Como implementar remarketing dinâmico do adwords em lojas VTEX via Google Tag Manager
O que você irá aprender?
Finalmente chegou a hora em que iremos aprender como instalar o pixel do remarketing dinâmico! Mas, primeiro precisamos nos atentar à algumas pontos:
- Para que tudo funcione, você precisa do seu feed do GMC ativo. No post, irei apontar quais campos precisam bater exatamente com o que você tem configurado por lá;
- Essa é uma implementação que, conceitualmente, funciona para qualquer e-commerce. Porém, na prática, utilizaremos nos exemplos a camada de dados da VTEX e seus eventos personalizados;
- Se você não tem uma camada de dados implementada com eventos e tudo bonitinho, dá uma olhada nesse post.
Lista de parâmetros aceitos pelo pixel de remarketing do Google Ads
Nessa lista de parâmetros iremos tratar somente os dados do tipo varejo. Mastigaremos a documentação para implementar as tags via Tag Manager, porém, se você quiser ver o completão, o próprio google disponibiliza uma documentação bem robusta baseada no gtag.
Tipos de páginas ecomm_pagetype do remarketing dinâmico para varejo
Eventos padrões da VTEX
A VTEX disponibiliza na camada de dados eventos personalizados que disparam de acordo com o tipo da página. Esses eventos cobrem basicamente todos os tipos de página ecomm_pagetype descrito na tabela que mostramos acima (só muda o nome). Abaixo vamos listar os eventos e seus respectivos ecomm_pagetypes, para criarmos nossos acionadores dentro do Google Tag Manager.
Para começar a implementação, precisaremos que você crie todos esses acionadores da coluna “Eventos VTEX” dentro do seu Google Tag Manager. Esses acionadores deverão ser do tipo “Evento personalizado”. Tendo “nome do evento” e o nome da tag com o valor da tabela.
Variáveis da camada de dados da VTEX que iremos utilizar nessa implementação
Além dos eventos, a VTEX disponibiliza uma série de variáveis que trazem diversas informações. Abaixo iremos listar todas que utilizaremos na implementação do remarketing dinâmico do Ads.
Precisaremos criar todas essas variáveis dentro do nosso Google Tag Manager. Elas vão ser do tipo “Variável da camada de dados”, e deverão ter sua chave e nome da variável do jeito que passamos ali na tabela. ;)
Variáveis que iremos tratar para passar nas tags de remarketing
É claro que nem tudo são flores. Precisaremos tratar algumas das informações presentes no dataLayer para se adequar ao padrão solicitado pelo remarketing do Ads. segue abaixo a lista de variáveis que iremos criar:
Pois bem, vamos a criação de cada uma dessas variáveis:
TransactionProductsIds
- Nome da variável: “transactionProductsIds”
- Tipo da variável: “Javascript personalizado”
- Javascript personalizado:
orderFormProductsIds
- Nome da variável: “orderFormProductsIds”
- Tipo da variável: “Javascript personalizado”
- Javascript personalizado
orderFormTotalToCurrency
- Nome da variável: “orderFormTotalToCurrency”
- Tipo da variável: “Javascript personalizado”
- Javascript personalizado
Criando variáveis permanentes
Nosso próximo passo será armazenar em variáveis nosso AW-GOOGLE_CONVERSION_ID, que está disponível nas configurações do Google Ads, aqui, que ensina como criar sua tag de remarketing.
Agora você precisa criar sua variável. Seguem as configurações abaixo:
- Nome da variável: “googleAdsConversionId”;
- Tipo da variável: “Permanente”;
- Valor: Seu AW-GOOGLE_CONVERSION_ID deve ser inserido nesse campo.
Depois dessas variáveis e acionadores criados, vamos para a criação das tags. Por padrão, o Google Tag Manager disponibiliza nativamente a implementação do remarketing do adwords. Precisamos apenas configurar manualmente os parâmetros que iremos passar para dentro da tag de acordo com o seu disparo. Seguindo a ordem do ecomm_pageType, que listamos no inicio do post, segue a lista de tags:
home
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - homeView
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_prodid: {{shelfProductIds}};
- ecomm_pagetype: home;
- Acionamento: homeView
searchresults
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - internalSiteSearchView
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- -ecomm_prodid: {{shelfProductIds}};
- ecomm_pagetype: searchresults;
- Acionamento: internalSiteSearchView
category
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - categoryView
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_prodid: {{shelfProductIds}};
- -ecomm_pagetype: category;
- ecomm_category: {{categoryName}};
- Acionamento: categoryView departmentView
product
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - productView
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_prodid: {{productId}};
- -ecomm_pagetype: product;
- ecomm_totalvalue: {{productPriceTo}};
- -ecomm_category: {{productCategoryName}};
- Acionamento: productView
cart
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - cartLoaded
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_prodid: {{orderFormProductsIds}};
- ecomm_pagetype: cart;
- ecomm_totalvalue: {{orderFormTotalToCurrency}};
- Acionamento: cartLoaded
purchase
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - orderPlaced
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_prodid: {{transactionProductsIds}};
- ecomm_pagetype: purchase;
- ecomm_totalvalue: {{transactionTotal}};
- Acionamento: orderPlaced
other
- Nome da tag: GADS - REMARKETING - otherView
- Tipo da tag: Remarketing do Google Ads
- Código de conversão: {{googleAdsConversionId}}
- Parâmetros personalizados: Especificar manualmente:
- ecomm_pagetype: other;
- Acionamento: otherView
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