Como criar filtros de dados dentro do Google Analytics 4

Mais um post de how to para você aprender um pouco mais todos os dias sobre como funciona o Google Analytics 4 vulgo GA4, e hoje o conteúdo veio diretamente do meu instagram então se você não segue, já vai lá correndo. Por que sua duvida pode virar post aqui na Métricas Boss.

Table of contents

Começando do começo...

Bem, desde os tempos mais primódios do Google Analytics Universal existe uma demanda que vira e mexe bate nos cards do trello aqui na Métricas Bossm ffiltra o trafego interno das análises e sendo bem sincero isso nunca funcionou muito bem dentro do Universal. Para quem acordou agora e não sabia era possivel criar filtros baseados em IP para tirar das análises as interações feitas por funcionários, para quem sabia eu faço uma pergunta. Já parou para pensar como funciona dentro do GA4, lek?

Como funciona os filtros de dados internos no GA4

Os filtros de dados servem para incluir ou excluir dados de eventos dos seus relatórios de acordo com os parâmetros que podem ser passados nos seus eventos, quando esse parâmetro é aplicado automáticamente ele passa a ser filtrado ou para incluir ou para excluir das análises de acordo com a sua configuração na propriedade.

Os filtros de dados podem ser encontrados dentro do GA4 em "Administrador > Configuração de dados > Filtro de dados"

filtro_de_dados_ga4.png

Como você pode observar na sua conta, existe um filtro que é automático que já vem criado por padrão em toda propriedade do GA4 que é o filtro de trafego interno, porém, ele vem desabilitado por padrão então, fica de olho que caso você queria utilizar esse filtro ele é preciso ser ativado para aplicar o filtro da maneira correta. Mas a gente vai ver isso no post então relaxa :)

Limite para criação de filtros de dados no GA4

Por padrão você pode criar apenas 10 filtros por propriedade dentro do GA4, não encontrei nos limites do GA4 360 nenhuma limitação ou diferença do GA4 free então por enquanto no GA4 360 são só 10 também, beleza?

Tipos de filtros de dados dentro do GA4

Existem 2 tipos de filtros dentro do GA4 e só por isso ele já é infinitamente melhor que o do Google Analytics Universal, hehehe. Existe filtro de dados tanto para tráfego interno, quanto para desenvolvedor e isso é muito interessante na hora da galera estiver implementando não sujar os dados que estão sendo coletados em produção.

Trafego interno

O tráfego interno é o que vem criado por padrão e ele contempla os eventos que são disparados com o parâmetro "traffic_type" sendo passado o valor "internal" assim como a gente viu no print la em cima.

Tráfego de desenvolvedor

Esse é de aplaudir de pé pessoal, o tráfego do desenvolvedor é identificado pelo parâmetro "debug_mode" ou "debug_event" e ambos só funcionam se o seu valor for igual a 1. O ponto chave dessa configuração é que esse evento é excluído apenas dos relatórios continuando intacto dentro do DebugView, isso vai fazer com que seus programadores consigam verificar se um evento está sendo coletado da maneira correta, mas sem afetar os dados que estão sendo coletados dentro dos relatórios :)

Um ponto importante a ressaltar é que o filtro de trafego de desenvolvedores não vem criado por padrão e você precisa criar ele para que ele funcione, além de lógico solicitar que seu programador passe ele como um parâmetros dos eventos enquanto ele estiver no ambiente de desenvolvimento.

Como criar filtro de dados para tráfego para desenvolvedor

Bem primeiro é importante a gente entender do que é composto um filtro de dados para gente não sair fazendo caquinha dentro do nosso GA4, os campos são os seguintes:

  1. Nome do filtro de dados;
  2. Operação do filtro;
  3. Estado do filtro.

Operações do filtro de dados

Dentro do GA4 é possivel criar até a data de publicação desse post apenas 2 tipos de operações, as operações definem a condição de aplicação do filtro, exemplo: Quero nessa propriedade excluir todos os dados de desenvolvedores, ou, quero nessa propriedade incluir somente os dados de desenvolvedores.

O que acontece quando crio mais de um filtro de dados

Dentro do GA4, por padrão quando você cria um filtro de inclusão, o Google Analytics 4 processa apenas os dados que correspondem ao filtro que você aplicou. Quando você cria um filtro de exclusão, o Google Analytics 4 não processa os dados que correspondem a ele (Mas processa todos os outros).

Agora caso você inclua os 2 tipos de filtro de dados em uma propriedade, O GA4 vai primeiro vai aplicar todos os filtros de inclusão e em seguida os filtros de exclusão um de cada vez beleza?

Modo dos filtros de dados

Um filtro pode ter um desses três modos:

  • Teste;
  • Ativo;
  • Inativo;

Teste

O Google Analytics 4 considera o filtro, mas não aplica nenhuma alteração permanente. Nesse caso em especifico os dados são identificados nos relatórios através do nome e valor de dimensão:

  • Nome da dimensão: Nome do filtro de dados de teste;
  • Valor da dimensão: {O nome do filtro de dados}

Ativo

O Google considera o filtro e aplica as alterações de forma permanente

Inativo

O Google Analytics não considera o filtro

Agora sim vamos criar nosso primeiro filtro

O primeiro passo é a gente lá na tela de filtro de dados que mostrei o caminho para vocês clicar em criar filtro no canto superior direito: filtro_de_dados_ga4.png

Depois iremos selecionar o tipo de filtro, nesse caso vamos criar o tráfego do desenvolvedor criar_filtro_dados_trafego_desenvolvedor.png

Agora em filtrar detalhes iremos Adicionar o nome do nosso filtro e a operação: criar_filtro_de_dados_ga4_operacao_do_filtro.png

Aqui o nome do filtro de dados que escolhi foi "Dev traffic" e a operação foi excluir, mas você pode colocar o nome que você quiser, beleza?

No estado do filtro vou deixar a opção de teste que já estar marcada por padrão e vou clicar em "Criar" no campo superior direto e fim :) salvar_filtro_dados_ga4.png

Conclusão

Sendo extremamente sincero, esse recurso não é fundamental para você que está começando agora e nem você que não possui um programador na sua equipe. Porém, comparando com o que tinhamos dentro do GA Universal o GA4 fez funcionar algo que era feito com uma gambiarra, isso por si só é muito maneiro. Bem galera, é isso espero ter contribuído com teu dia a dia de trabalho esse post por si só já vale pelo menos sua seguida no @lucianfialho e no @metricasboss, sem falar de uma passadinha no prime pelo menos para conhecer os 7 dias grátis :)

Introdução ao GA4
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!