Dados e redes sociais, como analisar?

O que você irá aprender?

    Fala Analiticos, tudo bem?

    Assim como eu, se você está no planeta terra, você já percebeu a importância das redes sociais no nosso dia a dia.

    Atualmente, não estar nas redes sociais, seja como empresa ou cliente, é uma grande desvantagem em relação ao mercado.

    Além de estar presente nas redes sociais, como podemos avaliar se esse trabalho está funcionando? Entramos aí com a análise de dados nas redes sociais.

    Vou falar um pouco nesse artigo, sobre quais métricas podemos analisar nas redes sociais e como podemos utilizar esses dados para criação de estratégias.

    Vamos lá?

    Importância dos dados nas redes sociais

    Cada vez mais, observamos nas redes sociais, que queremos alcançar cada vez mais curtidas, compartilhamentos e comentários, e assim, tentamos diferentes estratégias e formatos para alcançar esses números.

    Na maioria das vezes, avaliamos apenas esses números como forma de sucesso em uma postagem, porém, existem outras maneiras de avaliar se o conteúdo teve sucesso ou não.

    Precisamos entender que esses dados representam o comportamento do usuário no nosso perfil, e que através desse comportamento, avaliamos o que irá construir valor ao usuário.

    Criar conteúdo para redes sociais, vai além de uma imagem bonitinha. Gerar valor ao usuário, ensinar e fazer com que ele evolua através desse conteúdo, precisa ser a sua meta principal antes de vender.

    A análise de dados não serve apenas para a empresa ver os resultados das suas publicações. Essa análise, é importante para que nós como empresa, possamos aprender com esses resultados, e continuarmos avançando em estratégias de marketing e conteúdo.

    Métricas em redes sociais

    Analisar toda a sua história de dados em redes sociais é importante para você criar uma linha do tempo no seu conteúdo, e avaliar o que está funcionando.

    Seu primeiro passo, se você nunca analisou esses dados, é comparar esses dados atuais com o mês anterior e o ano anterior. Analisar apenas o mês atual, não irá possibilitar essa análise geral do que está em alta ou não.

    Essa análise é uma boa forma de você retirar poderosos insights sobre o seu perfil e conteúdo. Vamos falar um pouco sobre as principais métricas em redes sociais:

    Engajamento: Essa métrica avalia a interação dos usuários com a sua página. É a junção de curtidas, comentários e compartilhamentos.

    Através desta métrica, você consegue analisar qual tipo de conteúdo as pessoas estão interagindo mais, qual não está performando bem. Essa é uma métrica fundamental para que você consiga entender seu crescimento na rede social.

    No engajamento, você poderá analisar dados como:

    1. Curtidas

    2. Comentários

    3. Taxa pós-engajamento: Que é o número de engajamentos dividido por impressões ou alcance. Uma taxa alta significa que as pessoas que veem a postagem a consideram interessante.

    4. Menções de conta: menções orgânicas, como @menções que não fazem parte de uma resposta ou marcam uma marca em um story do Instagram sem aviso, indicam um bom conhecimento da marca.

    5. Taxa de engajamento no GA4: É uma métrica que te ajudará a analisar de fato a % de usuários que estão interagindo com o seu site ou App e uma das métricas mais interessantes para negócios Blog, Portais de conteúdo, Jogos é uma otima maneira de analisar os resultados de conteúdo.

    Confira aqui tudo sobre essa taxa:

    Impressões e Alcance: Alcance é o número de pessoas que podem ter visualizado o seu conteúdo, enquanto as impressões são o número total de vezes que as pessoas que você alcançou podem ter visualizado seu conteúdo.

    Apesar de, impressões representarem um número expressivo no nosso perfil, sempre é necessário analisar essas métricas em conjunto para entender o desempenho final do seu conteúdo.

    Nem sempre um número alto de impressões reflete o sucesso de um conteúdo, se essa publicação tiver um número baixo de engajamento isso pode significar que sua publicação não teve um bom envolvimento com o público.

    Analisar esse números é uma boa maneira de elaborar estratégias para o seu perfil, e retirar os conteúdos que você poderá replicar em outros posts por exemplo, aqui na Métricas Boss, analisamos o conteúdo com mais engajamento, para replicar e entregar sempre um conteúdo direcionado para o aprendizado dos nossos usuários.

    Quer saber mais sobre essa análise de dados? Confira esse episódio completo sobre análise de dados em mídias sociais.

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