Análise de Retenção via Amplitude

O que você irá aprender?


    A análise de retenção ajuda você a:


    • Descubra os comportamentos e fatores que separam os usuários retidos dos abandonados;
    • Encontre seus momentos 'a-ha' e entenda quais são os recursos de retenção de impacto com o Amplitude Compass;
    • Obtenha insights acionáveis ​​que ajudam você a tomar melhores decisões de produto e marketing;

    O que é retenção e por que é rei?


    A retenção é uma medida de quantos usuários retornam ao seu aplicativo ou site ao longo do tempo. Existem algumas maneiras diferentes de computá-lo, mas a mais comum é 'N-Day': a porcentagem de usuários que voltam em um dia específico após o primeiro uso. Melhorar sua taxa de retenção é fundamental para o crescimento do seu produto.


    Aumentar a retenção de usuários e evitar a rotatividade é, de longe, a coisa mais importante que você pode fazer para construir uma base de usuários sustentável e impulsionar o crescimento. Ele supera outros fatores, como aquisição de novos usuários e viralidade, em quanto pode impactar seus usuários ativos mensais.


    "A Amplitude nos ajudou a entender nossos usuários e isso ajudou a formar muitas das nossas decisões de produto sobre como aumentar a retenção." Trenton Huey , chefe de análise, Life360


    Preencher o topo do funil não importa se seus usuários não estão permanecendo por muito tempo, e a retenção tem o potencial de impactar todas as suas métricas importantes: engajamento, valor da vida útil, período de retorno e muito mais.


    Os consumidores de hoje são inundados com aplicativos - o aplicativo médio perde mais de 80% de seus usuários nos primeiros 3 dias. É importante mostrar aos usuários o valor desde o início e com frequência, para que eles criem o hábito de usar seu aplicativo e se tornem usuários leais e engajados.


    O ciclo de vida da retenção


    Embora a maioria das equipes se concentre na retenção de novos usuários, essa não é toda a história. É importante manter o controle de sua retenção em 3 fases do ciclo de vida:


    • NOVOS USUÁRIOS USUÁRIOS
    • ATUAIS USUÁRIOS
    • RESSUSCITADOS

    Se você negligenciar qualquer uma dessas fases, estará perdendo grandes oportunidades de melhorar o crescimento geral. O Amplitude facilita a análise de todo o ciclo de vida do usuário.

    Personalize sua análise de retenção


    Cada produto é diferente - então por que você mede a retenção da mesma maneira? Embora o uso diário seja importante para um jogo social, o mesmo não pode ser dito para um aplicativo de entrega de comida - você pode esperar que as pessoas peçam comida apenas uma ou duas vezes por mês.

    Retenção de N dias


    A retenção de N dias informa a porcentagem de usuários que voltam em um dia específico.

    Exemplo: retenção no dia 7 = porcentagem de usuários que voltaram exatamente no dia 7.


    Retenção ilimitada


    A retenção ilimitada mostra a porcentagem de usuários que voltam em um dia específico ou mais tarde. Você também pode pensar na retenção ilimitada como o oposto de sua taxa de rotatividade.


    Exemplo: retenção no dia 7 = porcentagem de usuários que voltaram no dia 7 ou em qualquer dia depois disso.


    Retenção de colchete


    A retenção de colchetes permite que você defina os intervalos de tempo que desejar, desde um único dia / semana / mês até vários dias / semanas / meses.


    Exemplo: você pode definir sua primeira chave como Dia 0, sua segunda chave como Dia 1-7 e sua terceira chave como Dia 8-14. A amplitude medirá a porcentagem de usuários que retornam durante cada faixa.


    Você precisa ser capaz de escolher uma definição de retenção que reflita com precisão a integridade do seu produto. Embora a maioria das ferramentas de análise forneça apenas 'N dias' (os usuários voltaram exatamente 7 dias depois?), O Amplitude permite que você defina a retenção da maneira que fizer sentido para o seu negócio.


    Como analisar e melhorar a retenção com Amplitude


    O Facebook descobriu que novos usuários que adicionaram 7 amigos em 10 dias tinham muito mais probabilidade de reter a longo prazo - e eles usaram essa descoberta para otimizar a experiência inicial do usuário em relação à adição de amigos.

    Para focar sua equipe em torno dessa métrica "estrela do norte", você precisa descobrir seus próprios momentos 'a-ha'.


    Amplitude Compass mostra os primeiros comportamentos do usuário que melhor predizem se um usuário será retido mais tarde - em outras palavras, ele automaticamente encontra possíveis momentos 'a-ha' para você.

    Ao descobrir esses comportamentos, você pode desenvolver técnicas de retenção de usuário que melhoram a experiência do novo usuário, prendem mais usuários no início e obtêm usuários mais leais e duradouros.


    Use a análise de coorte comportamental para entender quais comportamentos impulsionam a retenção de sites e aplicativos


    Outras plataformas analíticas podem mostrar que sua taxa de rotatividade é alta - mas não podem ajudá-lo a descobrir como consertá-la como o Amplitude faz. Para não perder usuários, você precisa entender a diferença entre os usuários que retêm e os que não o fazem .


    A análise de coorte comportamental permite medir como diferentes comportamentos do usuário afetam a rotatividade, permitindo agrupar usuários com base nas ações que eles realizaram ou não em seu produto.


    Da análise de retenção às estratégias de retenção do usuário


    A maioria das plataformas analíticas permite medir a retenção, mas não o ajudam a descobrir como melhorá-la.

    Os relatórios de retenção do Amplitude são acionáveis ​​- eles mostram quais recursos estão tendo um impacto positivo (ou negativo) e quais comportamentos ou fatores os usuários retidos têm em comum.

    Como o Calm e o QuizUp, você pode aproveitar esses insights para melhorar a experiência do usuário e fazer com que mais usuários voltem sempre.


    Informe seus esforços de marketing de retenção


    Existem dois caminhos principais para evitar a rotatividade:

    • Mudanças no produto (por exemplo, melhorando um fluxo de integração);
    • Marketing (por exemplo, envio de uma campanha para reengajar usuários inativos);

    Usando o Amplitude para entender como os comportamentos do usuário afetam o engajamento, sua equipe pode criar táticas mais direcionadas e eficazes. Aprenda quais recursos encorajar novos usuários a experimentar, quando enviar notificações push e quais campanhas de recuperação são mais eficazes para a fidelidade do usuário a longo prazo.


    Artigo traduzido de Amplitude Blog

    E que tal dar o play no nosso podcast de dicas aonde te contamos ainda mais sobre essa análise ?

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