Como funciona a hierarquia de contas do Google Analytics?

O que você irá aprender?

    Quando começamos a analisar os dados de nossos sites com o google-analytics, algumas coisas ficam um pouco confusas, como a separação de contas, propriedades, vistas da propriedade, usuários s permissões.

    Pensando nisso a Métricas Boss fez esse post explicando como funciona a hierarquia de contas no google-analytics.

    Como é dividida a hierarquia de contas do google-analytics?

    Contas de Usuários : De maneira obrigatória, para se criar uma conta em ferramentas do google como o, Google Adwords, Google Search Console e Google Analytics, é preciso ter uma conta Google.

    O Google faz isso para manter um sistema de login o mais unificado possível, em prol de uma experiência simples para senhas, logins e etc.

    Fique tranquilos as suas contas de e-mail que usam o google apps já estão dentro do pacote, sem necessidade de ter uma conta do gmail para criar uma conta dentro dessas ferramentas.

    Conta do Google Analytics: Criada por um usuário Google, a conta do Google Analytics é a maneira de você nomear e organizar os sites que você monitora. A mesma da direitos a mais de um usuário podendo gerenciar a mesma conta simultaneamente.

    Uma conta do Google Analytics poderá ter diversas propriedades, dando a liberdade de você separar o monitoramento de aplicativos do seu site por exemplo.

    Você só pode criar no máximo 100 contas do Google Analytics, ao chegar no número máximo você precisar excluir uma conta para criar uma nova ou criar novas contas através de uma nova conta de usuário, ou seja, um novo e-mail.

    Propriedades: Criada por um usuário vinculado a conta do analytics, uma propriedade é uma visão unitária de monitoramento. É a famosa UA-XXXX-XX, código de acompanhamento que vai ser instalado no seu site.

    Com ela você conseguirá monitorar uma url, ou um aplicativo em específico. Pense na sua propriedade como se fosse um perfil de facebook, que tem seus próprios amigos, suas preferências de página e recebe mensagens sem compartilhar com outras contas.

    Só é possível criar até 50 propriedades para cada conta do Google Analytics.

    Saiba como funciona o Google Analytics

    Vista de propriedades: São as visões que uma propriedade pode ter, por exemplo: Em uma determinada vista de propriedade você quer analisar somente o comportamento dos usuários que vem de uma determinada origem. Nela é que são criados os relatórios personalizados, filtros e metas do seu website.

    Só é possível criar até 25 propriedades para cada propriedade do Google Analytics.

    Usuários e Permissões - Você adiciona pessoas as contas do Google Analytics e pode liberar acesso a uma propriedade ou vista de propriedade específica sendo possível restringir o nível de acesso a cada uma dessas.

    É necessário identificar o usuário através do email e também é preciso que seja um email do gmail ou google apps e a esse email você atribui permissões apropriadas. As Permissões do Google Analytics são divididas da seguinte maneira:

    Gerenciar Usuários : Com este nível de permissão é possível adicionar e excluir usuários e atribuir permissões. Com esta permissão não é possível editar e colaborar.

    Editar: Neste nível de permissão o usuário pode efetuar algumas funções administrativas como (adicionar/editar/excluir contas, propriedades, visualizações, filtros, metas etc., mas não gerenciar usuários).

    Somente com a permissão de editar e criar filtros, mas para criar filtros o usuário necessita ter permissão de editar na vista de propriedade também.

    Saiba o que é Google Web Light

    Colaborar : Com esse nível de permissão o usuário pode criar recursos pessoais como relatório personalizado, filtros e compartilhá-los. Além disso é possível incluir anotações nos relatórios e editar um painel, mas para isso é liberada também a permissão de ler e analisar.

    Ler e Analisar: Esta permissão libera acesso para que o usuário possa ver dados de relatórios e configuração, manipular dados dentro de relatórios (por exemplo, filtrar uma tabela, adicionar uma dimensão secundária, criar um segmento), criar ativos pessoais e compartilhá-los, e ver ativos compartilhados, porém com essa permissão não é possível colaborar em relatórios compartilhados por outros usuários.

    Agora ficou mais clara a hierarquia e permissões do Google Analytics?

    Dúvidas? Comentários? Sugestões?

    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

    Artigos Relacionados

    WhatsApp