Como lidar com relatórios lentos do Looker Studio?

Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?

Já que você está lendo isso, provavelmente notou que os painéis do Looker Studio (Data Studio) às vezes podem demorar para carregar!

Tempos de carregamento lentos normalmente são um sintoma de que o Looker Studio busca um grande volume de dados diretamente da fonte de dados original. Neste artigo, discutiremos dois métodos que você pode usar para agilizar seus relatórios, incluindo:

  • Usando o conector Extract Data do Google
  • Usando armazenamento Supermetrics

Acelerando os relatórios do Looker Studio com o conector Extract Data

O conector "Extract Data" do Google permite extrair e armazenar dados da fonte antes de usar seus relatórios, para que você obtenha os dados mais recentes sem tempos de carregamento lentos. Fornece relatórios rápidos, mas com um número limitado de campos.

É mais adequado para gerar relatórios sobre um conjunto limitado de métricas que você precisa regularmente. Por exemplo, você pode usar o conector "Extract Data" para seus painéis de marketing padrão que incluem um conjunto fixo de KPIs e cobrem um período de tempo fixo.

Para relatórios e análises ad hoc, talvez você queira usar os conectores diretos de fontes de dados, pois eles oferecem mais liberdade para análises exploratórias.

Observação: você pode combinar livremente a extração de dados e conexões em tempo real no mesmo relatório para obter o melhor dos dois mundos.

extract-data-conector.png

Como funciona o conector Extract Data?

  1. Você pode vincular uma fonte de dados Supermetrics ao conector Extract Data do Google e escolher os campos que deseja usar em seus relatórios.

  2. O conector então extrai e armazena os dados selecionados, e os dados são atualizados em intervalos definidos.

  3. Então, Looker Studio;

  4. usa os dados armazenados em vez de buscar dados em tempo real da fonte de dados, para que seus relatórios sejam carregados com muito mais rapidez.

  5. Você terá controle total sobre quais dados são armazenados e poderá excluir os dados armazenados excluindo a fonte Extract Data a qualquer momento.

Benefícios do Extract Data do Google

Tempos de carregamento muito mais rápidos : usar dados extraídos é mais rápido do que buscar dados na plataforma de marketing.

Relatórios mais responsivos: menos dados são movimentados, então os cálculos acontecem mais rapidamente e os relatórios respondem a filtros e outras alterações com mais rapidez.

O uso é gratuito: você pode usar o conector Extract Data quando precisar de velocidade e usar os conectores diretos de fonte de dados quando precisar de mais flexibilidade e análise mais profunda.

Controle sobre os dados armazenados: os dados fluem da fonte de dados para o Looker Studio, assim como acontece com conexões diretas. Somente os campos selecionados são extraídos e armazenados, e os dados armazenados são excluídos quando você exclui a fonte Extract Data.

Limitações do conector Extract Data do Google

Apenas um subconjunto de dados está disponível: apenas os campos pré-selecionados e um intervalo de datas limitado estão disponíveis. No entanto, você pode adicionar facilmente mais campos ao conector Extract Data, se necessário.

Os dados não são atualizados, mas atualizados em intervalos definidos: os intervalos disponíveis são diários, semanais e mensais.

**Um conector pode armazenar apenas 100 MB de dados: ** 100 MB geralmente são suficientes para seus relatórios diários, mas podem ser limitantes se você precisar de dados realmente granulares para uma análise mais profunda. Nesses casos, um data warehouse é a melhor opção.

Como configurar o conector Extract Data do Google?

Selecione o conector Supermetrics do qual você deseja extrair dados.

Defina os parâmetros de conexão e clique em ‘Conectar’.

O conector Extract Data funciona com todos os conectores.

connect-data-source-facebook-ads-to-google-data-studio-parameters-view.png

Depois de configurar sua conexão Supermetrics, você poderá vinculá-la ao conector Extract Data.

O conector Extract Data está disponível na galeria de conectores em 'Conectores do Google'.

Adicione o conector Extract Data ao seu relatório.

add-data-to-report-with-google-extract-data.png

Ao configurar o conector Extract Data, primeiro selecione a fonte de dados Supermetrics que você criou na etapa 1.

connecting-data-source-to-google-data-studio-with-extract-data-select-fields-view.png

Selecione as métricas e dimensões que você deseja disponibilizar em seu relatório.

Selecione o intervalo de datas e adicione possíveis filtros aos dados.

Ative a 'Atualização automática' e selecione a frequência com que deseja que seus dados sejam pré-carregados no armazenamento.

Clique em 'Salvar e extrair'.

select-dimensions-and-metrics-when-connecting-data-source-in-google-data-studio-with-extract-data.png

Agora, você pode usar o conector Extract Data como qualquer outro conector. Os campos disponíveis e o intervalo de datas baseiam-se no que você selecionou ao configurar o conector. Os dados são atualizados automaticamente a partir da fonte de dados com base na frequência de atualização selecionada.

charts-and-graphs-using-data-from-extract-data-connector-in-google-data-studio.png

Acelerando relatórios do Looker Studio com Supermetrics Storage

O Supermetrics Storage foi projetado para lidar com grandes quantidades de dados e oferecer os benefícios que você normalmente obteria com o armazenamento de dados. É especialmente útil quando seus relatórios do Looker Studio estão ficando lentos ou até mesmo travando, ou quando você se depara com limites de linhas no Planilhas Google.

Como funciona o armazenamento Supermetrics?

O Supermetrics Storage faz parte da Marketing Intelligence Cloud . Veja como funciona em poucas palavras:

Primeiro, conecte-se às fontes de dados necessárias do Supermetrics Hub. Consulte nossos guias de conexão para obter instruções. Crie campos personalizados ou combinações de dados necessários para essas fontes de dados conectadas.

A seguir, crie transferências para levar os dados ao seu armazenamento Supermetrics. Você pode optar por usar nossos grupos de mesas pré-fabricados ou personalizar os seus próprios. Para armazenar dados históricos em seu armazenamento Supermetrics, execute um preenchimento.

Por fim, conecte seu Supermetrics Storage ao seu painel de dados e desfrute de relatórios rápidos.

Benefícios do armazenamento Supermetrics

Além de acelerar o tempo de carregamento de relatórios, o Supermetrics Storage ajuda equipes que não possuem os recursos de engenharia necessários para construir e manter um data warehouse para centralizar os dados de marketing entre canais. Com ele, você pode:

  • Reúna dados de marketing entre canais em um local centralizado
  • Armazene dados históricos de marketing
  • Acelere seus relatórios à medida que os dados são extraídos do armazenamento em vez da API da plataforma
  • Comece com análises anuais ou de tendências

Limitações do armazenamento Supermetrics

Aqui estão algumas considerações que você deve saber antes de usar o Supermetrics Storage:

  • Mesmo que o Supermetrics Storage não exija uma equipe inteira de engenharia para configurá-lo, você ainda deve ter algum conhecimento técnico para configurar você mesmo as transferências de dados.

  • Você precisará de uma licença do Marketing Intelligence Cloud para usar o Supermetrics Storage.

Qual é a certa para você?

Tanto o Supermetrics Storage quanto o conector Extract Data do Google resolvem o problema de tempos de carregamento lentos no Looker Studio. Mas eles atendem a diferentes necessidades de relatórios:

Supermetrics Storage oferece uma solução mais robusta e é uma ótima maneira de obter os benefícios de um data warehouse de marketing, mas sem os recursos técnicos necessários. Por poder lidar com uma quantidade maior de dados (dados que não cabem em uma planilha), permite armazenar dados históricos e ir além das limitações da plataforma. como Por exemplo, o Google Analytics 4 tem uma política de retenção de dados de 14 meses. Após esse período, seus dados desaparecerão definitivamente. e oferece suporte à combinação de dados em várias fontes. Isso é ideal para agências com necessidades complexas de relatórios ou para aquelas que desejam realizar análises históricas aprofundadas.

Enquanto isso, o conector Google Extract Data é uma maneira simples e gratuita de melhorar a velocidade dos relatórios. É mais adequado para situações em que você precisa de tempos de carregamento mais rápidos para relatórios com um conjunto limitado de métricas e dimensões usadas com frequência. A programação de atualização de dados é limitada a intervalos diários, semanais ou mensais e a capacidade de armazenamento é limitada a 100 MB.

Nosso conselho é que se você não trabalha com tantos dados e deseja agilizar seus relatórios do Looker Studio, o conector Extract Data do Google é ótimo. Por outro lado, se você deseja obter os benefícios da centralização de dados e melhorar a eficiência dos relatórios de marketing no longo prazo, o Supermetrics Storage é a melhor opção.

supermetrics-storate-vs-extract-data-connector.png

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp