Data Driven SEO - Palestra Rafael Rez
O que você irá aprender?
No artigo de hoje, vamos falar sobre a palestra de Data Driven SEO ministrada pelo mestre Rafael Rez no Analytics Summit 2022.
Afinal, o que é DATA DRIVEN SEO?
A Data-Driven SEO tem como missão trazer soluções em SEO totalmente orientadas a dados externos e do cliente, gerando dashboards e relatórios inteligentes para acelerar a cultura de SEO em companhias de pequeno e médio porte.
Considerado como uma gestão, totalmente baseada em dados.
O foco é SEO aliado ao Marketing de conteúdo, totalmente aliado às duas áreas, de maneira, que o foco seja através de aquisição orgânica.
Um dos principais focos no Data driven é auxiliar o cliente ao longo da jornada de compra, sendo assim, a melhor taxa de conversão. Quanto mais útil, resolver as dores do seu cliente, mais valor será gerado para sua empresa ou serviço.
Mapear a jornada do cliente, costuma ser um processo adivinhatório. E entender essa jornada, é entender o comportamento do seu cliente ou usuário com o seu produto.
Existe uma estatística do Nielsen Normam Group, onde eles falam sobre quanto mais conteúdo você produz, mais as pessoas vão ler.
Porém isso varia, tipicamente, a maioria das pessoas irá ler 20% do seu conteúdo. Existe uma métrica em conteúdo, que afirma que 80% das pessoas irão ler apenas o título e 20% leem o conteúdo.
Assim, deveríamos gastar mais tempo elaborando um título, do que focando no geral no conteúdo.
Outro dado importante em SEO, é que 48% das empresas esperam ROI de busca orgânica, em 1 a 3 meses, e 25% das empresas, viram ROI entre 4 e 6 meses.
Como coletar esses dados?
Primeiro ponto é utilizar o relatório de conversões assistidas, filtrando em pesquisa orgânica, explicando para os clientes o significado, sendo tipicamente em segundo lugar essa opção.
Podemos analisar o fluxo de comportamento no Google Analytics, sendo página de destino, páginas iniciais, e interações.
Para otimizar precisamos entender os momentos da jornada do usuário no seu site. Podendo ser no começo da jornada ou no fim.
Ferramentas básicas em Data Driven SEO
Utilizado por diversas pessoas, vamos falar inicialmente sobre o Search Console, através dessa ferramenta, conseguimos visualizar o número de cliques, impressões, CTR e posição média, que significa a medida de desempenho da qualidade do conteúdo. Onde conseguimos avaliar e melhorar o conteúdo internamente,
Outra ferramenta interessante é a Keyword Gap Semrush, você utiliza o seu site de referência, e analisa até cinco concorrentes. Através dessa busca, ele analisa os sites e elabora uma nuvem cruzando o que você tem em comum, e o que falta em relação aos seus principais concorrentes.
Essa ferramenta possibilita entender onde os concorrentes estão performando bem, e qual busca você não aparece, e onde você deveria estar presente. Outra funcionalidade bacana, é você conseguir visualizar todas as posições orgânicas que o seu concorrente está, na opção de porcentagem de tráfego.
Outra ferramenta importante é a Keyword Hero, é possível integrar com o seu Google Analytics (mas neste momento não funciona para o GA4), e recuperar com o seu search console, palavras que antes apareciam como not provide, nessa ferramenta, você deverá analisar a coluna de valor gerado por cada palavra.
A Answer the public, coleta todas as proposições que alguém usa na busca, em português, em formato de infográfico. Após isso, você consegue cruzar essas palavras com o seu analytics, verificando quais palavras geram um alto valor de conversão.
Após essas ferramentas, conseguimos criar Content Clusters com foco na Jornada, não no Google. Que são os conteúdos que estão dentro do tópico e usam a página pilar como base, como palavras de cauda longa e assuntos mais aprofundados. Conforme as imagens abaixo:
Assim, você irá utilizar as táticas de SEO, para acelerar as taxas de conversão nos conteúdos, alinhado às práticas de Growth, CRO, enfim.
Entender sobre a jornada do cliente e a conversão no seu site, é essencial para o sucesso do seu produto ou serviço. Por isso é importante você educar o seu cliente sobre o produto ou serviço.
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