Como criar pesquisas que funcionam
O que você irá aprender?
Fala analítico e analítica de plantão, belezinha?
Você faz pesquisas para entender melhor o perfil do seu consumidor? Consegue fazer perguntas que de fato respondem às suas dúvidas? Sabe o que são vieses e como não cometer eles em pesquisas? Qual a amostra mínima de pessoas que eu devo entrevistar? Tudo isso e MUITO mais você vai conferir neste artigo que preparamos para você!
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A primeira coisa que precisamos entender, é como funcionam as pesquisas. Qual a estratégia, como pensar nas perguntas, quem eu devo entrevistar, qual a quantidade mínima de pessoas? Falamos muito aqui na MB sobre confiar nos números antes de analisá-los, pior do que não tomar decisão baseada em dados, é tomar decisão baseada em dados errados!
Qual a estratégia certa? Como pensamos nas perguntas certas? E muitas outras perguntas que você deve se fazer.
Um fato é: fazer pesquisa entre aspas muito entre aspas qualquer pessoa, qualquer empresa, pode fazer! Mas o problema é fazer certo, fazer da maneira que vai trazer os resultados esperados por essa pesquisa.
Como montar pesquisas?
Existem dois tipos principais de Pesquisas: quando a gente fala de pesquisas que envolvem clientes/empresas. Aí vemos se precisamos de qualitativas ou quantitativas.
Quantitativos: apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa.
Qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
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A estratégia das pesquisas
É a parte mais importante. Você saber o que você quer e o como você vai usar o estudo que você vai ter depois. E é fundamental você saber os próximos passos após a pesquisa feita, senão, será apenas mais um papel no fundo da sua gaveta ou perdido em um arquivo do drive.
E é muito o que acontece na área de dados, pedem para medirmos uma determinada ação e não fazem nada com aquele resultado.
Pesquisas que entregam em qualidade, tem um slide de perfil onde deixa transparente que público está falando, porque algumas vezes é necessário isso. A experiência ou a opinião do público mais leal meu público mais fidelizado
A grande questão é que a gente tem que pensar no que as pessoas estão pensando, medir as pessoas, não medir o que você quer, que isso que acontece na maioria dos casos, temos que levantar hipóteses.
Tentar saber o que o cliente está pensando, como eles se comportam e tem uma coisa muito legal quando a gente fala de pesquisa, a gente pode fazer a pesquisa com os todos os critérios bonitinhos Mas uma coisa é: o que o cliente diz, que ele faz e outra coisa o que ele faz.
E aí a gente precisa de outras metodologias para poder trazer essa informação é o caso clássico é pesquisa de intenção de voto.
Coletando os dados da pesquisa
Após ter feito toda a coleta de forma correta, conseguem se reunir e fazer toda a análise da pesquisa, identificar, por exemplo, quantos % usam a forma X de programação e assim por diante.
Assista ao podcast completo e se torne um craque na hora de elaborar pesquisas que realmente funcionam.