Como se tornar um profissional de Web analytics? Primeiros passos


Esse texto tem como objetivo te informar os primeiros passos para você virar um profissional de Web Analytics.


Mas, afinal o que esse profissional faz?


A verdade é que esse profissional ganhou importância e destaque no mercado de trabalho. O motivo é que atualmente as empresas precisam buscar dados, ou no mínimo, precisaria estar atrás de dados em relação aos cenários da empresa.


Uma empresa que trabalha com deduções tem uma tendência maior de fracassar que uma outra que já interpreta os números.


Muitas vezes é evidente que a intuição ajuda, mas trabalhar puramente com achismos é muito mais perigoso do que você trabalhar com uma base sólida de dados, quando o risco de erro é muito menor. Caso seu concorrente trabalhe com o Web analytics e sua empresa não, a chance de sua empresa ser passada para trás é gigantesca.


Por isso os profissionais de Web analytics, estão ganhando cada dia mais espaço nas empresas.

Faça nosso curso GRATUITO de Web Analytics para Iniciantes


Qual a função e o que é web analytics?


A função falando de uma maneira simples é fazer uma análise de dados baseado no site e App e por isso o termo Digital Analytics vem ganhando força.


Como o próprio nome já diz, é fazer relatórios que vão conduzir quais serão as decisões tomadas pela empresa em determinados assuntos, vamos detalhar mais a importância que eles possuem e para que ele serve no negócio digital.


O termo Web analytics nada mais é que a ciência de entendimento dos acessos na internet ou Web, são usadas ferramentas para que sejam extraídos dados e um profissional de Web analytics deve entender perfeitamente e saber fazer uma análise em cima disso.


Fazer o uso em marketing com embasamento de dados é algo que é eficaz, segundo estatísticas do Google e do Boston Consulting Group (BCG), em um estudo chamado “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados” chegou-se à conclusão que as empresas que fazem são engajadas digitalmente os lucros crescem em até 20%.


Isso vai muito mais além de buscar gráficos e analisar e não se limita apenas ao Google Analytics, ele é responsável por traduzir os dados de vendas, como por exemplo os meios de pagamentos utilizados, a quantidade de venda aprovada, quais são os produtos mais vendidos, quantos visitantes de forma orgânica vieram ao site, entre outros pontos.


Então para você se tornar um profissional de Web Analytics você precisa saber utilizar ferramentas de dados para fazer o acompanhamento das campanhas que são feitas bem como o número de acesso ao site, ficar atento ao número de visitas, às campanhas de marketing e suas conversões, as vendas, verificar como está sendo a experiência que o usuário está tendo em seu site, fazer relatórios de acessos e desempenho, criar avisos e ficar atento aos erros que o site possa vir a ter, determinar o quanto que será gasto para que em campanhas de marketing em determinados canais, avisar se as campanhas de marketing realizadas estão sendo obtendo sucesso, entre outras.


Ouça nosso episódio sobre Digital Analytics na Americanas S.A👇


Importância de um Profissional de Web Analytics


Para que seja criada uma estratégia que seja no mínimo eficiente, você precisa fazer um acompanhamento e analisar os dados dos visitantes em geral.


Vamos partir do suposto que o site em que você está fazendo o acompanhamento fez uma campanha de marketing. Como é que você consegue fazer um acompanhamento para que se saiba se aquela campanha foi eficiente ou não?

Não há como saber se aquela campanha em específico fez ou não sucesso sem fazer uma análise se a venda cresceu, se a conversão deu certo, entre outros, sem métricas.


Você pode até, por exemplo, automatizar o e-mail e receber uma notificação para cada venda feita. Assim terá já algum índice, mas a verdade é que é muito mais certeiro você delegar um analista de Web analytics para fazer esse serviço.


E nesse sentido que o Web analytics é bem importante, pois vai te mostrar através de uma estrutura de dados um panorama geral sobre os visitantes que acessam o seu site, sendo possível assim fazer ações baseados nesses comportamentos.


Com isso é possível entender muito melhor como e o porquê do resultado de uma maneira muito mais adequada.


Cada vez mais as empresas utilizam esses dados para tomar conhecimento em quais áreas deve focar seus esforços, quais as melhores decisões para aquele investimento. Tudo isso porque os dados se convertem em ações adequadas para cada tipo de decisão que a empresa toma no geral. Então em geral Web ou Digital Analytics ajuda muito com análises, como o nome mesmo diz, que avaliam o comportamento do consumidor.

A monitoração do visitante feita é de suma importância para as empresas que usam o meio digital, pois ajuda a fazer com que saiba qual será a próxima ação de marketing, como seus erros e acertos em relação às ações.


O que você precisa para virar um Profissional de Web Analytics


O Analista de Web ou Digital Analytics deve possuir algumas habilidades para que ele possa ser realmente um profissional, para isso separamos algumas para falar detalhadamente como elas têm influência na profissão, conheça agora o que você precisa ter para ingressar na área.


Conhecer bem as ferramentas, principalmente o Google Analytics


Essa é a ferramenta mais conhecida e mais utilizada, portanto fundamental na vida desse profissional, desde de como abrir até de usar as ferramentas mais avançadas.


É importante frisar que Web Analytics é diferente de Google Analytics, então é de suma importância que você saiba até disso, o Google Analytics é apenas uma das várias ferramentas existentes, o profissional tem que saber usar todas as ferramentas.


Existem outras ferramentas que são utilizadas e que se você souber também é de suma importância, como Adobe Analytics, Web Trends, At Internet, Mixpanel, Amplitude e Navegg, aprenda sobre cada uma para que você consiga ampliar seu leque e assim conseguir trabalhar em qualquer empresa, afinal mesmo que o Google Analytics seja a principal ferramenta do mercado, ela não é única que existe, entenda e estude todas.


Outro ponto importante além do conhecimento dessas ferramentas é você aprender sobre o Excel, Google Sheets. A escolha de uma dessas plataformas de dados é muito importante na vida de um profissional. Então fique atento a possíveis programas e ferramentas novas, tente ter conhecimento nessas ferramentas e em tudo que envolve dados.


Conhecimento em marketing digital


Quando falamos em marketing digital, estamos falando de algo que engloba muita coisa e você precisa entender, pois nessa profissão você terá que analisar vários sites do segmento e verificar erros e acertos que esses sites fazem.


Então você precisa ter no mínimo de um conhecimento intermediário a respeito de cada item que envolve o marketing digital e em todas as questões específicas que são:


  1. Investimentos em mídia;

  2. Técnicas SEO

  3. Adwords;

  4. Em e-mails de marketing;

  5. Afiliados;

  6. Em estratégias de marketing digital.


São coisas que parecem complicadas, mas que valerão a pena, no fim desse texto explicarei quanto ganha um profissional dessa área e você verá que o esforço para aprender cada um desses itens valerá muito a pena.


Você precisa estar ligado em todas as necessidades


Se você não estiver inteirado sobre as necessidades do mercado não possuirá o conhecimento necessário para saber quando um KPI precisa ser corrigido com urgência.


É necessário ter um foco e estar ligado a necessidades para saber qual a KPI que precisa ser corrigido com mais urgência, precisa ter conhecimento a fundo e saber qual o motivo da queda ou do crescimento daquela KPI.


Uma das grandes deficiências das análises de Web analytics é não saber usar a ferramenta para obter respostas e sim ficar caçando várias informações, isso pode ser uma grande perda de tempo, fazendo que você fique preso em um único ponto sem sair do lugar.


CONHEÇA O MÉTRICAS BOSS PRIME


Ser um bom ouvinte


Não é muito fácil explicar sobre web analytics, principalmente quando você fala para outros setores da empresa.


Mesmo assim, é importante que você explique adequadamente para que todos saibam qual é a sua função dentro da empresa. Você precisará desenvolver boas relações com outros departamentos, pois as informações em geral chegam por meios informais e formais, seja elas por um e-mail feito a algum departamento, por uma conversa com alguém que você teve na hora de tomar um café com essa pessoa de um departamento diferente ou por alguma reunião absolutamente que foi organizada de última hora.


Você precisa estar antenado em todos os outros setores que envolvem o seu site e também os clientes têm a dizer sobre ele, essas informações são de suma importância para você na análise de dados.


Então tente entender e anotar absolutamente tudo para que você saiba o que há de positivo e o que há de negativo em seu site.


Isso te ajudará a entender como os dados se comportam dentro do site.
Por isso tente escutar e aprender com todos sobre os seus sites, pois cada área vai te oferecer uma informação diferente, pois a área de TI vai te passar sobre as como o site pode inovar e suas complexidades, o marketing vai passar o inicio do tráfego, a quantidade de conversão, se o pós venda foi positivo, a taxa de aprovação, como foi feito os pagamentos, já a área de logística vai te explicar como vai te dar números dos lucros em cada produto e também sobre quanto cada região paga no valor de frete, por aí vai.

Seja um profissional de Web analytic e acabe de vez com os achismos das empresas


Quando você conhece mais a fundo os números e dados de certos assuntos você imediatamente acaba com qualquer achismo que existe, então para todas as empresas que querem ingressar no meio digital é necessário ter um profissional, setor ou empresa de Web Analytics auxiliando todo o processo.


Por mais que as vezes ser intuitivo pode te ajudar, nada mais eficiente do que tomar decisões e certos tipos de ações baseados exclusivamente em dados comprovados, conhecendo e se tornando mais íntimo daqueles usuários que visitaram o seu site.


Um profissional de Digital Analytics vai te dizer como o seu site foi acessado, qual o comportamento que usuário tem em seu site, qual é geralmente a ação tomada, as maiores visualizações, por onde o site é mais acessado.


Com esses dados em mãos é possível ver métricas realistas sobre os consumidores, acabar com o achismo e se baseando na realidade, ver se as metas foram atingidas e ver se a campanha de marketing que estão promovendo foi um absoluto sucesso ou um tremendo fracasso e entender o comportamento do consumidor no site.


A conclusão sobre Web Analytics


Apesar de ter que possuir inúmeros conhecimentos, ter que se informar de tudo, é uma profissão que vale a pena e os primeiros passos para que você possa se tornar um estão aqui, esses conhecimentos são importantes para que execute as suas tarefas de um jeito que faça decolar a empresa em que você trabalha.


Por mais que os primeiros passos sejam difíceis e a profissão exija muito, vale a pena, pois mesmo em momentos que há uma crise em relação a economia, é bem provável que você consiga emprego, pois é uma profissão em crescimento.


Caso queira saber mais sobre o assunto acesse outros artigos em nosso blog, ouça nosso podcast, veja nossos vídeos no Youtube ou estude com o Métricas Boss Prime.


Dúvidas? Comentários? Sugestões?


Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


Nos siga no Instagram @metricasboss

Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube


50 profissionais de Analytics e Métricas que você precisa acompanhar!
Esse material foi criado com o intuito de contribuir ainda mais na divulgação de conhecimento relacionado a analytics e métricas.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!