Saiba a idade das pessoas do seu site pelo Google Analytics!
O que você irá aprender?
Este relatório é muito interessante, muito mesmo e você deve analisar esse relatório SEMPRE no google-analytics! É com esse relatório que você sabe se esta atingindo o target ideal para seu site.
Pensando que seu site é um site de lingerie. Analisando a imagem acima, o gênero que mais acessa o seu site esta correto?
Vimos na imagem acima que 50.6% das pessoas que acessam seu site, são do público feminino. Sendo o meu site de lingerie feminina, este número não deveria ser maior? Sabemos da possibilidade de um homem comprar lingeries femininas para dar de presente, mas mesmo assim o número de mulheres deveria ser maior.
Como funciona esse relatório do Google Analytics?
“Os dados demográficos e de interesses são provenientes do cookie de terceiros da DoubleClick (para tráfego da Web) e de identificadores anônimos para aplicativos para dispositivos móveis (ou seja, o código de publicidade para Android e o IDFA para iOS). Nem o analytics.js nem o ga.js coletam dados demográficos e de interesses.”
Fonte: Blog google analytics
Sabendo como funciona o relatório, precisamos ativá-lo. Muitas contas que administramos na Métricas Boss, não possuiam esse relatório ativado. Vamos aprender como ativar esse relatório.
Se você utiliza o Universal Analytics, siga o passo abaixo:
Após fazer essas etapas, precisamos apenas conferir uma informação no código. Se você já faz campanhas de remarketing, seu relatório vai começar a funcionar, se você não faz campanhas de remarketing, é necessário que faça o seguinte:
Pronto, seu relatório estará configurado! :)
Com o relatório funcionando, você consegue saber as informações de gênero (masculino/feminino), idade e também de interesses. Veja como:
Relatório de gênero e idade:
Relatório de Interesses
Ok, mas o que posso fazer com essas informações?
Primeiramente, é saber se o público alvo, baseado em gênero, idade e interesses esta correto. Além disso, você consegue saber a idade e sexo das pessoas que acessam ao seu site por canal, conforme na imagem abaixo:
Esta é uma informação privilegiada e com isso você consegue ter uma noção ainda mais detalhada sobre seus canais.
Porém, nem tudo são flores! :(
Este relatório do google-analytics possui uma falha. O google-analytics possui um limite de coleta de dados e isso faz com que seu relatório possa ficar zerado ou com baixas informações.
Infelizmente não sabemos qual é o limite, mas a explicação do Google é a seguinte:
Na Métricas Boss, temos uma outra ferramenta que utilizamos, em paralelo ao google-analytics. É a Navegg Ecommerce.
A Navegg por ser uma ferramenta apenas de informações demográficas e de interesses, possui informações mais detalhadas sobre os usuários, e o melhor, ela é integrada ao google-analytics e com isso você através da ferramenta consegue acessar suas origens de tráfego por canal, mas com detalhes de interesse, gênero e idade.
A diferença é que na Navegg você não terá limite de dados!
Agora com esse post, entenda melhor o perfil de quem acessa o seu site e aprimore cada vez mais seus resultados.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D