Atualizações do Google Analytics 4
O que você irá aprender?
O Google Analytics 4 acabou de divulgar 3 novas atualizações através da central de Ajuda do Google Analytics.
O Google Analytics apresenta os seguintes novos recursos que aprimoram a experiência de geração de relatórios, especialmente para propriedades com dados grandes e complexos:
Ícone de qualidade do dado em cada card: Anteriormente, o ícone de qualidade dos dados aparecia na parte superior do relatório "Resumo dos Relatórios" e dos relatórios de "Visão Geral". No entanto, mensagens diferentes podem aparecer em cards diferentes. Nessa atualização, o Google Analytics mostra com mais precisão quais mensagens se aplicam a cada card em um relatório.
E por que a qualidade dos dados importa tanto? Se um ícone de qualidade de dados aparecer em um card específico, isso pode indicar que os dados desse card estão incompletos, imprecisos ou desatualizados. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como: problemas de rastreamento, erros de processamento de dados ou alterações no comportamento do usuário. Ao identificar esses problemas antecipadamente, você pode tomar medidas corretivas para melhorar a qualidade dos dados e garantir que eles tomem decisões precisas com base em seus dados.
Além disso, o ícone de qualidade de dados também pode ajudá-lo a identificar áreas nas quais você precisa concentrar seus esforços para melhorar a qualidade dos dados. Por exemplo, se vários cards em um relatório tiverem problemas de qualidade de dados relacionados a uma determinada fonte de dados ou tag de rastreamento, talvez seja necessário resolver esses problemas para que haja melhoria na coleta de dados.
“(outros)” agora é uma nova linha existente no ícone de qualidade de dados. A linha “(outros)” aparece quando um relatório é afetado pelos limites de cardinalidade, o que resulta no agrupamento de dados menos comuns além dos limites em uma linha “(outros)”. Nesta nova mensagem, agora você tem várias maneiras de reduzir ou eliminar esses limites de cardinalidade. Todas as propriedades agora têm a opção de um clique para criar o mesmo relatório no Explore. A linha “(outros)” nunca aparece no relatório Explore porque usa dados brutos em nível de evento.
Não sabe ou não lembra o que é cardinalidade? A gente tem aqui um artigo completo sobre a amostragem de dados do Google Analytics 4!
Atenção usuários do Google 360! As propriedades do Google Analytics 360 também têm acesso a conjuntos de dados expandidos, permitindo sinalizar até 100 relatórios por propriedade como alta prioridade. O Google Analytics remove permanentemente a linha “(outros)” dos relatórios que você sinalizou. Isso pode ser particularmente útil para empresas que precisam ter dados muito precisos e completos para relatórios específicos.
A nova mensagem no ícone de qualidade de dados fornece várias maneiras de reduzir ou eliminar os limites de cardinalidade, permitindo que você tenha dados mais completos e precisos. Por exemplo, todas as propriedades agora têm uma opção de um clique para criar o mesmo relatório no Explore, que usa dados brutos em nível de evento e não tem os mesmos limites de cardinalidade que os relatórios regulares. Isso pode ajudá-lo a obter uma visão mais precisa de seus dados e evitar o problema da linha “(outros)” aparecer.
Novos controles de amostragem para as propriedades do Google Analytics 360.
A amostragem é um processo que o Google Analytics usa para estimar dados quando a quantidade de dados é muito grande para processar. A amostragem é útil para tornar o processamento de dados mais rápido e eficiente, mas também pode afetar a exatidão e a precisão dos dados.
Com os novos controles de amostragem, as empresas que usam as propriedades do Google Analytics 360 podem ajustar o nível de precisão e velocidade para melhor atender às suas necessidades. Os novos controles de amostragem a seguir permitem que você ajuste o nível de precisão e velocidade em suas análises exploratórias:
Resultados mais detalhados: usa o tamanho máximo de amostra possível, para fornecer resultados que são a representação mais precisa do conjunto de dados captados pela ferramenta (essa opção é útil para empresas que precisam de dados mais precisos para suas tomadas de decisão); Resultados mais rápidos: usa um tamanho de amostragem menor, portanto tendo menor nível de precisão, para fornecer resultados mais rápidos (opção selecionada por padrão)
Quer aprender mais sobre o Google Analytics 4 na prática? Assine hoje o Métricas Boss Prime e faça parte da maior comunidade de analytics da América Latina.