Como medir a jornada de conversão no Mobile - Palestra Camila Carneiro

No artigo de hoje, vamos falar sobre a palestra incrível da Camila Carneiro da Appsflyer sobre como medir a jornada de conversão no mobile, palestra do Analytics Summit 2022.

A Camila faz parte do time da Appsflyer, que é uma empresa especializada em solucionar o problema de atribuição em aplicativos móveis, conectando a todos os canais e resultados.

Ao decorrer dos anos, eles entenderam que é necessário fornecer uma visão holística de tudo que acontece dentro dos dispositivos e plataformas que estão conectados.

Table of contents

O impacto de cada solução

1. Mensuração e atribuição:

Um dos grandes desafios quando um profissional Web começa a analisar, estudar e implementar analytics e dados em Apps é, justamente a falta de respostas sobre os usuários e a jornada é bem diferente do que estamos acostumados, no mínimo, em algumas jornadas você terá uma Play ou Apple Store no caminho.

Por isso, a Appsflyer fornece para todos os profissionais de marketing de aplicativos as respostas sobre usuários, sendo:

  • Origem dos usuários
  • O comportamento dos usuários durante o ciclo de vida útil até a saída ao aplicativo
  • Entender as origens responsáveis por esses usuários chegarem ao seu aplicativo

Essa etapa, é o ciclo de vida completo dos usuários como forma de insights e dados importantes.

2. Proteção

Essa etapa é dividida em dois mundos, sendo o primeiro, relacionado com o ponto mais importante de uma marca, que são os dados.

Nessa etapa, precisamos estar atentados a toda a regulamentação de proteção aos dados, sendo elas, GDPR, CCPA, LGPD, COPA, entre outras. Na Appsflyer, eles possuem o certificado de garantia para que o tráfego de dados esteja seguindo todas essas regulamentações.

No outro lado, temos a proteção contra tráfego fraudulento em aplicativos, que é uma prática que gera bilhões de dólares, com gasto desviado para tráfego fraudulento dentro de aplicativos, sendo fraude na instalação até fraudes em compras dentro do aplicativo.

Na appsflyer, eles possuem o protect 360 que garante a proteção às fontes de mídias dessas ações.

Em resumo, essa etapa é a precisão e segurança dos dados para a correta tomada de decisões.

3. Conexão

Nessa etapa, vamos conectar esses dados com plataformas externas para manipulá-los da forma correta para o seu negócio,

A appsflyer oferece apis para que profissionais de aplicativos possam extrair os dados, e conectar com as suas plataformas externas ou compartilhar na nuvem.

Essa conexão de dados é realizada através de canais e parceiros de marketing.

4. Ativação

Essa é uma das etapas mais importantes, inclusive no período de black friday, onde temos uma maior necessidade de ativação da base de usuários.

Está dividida em 2 etapas, que seria a ativação, com objetivo específico do negócio. Isso é realizado através de uma ferramenta chamada audiences.

E a outra ativação, seria através de mídias proprietárias, que permite que você tenha a real visão além do canais pagos, como:

  • SMS
  • E-mail marketing
  • Qrocode
  • entre outros

Essa ativação é baseada em dados para orquestrar a experiência dos usuários.

5. Relatórios

Após todas essas etapas, é entregue relatórios para auxiliar na sua tomada de decisão de forma mais simples e clara, com todo o impacto do marketing digital no funil.

Porque focar em aplicativos móveis?

Segundo a pesquisa da emarker 2022, o Brasil está cada vez mais centralizando o acesso ao tráfego online pelo Mobile. Conforme a imagem abaixo:

conversão mobile 01.png

O gasto com campanhas de marketing também tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Conforme a imagem abaixo:

conversao mobile 2.png

Conforme falamos anteriormente, esse período de black friday, é um dos mais importantes para ativação desses usuários dentro dos seus aplicativos, por isso alguns conceitos precisam ser seguidos, vamos falar abaixo sobre eles.

Conceitos importantes na jornada mobile

O mobile é totalmente diferente da Web, por isso, não podemos espelhar o site para o aplicativo. Existem diversas diferenças entre essas duas versões, como:

  • Comportamento do usuário
  • Funil de conversão
  • Momento do usuário
  • Sinais do mobile

São comportamentos totalmente diferentes da versão web, como os cookies que permitem identificar esses usuários e fornecer conteúdos de acordo com o momento do usuário com a minha marca.

Já no mobile, não existem cookies, e sim outros identificadores que conseguimos utilizar para entender o usuário, comportamento, para que você consiga tomar decisões. Porém, não existem padrões nesse processo, por isso, a importância de ter parceiros que auxiliem nesses insights.

Por onde começar?

A primeira etapa para essa mensuração, é através do SDK, que é o código onde o desenvolvedor do aplicativo irá instalar para obter acesso às funções adicionais e responsável por mensurar installs, eventos in-app e desinstalações. Aqui na Métricas Boss, disponibilizamos um e-book de guia completo sobre eventos e parâmetros no Google Analytics 4, confira aqui.

Como mensurar a jornada do usuário no mobile?

Essa é uma das etapas de grande atenção na jornada, e é extremamente importante que os desenvolvedores estejam alinhados com o time de marketing, para entender quais são os kpis de negócios que devemos mensurar nesses dispositivos.

Por exemplo, podemos avaliar desde a abertura do aplicativo até a finalização de compra. Como mensurar a jornada do usuário dentro dos aplicativos, através dos sinais que o sdk permite dentro do aplicativo.

Entre essas opções, precisamos entender as visões do fluxo de usuário para fazer esse mapeamento.

Nas campanhas de aquisição de usuários, podemos focar em partes específicas nesse funil de conversão. Por exemplo, otimizar eventos de topo de funil ou focar em usuários que estão propensos a finalizar uma compra.

Através dessa mapeamento da jornada do usuário no app, podendo otimizar os eventos abaixo do funil, como checkout iniciado, produto add ao carrinho, e etc..

Por isso a importância de entender o objetivo do mapeamento no aplicativo antes mesmo da implementação.

Taxa de conversão

Um dos pontos mais importantes dessa jornada é mensurar os resultados de canais próprios para chegar à conversão.

Podemos avaliar a taxa de conversão por tipo de canais próprios, como: E-mail marketing, qr code, sms, entre outros.

Conclusão

Invista tempo no começo da implementação, identificando todas as etapas mais importantes do funil de conversão ao implementar o SDK.

Ao mapear essa jornada, procure segmentar adequadamente e entregar a experiência dentro do contexto de cada usuário.

E não subestime o poder dos canais próprios na geração de conversão.

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