Agora é possível conectar o Google Search Console ao Google Analytics 4. Como resultado, você obterá mais em seus relatórios do Google Analytics 4.
Nesta postagem do blog, ensinarei o processo, onde você pode encontrar esses dados e muito mais.
A conexão pode ser feita de duas maneiras: na interface do Google Analytics 4 ou na do Google Search Console.
Nesse post, vou mostrar a opção GA4.
👉 Na propriedade do Google Analytics 4, vá para Admin> Vinculação do Search Console .
No canto superior direito, clique em vincular.
⚡ Importante: você deve ser um editor em sua propriedade GA4 e esse mesmo endereço de e-mail deve ser um proprietário verificado do site da propriedade do Google Search Console para criar o link.
Em seguida, selecione na propriedade do Search Console clicando em Escolher contas:
Uma nova lista aparecerá com propriedades em que você é um proprietário. Escolha uma propriedade e clique em Confirmar. Você pode vincular apenas uma propriedade GSC a uma propriedade / stream da web GA4 .
Na etapa final, você terá que revisar tudo e clicar em enviar.
Depois disso, você verá a informação "link criado" . Isso confirma que você conectou duas propriedades com êxito.
Agora você precisará esperar até 24 horas para começar a ver os dados nos relatórios. Onde? Leia o próximo capítulo.
Os dados do Google Search Console aparecerão como dois blocos adicionais (widgets) em Relatórios> Aquisição> Visão geral da aquisição :
➡Tráfego de pesquisa orgânica do Google
➡Consultas de pesquisa orgânica do Google
Se quiser ver relatórios mais detalhados, você precisará clicar no link na parte inferior de cada bloco.
No relatório de tráfego de pesquisa orgânica do Google, você verá as seguintes dimensões:
Página de destino
País
Categoria de dispositivo
👉Métricas:
Cliques de pesquisa orgânica do Google
Impressões de pesquisa orgânica do Google
Taxa de cliques da pesquisa orgânica do Google
Posição média da pesquisa orgânica do Google
Comercial
Sessões engajadas
Índice de comprometimento
Tempo médio de engajamento
Contagem de eventos
Conversões
Receita de anúncio
No relatório de consultas de pesquisa orgânica do Google, você poderá ver estas dimensões:
Consulta de pesquisa orgânica do Google
País
Categoria de dispositivo
👉Métricas:
Cliques de pesquisa orgânica do Google
Impressões de pesquisa orgânica do Google
Taxa de cliques da pesquisa orgânica do Google
Posição média da pesquisa orgânica do Google
Se você deseja acessar rapidamente os relatórios GSC direto da barra lateral (em vez de ir para os relatórios de aquisição), aqui está uma coisa que você deve fazer:
No GA4, vá para Relatórios> Biblioteca .
Em seguida, encontre um novo widget chamado Search Console. Ele será exibido como Não publicado . Clique em 3 pontos ao lado dele e pressione Publicar.
Algumas pessoas relataram que não conseguem ver a opção Publicar . Acho que é um bug. Nesse caso, copie o widget e publique-o.
Por causa de como os dados GSC são importados para o Google Analytics, existem algumas limitações que você deve estar ciente.
➡ Uma propriedade e um fluxo de dados da web. Você pode conectar apenas uma propriedade GSC com um fluxo da web do Google Analytics.
➡ Dimensões adicionais para desagregação. Você não pode adicionar dimensões adicionais que estão disponíveis em outros relatórios padrão (por exemplo, dimensões com escopo do usuário).
➡ Gráficos de séries / linhas temporais. Atualmente, eles não estão disponíveis nos relatórios do Google Search Console.
➡ Comparações . Mesmo que esse recurso seja exibido na interface, as comparações não funcionarão em relatórios GSC. O mesmo princípio se aplica ao Universal Analytics (GA3) quando você não pode usar segmentos avançados para esses dados.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
Nos siga no Instagram @metricasboss
Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube