Diferenças entre Client ID e User ID
O que você irá aprender?
Se você trabalha com Web Analytics e com Google Analytics provavelmente já ouviu falar ou quis saber o que são os Client IDs e os User IDs, né?
Vamos através deste artigo explicá-los e expor quais são as principais diferenças entre eles.
O Client ID é um valor gerado de forma aleatória pelo Google Analytics para todo mundo que acesso um site com o GA instalado, mas não é um código exclusivo.
Para ver seu Client ID por exemplo dentro do seu próprio site é bem fácil! Basta se você usa o Chrome realizar as seguintes ações:
1 - Clicar em configurações no seu Chrome;
2 - Clicar em configurações no seu Chrome;
3 - Clicar em cookies;
4 - Ver todos os cookies e dados do site;
5 - Procurar o seu site, como por exemplo eu procurei Metricas Boss;
6 - Procure pelo cookie _ga e lá estará seu Client ID;
7 - Agora procure por esse Client ID no GA do seu site;
Já o User ID é um código gerado de forma aleatório porém exclusivo. O User ID é exclusivo pois só é gerado após o usuário se logar no site e com isso mesmo que ele limpe os cookies ele passará a ter o mesmo User ID, diferente do Client ID. :(
Quais as diferenças entre User ID e Client ID?
Diferença 1
O Client ID representa o navegador/dispositivo exclusivo; O User ID representa um usuário exclusivo;
Diferença 2
- O Client ID é atribuído pelo cookie universal do Google Analytics;
- O User ID é atribuído por pessoas;
Diferença 3
- O Client ID é atribuído a cada usuário único do site;
- O User ID é atribuído ao usuário que se loga no site;
Diferença 4
- O Client ID pode existir apenas no dispositivo / computador que foi configurado, devido a isso o client ID não serve para medir o usuário em todos os dispositivos;
- O User ID pode existir entre navegadores e dispositivos, por conta disso o user ID serve para medir o usuário em todos os dispositivos;
Diferença 5
- O Client ID não serve para contar usuários únicos, pois o usuário terá um client id em outros dispositivos;
- O User ID identifica com mais precisão o número de usuários únicos do seu site, pois o usuário é contado apenas uma vez mesmo que ele alterne entre dispositivos;
Diferença 6
- Utilizar o client id pode gerar problemas de atribuição pois o usuário se torna outro Client ID ao acessar o site por dispositivos diferentes.
- Configurar e usar o User ID pode lhe ajudar a resolver esses problemas de atribuição pois o código é o mesmo cross device.
Diferença 7
- Em um único dispositivo/navegador o Client ID demonstra melhor a jornada do usuário no site e na jornada de compra dele já que conseguimos ter acesso ao primeiro acesso do usuário;
- Já o User ID não consegue ter essa visualização pois o código só é gerado após o usuário se logar no site;
Diferença 8
- O Client ID só pode ser utilizado no relatório de user explorer do Google Analytics;
- O User ID pode ser utilizado como uma dimensão secundária ao relatório e também em um relatório personalizado.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D