Como identificar eventos no Google Analytics

O que você irá aprender?

    Nesse post, ensinaremos você a identificar eventos do Google Analytics, dês do que esse evento está levando, até onde ele foi implementado!

    • Como visualizar a Categoria, ação e rótulo do evento
    • Identificar de qual página o evento foi disparado
    • Identificar se o evento que aparece no Google Analytics está sendo enviado pelo Google Tag Manager ou está direto no código fonte.

    Abrindo o relatório Comportamento > Eventos > Visão Geral você ira se deparar com uma tela semelhante a essa, mudando apenas os eventos disparados.

    Como visualizar a Categoria, ação e rotulo do evento

    Para essa demonstração, irei clicar na categoria que representa o evento de menu que criei no Google Tag Manager.

    Só essa tela não nos diz muita coisa, apenas que houveram 1.404 cliques no Menu. Mas oque queremos saber aqui é quais opções do Menu foram clicadas! Para isso, clique no rótulo do evento

    Pronto! com isso sabemos exatamente quais opções do nosso Menu é a mais clicada. Agora você pode abrir também a Ação do Evento, e lá você vera exatamente o que foi configurado no evento do GTM.

    Identificar de qual página o evento foi disparado

    Já sabemos quais são as opções do menu mais clicadas, correto? Mas da onde que as pessoas clicam nela? Em qual página a pessoa estava quando resolveu clicar no “Trabalhe conosco!”?

    Para descobrimos isso, clique em “Dimensão secundária”.

    Procure por “Página”

    Pronto! Agora sabemos exatamente qual página o usuário estava quando acionou o evento.

    Identificar se o evento que aparece no Google Analytics está sendo enviado pelo Google Tag Manager ou está direto no código fonte.

    Vamos supor que você entrou no seu relatório de eventos e se deparou com isso:

    Com essa categoria, você não deve fazer a menor ideia do que é esse evento. A primeira coisa que precisamos fazer é identificar da onde isso veio, do seu Google Tag Manager ou diretamente do código fonte.

    Abra o seu Google Tag Manager e na barra de busca digite pela exata categoria que você viu no Google Analytics.

    Tá ai, achamos ele!

    Para a maioria isso pode até parecer bobeira, mas existem muitos parceiros e agencias que quando você concede permissão ao Google Tag Manager sai colocando varias Tags sem te informar ou sem te passar uma documentação. Isso pode parecer assustador quando você abre seu Google Analytics e repara que tem varias categorias que você nunca viu antes.

    OBS: Caso você tenha procurado pela categoria do evento no campo de busca do Google Tag Manager mas ele não te mostrou nada, então é bem provável que esse evento esteja no código fonte ou até mesmo sendo enviado por outra ferramenta!

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄

    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

    WhatsApp