboração em equipe e SLAs. Esta é apenas a primeira versão, e desenvolvemos um roteiro de recursos, começando com a integração do Dataplex para linhagem de dados e visibilidade de metadados, que nossos clientes corporativos têm solicitado.

    Quando a Looker ingressou no Google Cloud , um dos principais objetivos era aproximar a inteligência de negócios das principais tecnologias do Google Cloud. Como um passo importante nessa jornada, temos o prazer de anunciar o Looker (núcleo do Google Cloud) em versão prévia hoje. Esta nova versão do Looker estará disponível no Google Cloud Console e está profundamente integrada aos principais serviços de infraestrutura em nuvem, como os principais serviços de segurança e gerenciamento.

    Dados abertos também significam inteligência de negócios aberta

    Insights em todos os lugares não significam apenas em todos os lugares no Looker. Nossos clientes querem uma nuvem de dados aberta que destrua silos, sejam análises, inteligência de negócios ou aprendizado de máquina. Assim como já fizemos com nosso data warehouse do BigQuery , temos o compromisso de integrar o Looker com quantos produtos do Google e de parceiros precisarem.

    Por exemplo, estamos integrando profundamente o Looker e o Google Workspace para que os insights estejam disponíveis nas ferramentas de produtividade familiares que você usa todos os dias. Isso fornecerá acesso fácil, por meio de planilhas e outros documentos, a respostas consistentes e confiáveis ​​de fontes de dados selecionadas em toda a sua organização. A integração do Looker com o Planilhas Google está em pré-visualização agora, com planos para lançamento completo no primeiro semestre de 2023.

    Para continuar a atender nossos clientes onde eles estão em sua jornada de nuvem de dados abertos, estamos trabalhando para conectar outras ofertas populares de inteligência de negócios também. Essa conexão pode permitir que ferramentas de visualização, incluindo Tableau e Power BI , analisem facilmente dados confiáveis ​​do Looker. Além disso, o Looker continua sendo uma plataforma aberta e estamos expandindo nossas parcerias da camada de modelagem diretamente para a experiência do usuário.

    Para demonstrar isso, temos também o prazer de anunciar uma nova parceria com a Sisu Data . Muitas vezes, seus dados lhe dirão quando algo incomum aconteceu, mas descobrir por que pode levar horas ou dias, mesmo para cientistas de dados qualificados. Nossa parceria com a Sisu Data ajudará a automatizar a descoberta de causas-raiz 80% mais rápido do que as abordagens tradicionais . Essa integração profunda permitirá uma experiência tranquila para mais clientes.

    Dados reais, inteligência real, impacto real

    Nossos clientes usam o Looker para inteligência de negócios interna e para criar produtos de dados incorporados. O Mercado Livre , um varejista na América Latina com uma força de trabalho geograficamente diversificada, usa o Looker e o BigQuery para permitir o atendimento acelerado. Somente no primeiro semestre de 2022, eles conseguiram entregar 79% dos embarques em menos de 48 horas.

    Outro cliente, Wpromote , é uma das agências de marketing digital da Adweek que mais cresce. Eles reconstruíram a infraestrutura que usam para administrar todos os aspectos de seus negócios usando o Looker e o BigQuery. “Queríamos construir um sistema sem teto, onde a única limitação seria nossa visão e nossa capacidade de execução”, disse o diretor de tecnologia da Wpromote, Paul Dumais. “Tudo o que você pode fazer na interface do Looker pode ser feito via API .”

    Muito de nossa vida cotidiana gira em torno de dados, e isso é especialmente verdade quando se trata da maneira como trabalhamos. Os dados nos fornecem uma riqueza de conhecimento, mas sem as ferramentas certas, às vezes pode ser esmagador, caro e pode levar muito tempo. A nova família de produtos unificada Looker ajuda você a aproveitar ao máximo seus dados, oferecendo uma experiência melhor para suas equipes e, em última análise, uma experiência melhor para seus clientes - hoje e no futuro.

    Para saber mais sobre nossos outros avanços e anúncios nos anúncios de nuvem de dados, você pode ler mais aqui no Blog do Google Cloud .

    Aprenda sobre essa ferramenta no curso de Looker Studio:

    Nesse curso você vai aprender a conectar seus dados, realizar as integrações mais importantes, criar dashboards inteligentes e as boas práticas do Looker Studio. Além disso, você terá acesso a aulas extras para praticar bastante. Clique aqui e confira.

    Artigos Relacionados

    WhatsApp