As métricas que fod*em o seu ecommerce e você não faz idéia
O que você irá aprender?
No artigo de hoje, vamos falar sobre a palestra As métricas quer fod*m o seu Ecommerce ministrada pelo Lucas Godoy no Analytics Summit 2022.
Você tem alguma noção de que métricas são essas?
Lembre-se que o importante sempre será: medir, otimizar e acompanhar. APENAS o que realmente importa.
Opa, pedido colocado no carrinho e aprovado. Mas e agora? Não acaba aí, agora o jogo começa com força. Todo o trabalho para o produto chegar até o cliente e as análises que você precisa fazer!
1º - Meio de pagamento:
Você analisa a % de cada meio de pagamento? Precisamos medir os pedidos e quanto cada meio de pagamento trás de receita, o meio de pagamento “boleto” morreu, invista em cartão e pix. Se atente ao meio de pagamento mais utilizado para não perder vendas.
Além do que, o boleto prende seu produto por no mínimo 3 dias fora de estoque.
Então, sempre meça e acompanhe os meios de pagamento na sua operação!
2º - Análise de risco:
Muitas operações de Ecommerce tem o chargeback e querem ele 0%, e o que ele é? É a forma de não correr risco algum nas aprovações das compras. Com isso, a empresa que faz a análise de pagamentos, irá te entregar uma taxa de aprovação bem abaixo do ideal, que seria 0.5% e 2.0%. Ou seja, seu número de vendas será baixo, pois as aprovações serão difíceis de virem.
3º - Ruptura/Estoque:
Você PRECISA medir a sua ruptura, você sabe o quanto você tem para vender, o quanto deixa de vender por produto que não está disponível? Então, medir de fato isso irá fazer a sua operação ficar ainda melhor.
4º - Picking/Separação:
Para pequenos negócios, pode não ser tão útil ainda, mas será! Ter um setor separado de loja física e loja online. O quão assertivo, pode ser a separação dos produtos, quando se tem o estoque misturado. Quanto maior o pedido, pode ter erro. Querem um exemplo claro? Em uma farmácia, tem atendimento no balcão, online e não tem um setor apropriado para o ecommerce. Todos os funcionários atendem em todas as áreas, quais as chances do pedido sair com erro?
5º - Picking/Embalagem:
Analisar o tipo de embalagem que é feito o envio, não adianta ser algo barato se quando chega para o cliente, a qualidade é horrível. Chega quebrada ou amassada. Já se programou para ter embalagem em estoque e não ter que sair correndo quando chega um pedido novo no sistema?
6º - Faturamento:
Vender não é só gerar o pedido. Você precisa faturar, emitir uma NF. Qual horário que você mais fatura? Vender pode ser em qualquer horário, mas e o faturamento? Como anda essa análise?
Conseguiu ter uma visão melhor sobre onde está errando no seu ecommerce?
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Guia de implementação da camada de dados para plataformas de e-commerce
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