O que é Google Web Light?

O google web light aparecendo na minha lista de referência?

Desde junho desse ano o Google anunciou o google web light ou melhor uma versão mais leve dos sites encontrados no próprio Google.

o que é google web light?

O Google web light, visa acelerar a navegação dos usuários e diminuir o consumo de dados dos planos de internet dos celulares, então quando um usuário pesquisar alguma coisa no google, com um celular android (sim, só funciona para Android), o site será carregado de uma forma bem mais rápida graças a tecnologia do google web light, porém caso o usuário queira esperar o carregamento do site tradicional, basta apenas selecionar esta opção na parte superior da tela do navegador.

Ok, então o Google esta me ajudando né?

Sim! O Google esta te ajudando, ele carrega uma versão mais light do seu site mas não necessariamente com todos os scripts, integrações, imagens, css, o seu site aparecerá com uma versão mais leve, mas não necessariamente a IDEAL!

Além disso, e se o termo google web light aparecer em seu relatório de origem do Google Analytics?

google web light origem de tráfego

Caso apareça o google web light como origem de tráfego no seu google-analytics, você precisa entender que os usuários que acessam seu site via android, não estão gostando da versão leve de seu site e com isso estão clicando na versão completa e mais lenta!

  1. Recomendamos fortemente, que você leia sobre como o page speed insights pode ajudar seu site, pois através do page speed, você consegue saber quais são suas páginas mais lentas e tem dicas do próprio Google de como otimizá-las.
  2. É preciso saber é seu site é lento para celulares e o Google esta te dizendo isso!
  3. Analisar a taxa de rejeição do seu site via android, o site em questão possui uma taxa de rejeição geral de 42%, já no Android é de:

rejeicao no android

A taxa de rejeição do site no Android é de 70%, ainda maior que a taxa de celular que é de 55%.

Seu site é lento pois tem muitos acessos via google web light e a rejeição é mais alta que a média do site, então você precisa otimizar o mais rápido possível seu site para celulares, pois pode estar perdendo muita venda e os usuários e o Google está te dizendo isso!