Como fazer com que o filtro de período funcione com a sua base de dados do Google Sheets + Google Data Studio

Neste post, vamos falar de um detalhe bem pontual sobre a integração do Google Data Studio com o Google Sheets, mas que pode fazer toda a diferença: como fazer com que o Google Data Studio puxe os dados daquela planilha de acordo com o filtro de período selecionado.

Antes de partirmos para o passo-a-passo, um ponto muito importante:: para conseguir puxar esse dado de acordo com o filtro de período, precisamos que a informação da data esteja na planilha. Do contrário, isso não será possível!

Dito isto, vamos para a dica!

Ao integrarmos a nossa base de dados do Google Sheets com o Google Data Studio, aparece uma tela semelhante com a abaixo para nós:

Como-fazer-com-que-o-filtro-de-período-funcione-com-a-sua-base-de-dados-do-Google-Sheets-docx-Documentos-Google.png

Todos os campos ficam na parte de "dimensão", e nós especificamos na coluna de TIPO se ele é um texto, número, data etc.

Da mesma forma que precisamos selecionar o tipo "número" para ele entender um dado como métrica e podermos inserir nos gráficos, o mesmo acontece com o campo de data (como podemos ver no exemplo do print acima). No entanto, em alguns casos pode aparecer uma mensagem de erro, informando que o "O Data Studio não conseguiu converter [campo] em uma data".

Quando isso acontecer, a primeira coisa a se fazer é revisar como está o formato de data na sua planilha. É possível que ele esteja organizado de uma forma que gere certa ambiguidade na forma do Google Data Studo vai ler e interpretar o dado.

Por exemplo:

  • O valor "20201210" representa uma data? Pode representar, mas também pode se referir a um número ou valor de moeda: US$ 20.201.210

  • "12/10/2020" representa 10 de dezembro de 2020 ou 12 de outubro de 2020?

E como resolver isso de forma simples?

Aqui na Métricas, descobrimos que a forma mais acertada de conseguir puxar essa informação é colocando a data no formato AAAA-DD-MM. Você consegue alterar isso no campo de "Data e Hora personalizada". Após fazer isso, atualize a sua conexão com a fonte de dados, que provavelmente ele já vai entender automaticamente que é uma data, com o filtro de período funcionando normalmente!

Espero que essa dica tenha te ajudado a otimizar ainda mais o processo de criação de dashboards :)

Quer saber TUDO sobre Google Data Studio na prática? Acesse o Métricas Boss Prime e aprenda agora mesmo!

Introdução ao GA4
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!