[Google Analytics 4] Agende Relatórios no GA4
O que você irá aprender?
Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?
Olha que maneiro, a Vivi do nosso time nos avisou que o GA4 atualizou e agora é possível agendar o envio de relatórios via a própria interface do GA4, o que antes era possível somente via Looker Studio.
Como administrador, é possível programar o envio regular de até 50 relatórios, sejam eles padrão ou personalizados, por e-mail. Essa funcionalidade permite que os membros da equipe recebam atualizações periódicas sobre o desempenho do seu website ou aplicativo.
Os relatórios enviados por e-mail abrangem dados do intervalo de datas especificado, incluindo os filtros ou comparações aplicados durante o primeiro agendamento. Após programar um relatório, é possível visualizar e gerenciar os relatórios agendados relacionados à propriedade, identificando eventuais erros para resolvê-los.
Importante observar que não é possível agendar e-mails para o relatório em tempo real nem para os relatórios de publicidade.
Agende um relatório no Google Analytics 4
- No Google Analytics, selecione Relatórios à esquerda.
- Abra o relatório que quer enviar como email.
- Na parte superior direita do relatório, clique em Partilhar este relatório > Agendar email.
- Se não vir a opção Agendar email no menu, é possível que não tenha autorização para agendar um relatório. Apenas os administradores podem agendar relatórios enviados por email.
- Preencha os campos seguintes para agendar o relatório enviado por email:
- Clique em Guardar para agendar o email. Só pode guardar as alterações se tiver incluído, pelo menos, um destinatário e selecionado um nome, uma descrição (se existir), um intervalo de datas e uma frequência válidos. Se aplicou um filtro ou uma comparação antes de agendar o relatório, ou alterou o intervalo de datas, o relatório vai conter essa configuração quando o ficheiro exportado for gerado.
O que acontece a seguir?
Os destinatários recebem regularmente e-mails conforme as datas agendadas. Para deixar de receber esses e-mails, podem clicar em "Cancelar subscrição" no e-mail. Caso optem por cancelar a subscrição, receberão uma notificação no mesmo e-mail confirmando o êxito da ação. Esse e-mail também contém um link pelo qual podem subscrever novamente.
É importante observar que, ao optar por não receber um e-mail, o utilizador não é automaticamente removido da lista de destinatários na Administração, o que é um problema conhecido. Se o utilizador deseja voltar a receber os e-mails após ter cancelado a subscrição, é necessário reagendar o relatório e adicioná-lo ao novo relatório agendado.
Para gerir os relatórios agendados, basta clicar em "Ver detalhes" na parte inferior da tela e acessar as opções disponíveis na Administração.
Veja e faça a gestão dos relatórios agendados
Como administrador, pode ver uma lista de relatórios agendados, incluindo a frequência, o formato e o estado. Também pode editar, analisar e eliminar relatórios agendados.
Veja os relatórios agendados
Na tela de Administração, clique em Propriedade, clique em Emails agendados.
Status dos relatórios agendados do GA4
Cada relatório agendado na página Emails agendados tem um destes status:
Edite um relatório agendado no GA4
- Clique em Mais Mais > Editar junto ao relatório agendado.
- Modifique os detalhes do relatório e do agendamento.
- Nota: se adicionar novos destinatários à lista de destinatários, esses utilizadores recebem o relatório na próxima ocorrência agendada.
- Clique em Salvar.
Analise um relatório agendado no Google Analytics 4
- Clique em Mais Mais > Editar junto ao relatório agendado.
- Na tela "Edite o email agendado", clique em Ver relatório.
- Clique em Salvar.
Elimine um relatório agendado no GA4
À direita de um email agendado, em Administração, clique em Mais [Mais] > Eliminar.