A descontinuação de cookies de terceiros no Chrome foi adiada para "nunca".

O que você irá aprender?

    Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha?

    Se você vive no mundo de digital sabe da novela dos cookies de terceiro do Google Chrome, né? Se não sabe, segue um pequeno resumo da novela:

    • Google avisou que descontinuaria os cookies de terceiros do Chrome para 2023;
    • Em 2023 o Google avisou que seria em 2024;
    • No início de 2024 o Google informou que seria na metade do ano;
    • Na metade do ano, o Google voltou atrás e disse que seria em 2025;
    • Agora... O Google descontinuou para SEMPRE essa ideia, ou seja, seguiremos com os cookies de terceiro...

    O Google( e também "gurus" de internet) gerou uma ansiedade nas empresas, pessoas e especialistas quanto a esse assunto e a verdade é que MUITA desinformação foi pulverizada nas redes sociais.

    No início desse ano, de 2024, nós gravamos um podcast aqui na Métricas Boss explicando tim tim por tim tim sobre o assunto, gerando de fato uma conscientização sobre o assunto e não apenas sobre o fim dos cookies pelo google, mas sobre o que são cada um dos tipos de cookies, como o google tava preparado, como o Safari e Firefox tratavam o assunto e claro, falamos sobre o Privacy Sandbox do Google que é o grande foco dessa notícia...

    Um novo caminho para o Privacy Sandbox na web

    O texto publicado pelo Google em seu blog destaca as considerações da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) e do Gabinete do Comissário de Informação (ICO), ambos do Reino Unido. Logo após o início dos testes, essas entidades reguladoras questionaram a decisão do Google de bloquear os cookies de terceiros.

    O Google também mencionou ter recebido feedback de publishers, desenvolvedores web, sociedade civil e participantes da indústria publicitária. “Esse feedback nos ajudou a criar soluções que visam apoiar um mercado competitivo e próspero que funcione para publishers e anunciantes, além de incentivar a adoção de tecnologias que melhoram a privacidade”, escreveu a empresa.

    Os cookies de terceiros são aqueles que não pertencem ao site que você está visitando. Um banner de publicidade, por exemplo, pode usar um cookie para rastrear usuários, "seguindo" sua navegação em diferentes páginas. Por isso, defensores do direito à privacidade pediam ferramentas para bloquear esses cookies.

    O Firefox foi pioneiro no assunto. O navegador da Mozilla influenciou Edge (da Microsoft) e Safari (da Apple) a adotarem esta barreira, entre outros browsers. Para o Google, porém, a situação era mais complexa. O Chrome domina o mercado de navegadores, e qualquer medida tomada teria um impacto muito maior que o dos concorrentes.

    Além disso, uma grande parte da receita do Google vem do mercado de publicidade, que utiliza cookies para direcionar anúncios. Qualquer erro nessa área poderia custar milhões de dólares.

    A empresa tentou desenvolver outras formas de segmentar anúncios, como a aprendizagem federada de coortes (FLoC, em inglês). No entanto, essa abordagem foi rejeitada por concorrentes. Desde então, a companhia tem trabalhado nas APIs da Privacy Sandbox.

    Essa atuação chamou a atenção das autoridades do Reino Unido: se o Google substituísse os cookies de terceiros por um padrão de segmentação próprio, isso poderia prejudicar a concorrência, levando a uma maior concentração de mercado nas mãos da gigante das buscas.

    Sem um consenso, o Google desistiu da ideia de bloquear os cookies de terceiros, mas continuará trabalhando na Privacy Sandbox.

    Veja a notícia do Google na íntegra:

    "Desenvolvemos o Privacy Sandbox com o objetivo de encontrar soluções inovadoras que melhorem significativamente a privacidade online, preservando ao mesmo tempo uma Internet suportada por anúncios que ampara um ecossistema vibrante de publishers, conecta empresas com clientes e oferece a todos nós acesso gratuito a uma ampla gama de conteúdo.

    Ao longo deste processo, recebemos feedback de uma ampla variedade de partes interessadas, incluindo reguladores como a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido e o Gabinete do Comissário de Informação (ICO), publishers, desenvolvedores web, sociedade civil e participantes da indústria publicitária. Esse feedback nos ajudou a criar soluções que visam apoiar um mercado competitivo e próspero que funcione para publishers e anunciantes e incentivar a adoção de tecnologias que melhoram a privacidade.

    Os primeiros testes realizados por empresas de tecnologia de publicidade, incluindo o Google, indicaram que as APIs Privacy Sandbox têm potencial para alcançar esses resultados. E esperamos que o desempenho geral usando APIs Privacy Sandbox melhore com o tempo, à medida que a adoção do setor aumenta. Ao mesmo tempo, reconhecemos que esta transição exige um trabalho significativo por parte de muitos participantes e terá um impacto nos publishers, nos anunciantes e em todos os envolvidos na publicidade online.

    Diante disso, propomos uma abordagem atualizada que permite aos usuários escolher. Em vez de descontinuar os cookies de terceiros, apresentaríamos uma nova experiência no Chrome que permitiria às pessoas fazer uma escolha informada à sua navegação na web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento. Estamos discutindo esse novo caminho com os reguladores e envolveremos a indústria à medida que o implementamos.

    À medida que isso avança, continua sendo importante que os desenvolvedores tenham alternativas que preservam a privacidade. Continuaremos disponibilizando as APIs do Privacy Sandbox e investindo nelas para melhorar ainda mais a privacidade e a utilidade. Também pretendemos oferecer controles de privacidade adicionais, por isso planejamos introduzir a Proteção de IP no modo de navegação anônima do Chrome.

    Somos gratos a todas as organizações e indivíduos que trabalharam conosco nos últimos quatro anos para desenvolver, testar e adotar o Privacy Sandbox. E à medida que finalizarmos esta abordagem, continuaremos a consultar a CMA, a ICO e outros reguladores a nível mundial. Esperamos continuar a colaboração com o ecossistema na próxima fase da jornada para uma web mais privada."

    O que eu preciso saber sobre tudo isso?

    Confira na íntegra o nosso episódio do podcast que informa sobre o "fim" dos cookies no Chrome e o que você precisa saber sobre o Privacy Sandbox.

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