Funil Aberto x Funil fechado no GA4

Fala analyticos e analyticas!

Uma das melhorias no Google Analytics 4 (comparada à versão anterior) é a exploração do funil. No passado, a visualização de funil era inflexível e se você bagunçava alguma coisa em sua configuração os dados permaneciam corrompidos.


Isto mudou com o GA4, quando a configuração para esta finalidade foi finalmente desenvolvida. Isto significa que você pode construir funis de várias maneiras e usar o histórico de dados neles.


Entre várias opções deste tipo de análises, há uma que eu gostaria de me aprofundar, funil aberto vs funil fechado.


Table of contents

1. Onde eu posso encontrar esta configuração?


Neste post, eu presumo que você já sabe como começar uma análise de funil (quero dizer que você precisa ir para Explorar > Exploração de Funil).

Por predefinição, funis no Google Analytics 4 são fechados. Isto significa que se um visitante entra na segunda (ou mais) etapa, ela não será contada no funil.


Mas se pra você tudo bem que o usuário/visitante entre no funil em “qualquer etapa”, então você pode fazer uma alternância para funil aberto para permitir.


Imagem 1 (1).png


2. “Funil aberto vs Funil fechado” afeta como os dados são calculados


Um funil fechado significa que um visitante pode entrar apenas pela primeira etapa. Ele não pode entrar no funil em nenhuma outra etapa.


Por outro lado, funis abertos permitem que visitantes/usuários entrem no funil em qualquer etapa. (não apenas pela primeira)
As quedas na exploração do funil relatam que são contadas quando o visitante não continua para outras etapas. Se o visitante/usuário entra no funil na primeira etapa e vai para a segunda etapa, e então completa a terceira, a última etapa não será contada e a saída será vista depois da primeira etapa.


Visitantes/usuários não podem pular etapas no Google Analytics 4. Para as coisas ficarem um pouco mais fáceis de entender, eu preparei um exemplo visual. Estas situações foram retiradas das documentações do Google e eu visualizei. (Portanto, espero ter deixado claro). Propriedades do Google Analytics 4 foram capturados por quatro usuários, e configurei o funil que consiste em três etapas.


imagem 2.png


  • Usuário 1 completa todas 3 etapas
  • Usuário 2 entra no funil na etapa B e também completa a etapa C
  • Usuário 3 entra no funil na etapa A, pula para etapa B, completa a etapa C
  • Usuário 4 entra no funil na etapa C

Agora vamos olhar como o Google Analytics 4 irá tratar estas ações quando essas informações chegarem na exploração de funil, que etapas serão contadas?


3. Funil aberto


Primeiro, vamos começar com o funil aberto. A seleção verde mostra qual etapa será contada no relatório de exploração de funil, O vermelho “X” mostra qual não será.


Imagem 3 (1).png


A razão que temos é que muitas seleções verdes é que isto é um funil aberto. Visitantes/usuários podem entrar no funil em qualquer etapa.

O motivo pelo qual os usuários da terceira etapa não são contados, é que eles pularam para a etapa B. Na exploração de funil no GA4, etapas do funil não podem ser puladas.

Se visualizarmos este funil com minhas poucas habilidades de design, eu olharia como este (também rotulei qual usuário será contado aqui).


imagem 4 (1).png


Aqueles que entraram no funil uma etapa depois são exibidos em um retângulo separado, adicionado no topo da barra no gráfico.


4. Funil fechado


Agora vamos olhar para o funil fechado, os usuários e como eles completam as etapas são os mesmo do funil aberto, que diferencia é como o relatório será exibido


Imagem 5 (1).png


  • Usuário 2 não foi incluído no relatório de funil porque ele pulou a etapa A
  • Usuário da terceira C não foi contado porque a etapa B foi pulada
  • Usuário 4 não foi incluído porque a etapa A e B foram puladas.

Visualmente, poderia ser assim:


imagem 6.png


Espero que este pequeno guia tenha te ajudado a entender como os dados são calculados quando você seleciona tanto funil aberto ou fechado em suas análises.

Quer aprender TUDO sobre GA4? Então conheça a Métricas Boss Prime.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp