Carreira em dados é o futuro?

O desemprego no Brasil é algo que tem assombrado o brasileiro a algum tempo, em março de 2021, segundo o IPEA, a porcentagem de brasileiros desempregados chegou a 15,1%, é verdade que em junho de 2021 a taxa ficou em 13,7%, a menor desde maio de 2020, porém a taxa ainda continua relativamente alta e o país ainda passa por momentos conturbados.

Porém existe uma área em que houve o aumento de demanda por vagas de 485%, segundo a hrteach, e com salários que chegam a R$22 mil, é uma ótima maneira de você conseguir um emprego e um bom salário, contornando o problema de desemprego e outros problemas. A área de inteligência de dados cresceu muito de 2020 para 2021 e hoje passa uma excelente solução de carreira.


Cargos nessa área


Existem alguns cargos que estão presentes nessa área e iremos explicar todos eles a seguir.


Data Engineer (engenheiro de dados)


Esse profissional tem como função principal desenhar, estabelecer e sustentar dados, ou seja, ele faz a construção do processo para que esses dados sejam extraídos por diversos tipos de fontes, ele também faz a aplicação das transformações necessárias para que o local em que ele trabalha e faz a disponibilização dos dados de uma forma organizada para que os analistas e cientistas de dados façam a interpretação deles.


Digital Analytics (analista de dados):


Profissional mais ligado a áreas de Produto, Marketing e UX. Esse profissional tem o maior foco em transformar dados em ações e trazer respostas aos acontecimentos do site/app sempre com foco em explicar os dados contidos em ferramentas como o Google Analytics.


Data Science (cientista de dados):


É responsável por fazer ações futuras para que elas sejam feitas baseadas nos dados que são obtidos, tentando estabelecer qual comportamento poderá ser feito e qual será a que pode dar mais lucro ao seu local de trabalho.


Motivação para a troca de área


A hrteach fez também um levantamento sobre possíveis trocas de área para o ingresso especificamente da área de dados e neles foi constatado que 44% são atraídos pela ideia de uma mudança de empresa, 24% foram persuadidos pela falta de oportunidade que a sua área original oferece, 15% apenas por querer mudar de área ou atuação simplesmente e 9% foi por conta do desejo daquela pessoa de trabalhar em uma empresa maior na que ele está atualmente. Agora que você entendeu o que ele pode fazer com que a área te dê facilidades, vamos explicar os motivos para que você possa escolher essa carreira para o seu currículo. Os dados são o futuro


Houve uma comparação feita pela revista The Economist que disse que os dados estão para o século XXI assim como o combustível estão para século XX, dando o entendimento que os dados vão acabar sendo o principal responsável pela economia no atual século. Nesta área de tecnologia e dados são o principal fator de crescimento e mudança da sociedade, então a cada dia que passa os dados ganham cada dia mais novos formatos, políticas, infraestruturas, negócios e outras faces.


Como vimos na comparação do The Economist, os dados ainda possuem uma grande vantagem perante ao combustível, eles são ilimitados e podem ser transportados e reutilizável muito mais facilmente que o combustível e sendo ainda menos custoso, mesmo sendo o personagem principal na economia do século XXI.


Então quando você pensa em atuar nessa área, visando até mesmo o marketing digital, você está indo para uma área que está prometendo ser extremamente promissora e compensadora para você e a sua carreira.


Esta área é usada para se tomar decisões importantes


O principal interesse na Carreira de Dados que as empresas possuem em geral em dados tem um bom motivo para isso. Pois em geral, quem investe em Big Data e Data Science, acompanhando uma tendência no mundo moderno, tem maior eficiência e são bem mais ágeis para tomar certos tipos de decisão. Pois quando se utiliza os dados, a empresa em geral toma decisões importantes e que ajudam a reduzir o risco de tomada errada de decisão e conseguem elaborar estratégias baseada nesses dados, dando para a empresa uma grande vantagem para competir com seus concorrentes.


Então quando você conta com a tecnologia e os profissionais certos, existe a possibilidade de fazer a coleta, o armazenamento, a interpretação e a combinação de dados que vão gerar informações que vão ser bem úteis ao negócio em que você está envolvido. Dessa maneira esses recursos feitos por esses profissionais de dados acabam moldam como a empresa em si pode tomar as decisões mais adequadas e fazer a resolução dos problemas delas, além de ser possível antecipar até mesmo tendências do mercado naquela área em que no negócio em que está envolvido está, então se você está envolvido na carreira de dados, logo você estará presentes em decisões de futuro.


A Tendência da Inteligência artificial e a necessidade de dados


No mercado atual existe uma grande tendência, a da inteligência artificial, ou o IA, que são tendência em todo tipo de mercado, incluindo o novo mercado de marketing digital, então atualmente existe uma demanda alta para que se tenha profissionais adequados para dar com esse tipo de inteligência e principalmente profissionais que trabalham com dados.


As empresas em geral têm uma compreensão sobre a inteligência artificial em que elas podem ser usadas tanto na sociedade, quanto no mercado de trabalho e em novos modelos de negócio, especialmente na internet, além de um reconhecimento de padrões, programação automatizada, compressão de linguagem, entre outros.


A Inteligência artificial também possui uma grande aliada de dados, por exemplo, em um chatbot é possível ver quais foram as maiores dúvidas dos clientes, levantar elas respondidas automaticamente para que já seja otimizado o atendimento automático e ter menos demanda ao pessoal do atendimento. Carreira em dados é futuro devido a importância que vem ganhando.


Então ao longo do texto é possível compreender porque a carreira de dados está ganhando tanta demanda e porque elas ganham importância a cada dia, elas estão sendo a nova situação para que a economia se desenvolva, o marketing digital se apoia muito nos dados e com isso pode ser feitas pesquisas de dados e levantamentos em que seja possível tomar uma atitude muito mais efetiva em relação a campanhas e outros. Por isso teve um número muito alto de abertura e demandas esse ano, pois se trata do futuro.


50 profissionais de Analytics e Métricas que você precisa acompanhar!
Esse material foi criado com o intuito de contribuir ainda mais na divulgação de conhecimento relacionado a analytics e métricas.

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!