Diferenças entre Client ID e User ID

Se você trabalha com Web Analytics e com Google Analytics provavelmente já ouviu falar ou quis saber o que são os Client IDs e os User IDs, né?

Vamos através deste artigo explicá-los e expor quais são as principais diferenças entre eles.

O Client ID é um valor gerado de forma aleatória pelo Google Analytics para todo mundo que acesso um site com o GA instalado, mas não é um código exclusivo.

Para ver seu Client ID por exemplo dentro do seu próprio site é bem fácil! Basta se você usa o Chrome realizar as seguintes ações:

1 - Clicar em configurações no seu Chrome;

image4.png

2 - Clicar em configurações no seu Chrome;

image2.png

3 - Clicar em cookies;

image2 (1).png

4 - Ver todos os cookies e dados do site;

image1 (1).png

5 - Procurar o seu site, como por exemplo eu procurei Metricas Boss;

image1.png

6 - Procure pelo cookie _ga e lá estará seu Client ID;

image7.png

7 - Agora procure por esse Client ID no GA do seu site;

image6.png

Já o User ID é um código gerado de forma aleatório porém exclusivo. O User ID é exclusivo pois só é gerado após o usuário se logar no site e com isso mesmo que ele limpe os cookies ele passará a ter o mesmo User ID, diferente do Client ID. :(

Quais as diferenças entre User ID e Client ID?

Diferença 1

O Client ID representa o navegador/dispositivo exclusivo; O User ID representa um usuário exclusivo;

Diferença 2

  • O Client ID é atribuído pelo cookie universal do Google Analytics;
  • O User ID é atribuído por pessoas;

Diferença 3

  • O Client ID é atribuído a cada usuário único do site;
  • O User ID é atribuído ao usuário que se loga no site;

Diferença 4

  • O Client ID pode existir apenas no dispositivo / computador que foi configurado, devido a isso o client ID não serve para medir o usuário em todos os dispositivos;
  • O User ID pode existir entre navegadores e dispositivos, por conta disso o user ID serve para medir o usuário em todos os dispositivos;

Diferença 5

  • O Client ID não serve para contar usuários únicos, pois o usuário terá um client id em outros dispositivos;
  • O User ID identifica com mais precisão o número de usuários únicos do seu site, pois o usuário é contado apenas uma vez mesmo que ele alterne entre dispositivos;

Diferença 6

  • Utilizar o client id pode gerar problemas de atribuição pois o usuário se torna outro Client ID ao acessar o site por dispositivos diferentes.
  • Configurar e usar o User ID pode lhe ajudar a resolver esses problemas de atribuição pois o código é o mesmo cross device.

Diferença 7

  • Em um único dispositivo/navegador o Client ID demonstra melhor a jornada do usuário no site e na jornada de compra dele já que conseguimos ter acesso ao primeiro acesso do usuário;
  • Já o User ID não consegue ter essa visualização pois o código só é gerado após o usuário se logar no site;

Diferença 8

  • O Client ID só pode ser utilizado no relatório de user explorer do Google Analytics;
  • O User ID pode ser utilizado como uma dimensão secundária ao relatório e também em um relatório personalizado.

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D


Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!