Como definir métricas?


Quando falamos de aliados do marketing, um deles certamente são as métricas, principalmente quando falamos de marketing digital elas ficam com sua importância maior ainda, elas trazem números que se interpretadas corretamente poderão ser identificadas oportunidades de negócio ou crescimento na área. Como marketing digital é algo relativamente novo, muitos não sabem qual é a importância de métricas e como elas podem ser usadas nesse meio.


As métricas estão ligadas especificamente à análise de dados e acabam não tendo a atenção que merecem de profissionais e agências. Há um foco muito grande em ações que propriamente no resultado e nas análises.


Então por isso que esse texto vai abordar como definir métricas, além de explicar exatamente o que é uma métrica, pois antes de fazer essa definição é preciso entender o que é e depois mergulhar no conhecimento sobre a definição de métrica para te ajudar a evoluir e tomar decisões. A definição de métricas


Métricas nada mais são que a quantificação usada para fazer a analise do resultado de ação, processos ou alguma estratégia que foi adotada, podemos falar que nada mais é que uma medida de desempenho e que é indispensável para o marketing em geral.


Basicamente a métrica são números que vão fazer a representação e entender quais ações e estratégias estão funcionando ou não, mas que só você sabe avaliar, como o está indo uma campanha ou quais serão as novas tendências e fazer comparação de resultados.


A métrica também é dependente do que exatamente você quer medir, então é hora de fala um pouco sobre definição de métrica.

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Métricas de Marketing


Como vimos as estratégias de qualquer marketing, seja digital ou não, passam diretamente sobre o condicionamento das métricas, os bons resultados precisam ser definidos através de dados, por isso é tão importante em qualquer tipo de marketing.


Vamos focar aqui em explicar três tipos de Métricas: A conversão, a atração e a receita.


A métrica de atração é a quantidade de pessoas que foram atraídas pelo marketing feito por algum meio de comunicação. Já a métrica de conversão é sobre as pessoas que foram atraídas e que acabaram virando de vez consumidores daquela marca. A métrica de receita é o valor arrecadado a respeito daquele produto em relação aquela campanha feita para melhorar a arrecadação. Existem algumas variáveis a respeito do marketing para que se tome conhecimento, vamos falar sobre cada uma delas.


Retorno Sobre o Investimento - ROI


O Retorno Sobre o Investimento, mais conhecido como ROI, é a métrica que demonstra o quanto aquelas ações executadas estão dando lucro para a empresa. O calculo de ROI é realizado pela seguinte fórmula matemática:


ROI = (receita – o custo do investimento)/custo do investimento. Para que se tenha o lucro esperado pela empresa, o ROI precisa sempre dar resultado positivo.


O Custo de Aquisição por Cliente - CAC


O Custo de Aquisição por Cliente (CAC), ou a sigla CAC, mostra qual o valor que foi gasto para que a empresa trouxesse um novo consumidor.


Para que se faça esse cálculo é preciso que junte o valor das despesas que foram criadas com o marketing nas datas analisadas e fazer a divisão dos números de clientes conquistados naquele período.


Quanto menor for o CAC, melhor poderá ser seu resultado pois um custo de aquisição baixo permitirá trazer mais leads, mas sempre preste atenção na qualidade do mesmo.


Lifetime Value – LTV


O Lifetime Value, ou o LTV, simplesmente complementa o CAC e precisa mostrar ao profissional o quanto de dinheiro será gasto em um cliente por um certo período. Então a fórmula do LTV possui dois fatores que são o Ticket médio e quantos clientes abandonaram o negócio em um certo período de tempo. Essa divisão vai mostrar o quanto o seu produto ou serviço está em funcionamento. Após isso será necessário multiplicar o ticket médio mensal pelo período em que o cliente permanece, sendo assim possível chegar ao valor de LTV. Essa métrica é muito usada principalmente em serviços de assinatura e empresas de receita recorrente.


Lead por canal


É fundamental que você conheça de qual canal o lead está se originando, isso quer dizer a forma que o cliente soube da existência de sua empresa e como ele acabou tendo o interesse em seu serviço ou produto.


Então você pode acabar que em determinados produtos, as redes sociais podem ser mais efetivas que uma propaganda de televisão para algum produto, por exemplo, então você pode focar mais nessas ações para que seja conquistados novos clientes naquele segmento.


O tráfego em smartphone e tablets


Os smartphones e tablets, ou os dispositivos móveis, são cada dia mais sendo utilizados para se acessar a internet, mas às vezes essa não é bem uma realidade de todas as pessoas, como idosos que não conseguem mexer muito bem em smartphones, por exemplo. Por isso você deve fazer ações de marketing digital baseado no número de pessoas que acessam o que você produz de conteúdo usando aquele tipo de aparelho, para que seja feito uma adaptação para cada tipo de público com uma resposta muito mais adaptada para as pequenas telas.


As métricas são extremamente importantes para uma estratégia eficiente.


São vários tipos de métricas, por isso passamos algumas que são consideradas importantes, mas não significa que todas as métricas serão utilizadas pela empresa, pois cada negócio tem a sua particularidade e isso deve ser pensado na hora de medir seus objetivos.


Dúvidas? Comentários? Sugestões?



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