Como tangibilizar um dado

Muitas vezes, durante uma análise de Web Analytics, acabamos encontrando dificuldades para tangibilizar um dado. Ou seja, em transformar esse dado em algo mais concreto e de fácil entendimento. Nós, aqui na Métricas Boss, passamos por isso com frequência, tanto em nossas consultorias como também internamente em nosso blog. E a melhor forma que encontramos para lidar com esse problema foi cruzar informações de diferentes ferramentas para chegar em uma conclusão.

Já falamos muito sobre o Hotjar por aqui, é uma ferramenta que utilizamos bastante para tangibilizar dados e concluir análises. Mas como isso é feito?

Imagine um cenário onde você está analisando uma taxa de saída de 60% em uma página de cadastro, e a média do seu site é de 43%. Com certeza tem algo nessa página que faz com que o usuário saia do site e não siga o fluxo.

Você pode investigar mais informações nesta página, como o tempo que o usuário leva para sair e se ele visualiza 100% do scroll. Isso vai te ajudar a reunir mais argumentos para poder entender melhor o comportamento do usuário na página, e tornar cada vez mais fácil de compreender os motivos.

Com o Hotjar, por exemplo, você consegue pegar essas informações analisadas e reunir com um vídeo do usuário na página. Certamente, ao analisar esse vídeo você identificaria, por exemplo, em qual campo o usuário está saindo do site. E ao cruzar esse dado com a taxa de saída, conseguirá saber exatamente se com aquele campo o usuário interage, clicando sem preencher e logo após isso abandona o site.

Imagine que você é uma instituição de ensino online e possui uma página com um formulário, que o usuário necessita preencher por completo para garantir a sua pré matrícula. Você mediu que essa página está com 60% de saída, e a sua média é de 43%, como citamos acima. Ao analisar os vídeos do Hotjar, você identifica que pede para o usuário o título de eleitor e também o certificado de reservista. SÉRIO! Você que está lendo esse post, sabe de cabeça qual é o seu título de eleitor e seu certificado de reservista? Muito provavelmente não, pois são documentos pouco utilizados. O Hotjar pode te ajudar a tangibilizar que o usuário está abandonando o site nessa parte de preenchimento de documento, pois é algo específico e que as pessoas não possuem de cabeça ou de fácil acesso.

E você, que é a instituição, pense: Você precisa disso agora para garantir a pré matrícula do usuário? Se não precisar, qual é o motivo de você estar pedindo isso online, e agora, para o usuário se cadastrar em seu site? Esta informação seria, com certeza, um achismo de diversas pessoas. Falando justamente que este era o campo em que as pessoas saíram. E até aí era um achismo!

O que estamos falando aqui, é justamente para você tangibilizar esse dado. Mostrar em vídeo que o usuário está indo embora do seu site ao clicar naquele campo, e não está preenchendo.

Outra forma de você tangibilizar seria fazendo uma pesquisa com o usuário após ele fazer uma compra, ou até mesmo quando ele estiver saindo do seu site. Ouça e analise seu usuário, e com ele te dizendo o que quer, essa é a forma mais barata de tangibilizar e comprovar um dado! :)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

< Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp