Configurando Eventos na Amplitude


O que é uma taxonomia?


Uma taxonomia é um conjunto de classificações hierárquicas e convenções de nomenclatura para seus dados. É uma maneira de identificar e categorizar seus dados de evento e usuário para que o Amplitude possa gerar percepções relevantes e valiosas a partir dele.


O processo de configuração de uma taxonomia no Amplitude difere de organização para organização, mas o cerne dele é selecionar os eventos que você deseja rastrear, identificar as propriedades do evento e do usuário que deseja rastrear e, em seguida, nomeá-los.


As decisões que você toma ao configurar sua taxonomia podem ter um efeito significativo no valor que você obtém da Amplitude, portanto, pense com cuidado antes de instrumentar.


Quantos eventos você deve monitorar?


Freqüentemente, vemos novos clientes tentando rastrear a maioria - ou mesmo todas - as ações que um usuário pode realizar em seu produto. Resista a esse impulso . Embora pareça lógico dizer que mais dados levarão a mais insights, geralmente não funciona assim. Muitos dados realmente obscurecem os insights, enterrando-os sob uma avalanche de eventos e propriedades que você realmente não precisa saber.


A verdadeira resposta para a questão de quantos eventos você deve acompanhar depende inteiramente da complexidade do seu produto. Se o seu aplicativo tiver um conjunto de recursos mais focado, talvez você precise controlar apenas 20 eventos ou mais; se o seu produto tiver muitos recursos, por outro lado, 200 pode ser mais apropriado.


Encontrar o número certo exigirá que você realmente pense sobre os tipos de insights que espera encontrar por meio do Amplitude. Quais são as perguntas que você gostaria que a Amplitude o ajudasse a responder no próximo trimestre? Os próximos dois trimestres? Identifique-os e escolha os eventos que o levarão aonde deseja ir.


Quais eventos você deve monitorar?


Não importa o que aconteça, você deve acompanhar todas as ações que se enquadram nessas três categorias:


  • Aqueles que são importantes para a conclusão de um processo em seu produto, como a conclusão de um tutorial ou processo de inscrição;

  • Aqueles que orientam o usuário através da mecânica principal de seu produto;

  • Aqueles que permitem ao usuário fazer uma compra no aplicativo;

  • Quando tiver decidido quais eventos acompanhar, você estará pronto para planejá- los no Amplitude.

  • Nosso Manual de taxonomia de dados se aprofunda nessa questão, portanto, certifique-se de lê-lo também.

  • Funis


💡 Uma regra rápida a se ter em mente é: se um processo pode ser representado como um funil , você deve acompanhar as etapas desse processo.


Por exemplo, rastrear um funil de integração ajudará você a entender rapidamente se os usuários iniciantes estão navegando com êxito em seu processo de inscrição. Um funil de retenção ajudará você a entender quais partes de seu produto seus usuários consideram confusas ou frustrantes, para que você possa identificá-las e corrigi-las rapidamente.


Se precisar de ajuda para decidir quais eventos acompanhar, entre em contato com seu gerente de sucesso dedicado ou fale com o pessoal da Amplitude.


Controle de qualidade de sua instrumentação


Para verificar se sua instrumentação funciona da maneira desejada, navegue até a guia Atividade do usuário do Amplitude . Dispare alguns eventos usando seu dispositivo de teste, vá para seu projeto no Amplitude e observe como o ID do dispositivo ou ID do usuário aparece no feed quase em tempo real. Clicar nesse ID o levará ao fluxo de eventos do usuário, que deve ser composto pelos eventos que você decidiu rastrear. Se você não está vendo os eventos que espera ver, significa que algo está errado com sua instrumentação.


Como a Amplitude lida com eventos duplicados


Amplitude elimina a duplicação de seus dados para evitar que eventos únicos sejam registrados várias vezes. O Amplitude verifica a ID do evento, a hora do evento do cliente e a ID do dispositivo para cada evento. Se o evento não estiver no banco de dados, o Amplitude o grava; caso contrário, o evento é descartado.


Se você estiver usando a API Amplitude HTTP, recomendamos adicionar um campo insert_id . O Amplitude irá ignorar eventos subsequentes enviados com o mesmo ID de evento / hora do evento do cliente / ID do dispositivo ou insert_id nos últimos sete dias.


Limites de eventos e coleta de dados


Se você ultrapassar o limite do mês, o Amplitude ainda coletará seus dados normalmente. No entanto, você não terá acesso a esses dados em excesso, a menos que faça upgrade para um novo nível ou espere até o mês seguinte.


Esse post foi traduzido de Amplitude [https://help.amplitude.com/hc/en-us/articles/206404698] Traduzido de https://help.amplitude.com/hc/en-us/articles/206404698)



Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!