Diferenças entre Client ID e User ID

O que você irá aprender?

    Se você trabalha com Web Analytics e com Google Analytics provavelmente já ouviu falar ou quis saber o que são os Client IDs e os User IDs, né?

    Vamos através deste artigo explicá-los e expor quais são as principais diferenças entre eles.

    O Client ID é um valor gerado de forma aleatória pelo Google Analytics para todo mundo que acesso um site com o GA instalado, mas não é um código exclusivo.

    Para ver seu Client ID por exemplo dentro do seu próprio site é bem fácil! Basta se você usa o Chrome realizar as seguintes ações:

    1 - Clicar em configurações no seu Chrome;

    2 - Clicar em configurações no seu Chrome;

    3 - Clicar em cookies;

    4 - Ver todos os cookies e dados do site;

    5 - Procurar o seu site, como por exemplo eu procurei Metricas Boss;

    7 - Agora procure por esse Client ID no GA do seu site;

    Já o User ID é um código gerado de forma aleatório porém exclusivo. O User ID é exclusivo pois só é gerado após o usuário se logar no site e com isso mesmo que ele limpe os cookies ele passará a ter o mesmo User ID, diferente do Client ID. :(

    Quais as diferenças entre User ID e Client ID?

    Diferença 1

    O Client ID representa o navegador/dispositivo exclusivo; O User ID representa um usuário exclusivo;

    Diferença 2

    • O Client ID é atribuído pelo cookie universal do Google Analytics;
    • O User ID é atribuído por pessoas;

    Diferença 3

    • O Client ID é atribuído a cada usuário único do site;
    • O User ID é atribuído ao usuário que se loga no site;

    Diferença 4

    • O Client ID pode existir apenas no dispositivo / computador que foi configurado, devido a isso o client ID não serve para medir o usuário em todos os dispositivos;
    • O User ID pode existir entre navegadores e dispositivos, por conta disso o user ID serve para medir o usuário em todos os dispositivos;

    Diferença 5

    • O Client ID não serve para contar usuários únicos, pois o usuário terá um client id em outros dispositivos;
    • O User ID identifica com mais precisão o número de usuários únicos do seu site, pois o usuário é contado apenas uma vez mesmo que ele alterne entre dispositivos;

    Diferença 6

    • Utilizar o client id pode gerar problemas de atribuição pois o usuário se torna outro Client ID ao acessar o site por dispositivos diferentes.
    • Configurar e usar o User ID pode lhe ajudar a resolver esses problemas de atribuição pois o código é o mesmo cross device.

    Diferença 7

    • Em um único dispositivo/navegador o Client ID demonstra melhor a jornada do usuário no site e na jornada de compra dele já que conseguimos ter acesso ao primeiro acesso do usuário;
    • Já o User ID não consegue ter essa visualização pois o código só é gerado após o usuário se logar no site;

    Diferença 8

    • O Client ID só pode ser utilizado no relatório de user explorer do Google Analytics;
    • O User ID pode ser utilizado como uma dimensão secundária ao relatório e também em um relatório personalizado.

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp