A métrica "Sessões com transações" do E-commerce Avançado precisa bater com a métrica de "Transações"?

Se você trabalha com e-commerce e tem o e-commerce avançado instalado no seu Google Analytics (Universal), é possível que já tenha se deparado com uma dúvida ao comparar as métricas "Sessões com transações" e "Transações" .

No print abaixo eu mostro um exemplo de uma análise que estávamos fazendo,e nos chamou atenção para a diferença entre as métricas. Será que isso era sinal de que algo estava errado na captura dos dados do funil?

Sessões com transações GA.png

A resposta para essa pergunta, felizmente, é: não tem nada de errado!

Uma sessão pode realizar múltiplas transações. Para entender melhor isso, precisamos pensar em como o dado é capturado e na definição dessas métricas:

  • Transações = Contagem de todos os diferentes ID's de transações.
  • Sessão com transação = Contagem de sessões que realizaram pelo menos uma transação.

Vamos ver um exemplo:

  1. Partindo do princípio de um site novo que nunca teve nenhuma transação antes, ambos dos relatórios vão estar zerados.
  2. Vamos imaginar que um usuário entrou no site e comprou um produto. Logo após essa compra, na mesma sessão, ele lembra que teve um item que esqueceu e que ele não pode deixar para comprar depois.
  3. Ele clica no botão de voltar, retorna à home e localiza o produto que tinha esquecido e faz a compra. Aqui, teremos então 2 transações, porém 1 sessão com transação.

Espero que esse artigo curto tenha te ajudado a entender mais sobre essa dúvida que passa na cabeça de tantas pessoas e se você ainda não instalou o Comércio Eletrônico Avançado no seu GA, aprenda aqui.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!