Resumo livro: Como mentir com estatísticas - Review livro

Oi Analíticos e Analíticas de plantão, tudo beleza?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o livro Como mentir com estatísticas, da escritora Darrell Huff. Vamos lá?

Como mentir com estatísticas

Um dos livros de estatística mais lidos do mundo, inclusive, foi indiciado por ninguém menos que Bill Gates.

Nesse livro Darrel Huff, mostra como uma fonte de dados errada ou inconfiável pode prejudicar as suas análises ou te faz acreditar em coisas absurdas.

O livro cita diversos cases, ele te ensina como não cair em estatísticas, não cair em falsas análises e sim questionar como isso foi baseado.

Questionar e perguntar, precisa estar presente no dia a dia na área de Analytics. E esse livro, ajuda justamente a entender sobre isso.

Inclusive, gravamos um vídeo, onde o Gustavo Esteves, conta sua opinião sobre o livro. Vem conferir:

Separamos os 3 principais pontos:

**Como questionar essas estatísticas: **

Primeiro, você precisa saber se essa informação faz sentido e se realmente é verdadeira. Na análise de dados, é necessário entender de onde veio esse dado, como essa informação foi coletada.

Correlações incomuns

Correlação significa uma semelhança ou relação entre duas coisas, pessoas ou ideias. Porém, não é sempre que isso faz sentido em estatísticas. Comparar acontecimentos que não fazem sentido, e definir como uma estatística por coincidência, não é a maneira correta de analisar. E nesse livro, ele vai ensinar, como não cometer essas correlações.

Entender a estatística

Esse ponto é considerado um dos mais importantes do livro. Ele ensina como entender que uma estatística é enviesada, ou seja, errada. Por exemplo, em um trecho do livro, ele conta que, um estudo da faculdade de Harvard que queria analisar qual era a média salarial dos alunos formados, porém, isso é totalmente enviesado, pois o estudo foi realizado com tipos específicos de pessoas, que exerciam um cargo específico, e assim afirmavam que os alunos ao saírem formados ganhavam em média X dólares, e na verdade a fonte de dados da pesquisa era totalmente inconfiável.

Conclusão

Esse livro irá fazer você olhar com outros olhos as estatísticas, e analisar como os dados são coletados, e como chegaram a algumas conclusões. E assim você conseguirá separar o que é realidade de fato, da enrolação.

Confira o episódio do podcast Analytics Talks, onde falamos sobre esse livro.

Espero que esse artigo possa te ajudar a começar essa leitura. Gostaria de ver um livro por aqui? Nos siga nas redes sociais @metricasboss e envie a sua sugestão.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!