Como criar sua conta no Google Tag Manager

O que você irá aprender?



    Antes de começarmos e importante falar um pouco sobre a ferramenta Google Tag Manager.


    O Gerenciador de tags* do Google ou como normalmente é chamado Google Tag Manager, é um sistema que permite implementar de forma simples e rápida tags de terceiros no seu site ou app.


    Tag é um pequeno trecho de código, referente normalmente a um código de acompanhamento utilizado para medir o comportamento do usuário o algum tipo de conversão que você tenha configurado.


    Para criar sua conta no Google Tag Manager é bem fácil, só seguir os seguintes passos:


    Acessar https://tagmanager.google.com, parar criar sua conta basta clicar em "Avaliação Gratuita".


    Depois o clique você será redirecionado para tela de login do Google, é importante ressaltar que caso não tenha um gmail você terá que criar ou vincular seu e-mail ao Google Apps;


    Após o Login, na tela inicial clique em criar uma conta no canto superior direto



    Você deve estar nessa página agora 👇:



    Se você reparar bem na "tela" de criação de conta os campos são divididos em "Configuração da conta" e "Configuração do container" isso acontece devido a criação da sua primeira conta. Preencha os campos referentes a criação da conta e depois vamos falar um pouco sobre containers...


    Dentro da estrutura do Google Tag Manager uma conta é um agregador de containers agora, hierarquicamente é idêntico a estrutura do Google Analytics por exemplo que uma conta é um agregador de propriedades.


    Mas o que é um container?


    Um contêiner é composto por um conjunto de macros, regras e tags. Para mais informações sobre como os usuários criam e mantêm os contêineres, consulte Configuração e fluxo de trabalho. Fonte: Google


    No português claro, um container é aonde iremos fazer a instalação de tags, criação de acionadores e a utilização de variáveis dentro do Google Tag Manager. É lá que iremos configurar aquele pixel do Facebook, tag do Google Analytics ou até mesmo aquela instalação do hotjar.


    Se você perceber, um container é separado por tipos diferentes de aplicações:


    1. Web;
    2. iOs;
    3. Android;
    4. Amp;
    5. Server

    O container do tipo web é utilizado para sites tanto no desktop quanto no mobile, normalmente tratamos tudo que é carregado em um navegador como um container do tipo web.


    Os containers iOs e Android são containers para instalação em aplicativos, em ambas as plataformas será necessário a instalação do SDK do Firebase para a configuração do container nesses casos.


    O container Amp é um container especial para sites desenvolvidos utilizando essa tecnologia como utilizando esse framework temos menos recursos javascript disponiveis na página acaba sendo necessário criar um container especifico para ele.


    O ultimo porém, não menos importante o container do tipo Server é a ultima grande novidade dentro do Google Tag Manager. Com a chegada de algumas medidas que restrigem a quantidade de coleta e a utilização de cookies de terceiros em páginas web, o container Server trás consigo uma implementação de tags do lado do servidor.


    ... Voltando ao processo de criação da sua conta, selecione o tipo de container desejado, adicione o nome do seu container, clique em criar e aceite os termos de politica e privacidade do Google.


    E ai curtiu? Então compartilha com a galera e até o próximo post.



    Dúvidas? Comentários? Sugestões?


    Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄


    Nos siga no Instagram @metricasboss

    Inscreva-se aqui no nosso canal do Youtube

    Artigos Relacionados

    WhatsApp